10 Fatores Essenciais Na Hora de Assar Pão

Pegar uma receita da internet é fácil, mas existem algumas técnicas que devem ser consideradas antes de seguir qualquer receita! Aqui estão algumas dicas valiosas para ler antes de fazer uma nova receita de pão artesanal. Se você nunca fez, vale a pena, não é tão difícil e todo consumidor aprecia uma certinha de pão quentinha!

  1. Use sempre farinha de qualidade ótima, já que é essencial para o produto final ficar bom.
  2. Tenha sempre em mãos, uma quantidade extra de farinha que pode ser necessário na hora de amassar e sovar a massa.
  3. Opte por fermento biológico fresco e fermento biológico seco. Quando desejar substituir um pelo outro, considere que 15 gramas de fermento biológico fresco equivalem a 1 colher de sopa de fermento biológico seco.
  4. Saiba como glacear de acordo com o que você quer:

Com ovos inteiros: A casca fica dourada.
– Com leite: A casca fica mais escura.
– Com gema: A casca fica brilhante.
– Com água e sal: A casca fica crocante e opaca.
– Com fécula de milho e água: A casca fica macia e com pouco brilho.

5. Consuma os pães no dia que for preparados, ou congele a massa! . Divida a receita em porções e congele em plásticos herméticos separados. Em alguns casos, como de miolo mais compacto, pães podem ser consumidos em até dois dias.
6. Para garantir o crescimento da massa, a temperatura do forno não deve ser muito quente, já que o excesso de calor resulta em uma massa mais seca. OBS: todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente
7. SEMPRE siga a receita – A temperatura deve estar sempre de acordo com a receita, já que cada pão tem uma temperatura especifica.
8. Acrescente sal e gordura sempre no final do processo para não atrapalhar a fermentação, já que estes ingredientes matam o fermento.
9. Preste atenção na proporção de ingredientes: o sal tem que ter no máximo 3% do peso da farinha e a gordura não pode passar de 20% do peso da farinha.
10. Nos casos de pães mais ricos em gordura, usar mais fermento e açúcar.

Fonte: Sua Dieta/Uol


4 comentários sobre “10 Fatores Essenciais Na Hora de Assar Pão

    1. Olá Bia! Se você escolher usar uma farinha pronta, tipo o da Dona Benta, o ideal é seguir exatamente o que as instruções dizem na embalagem. Por ser uma mistura pronta e testada, o resultado sairá melhor se seguir de acordo com a receita sugerida. Nunca sabemos qual a quantidade exata de cada produto dentro de uma farinha pronta, portanto evite inventar muito com este tipo de produto. O que você pode fazer, é incrementar a receita com sabores de seu gosto, como incluir nozes, sementes ou frutas secas. Espero que a nossa resposta ajudou!

      Curtir

  1. Adorei as informações, mas fiquei com uma dúvida sobre congelamento. Devo congelar a massa de pão antes ou depois de crescer? E para descongelar, é só tirar do congelador e assar?

    Curtir

    1. Oi Lorena! Que ótima pergunta, você até nos deu uma idéia para um post novo! O correto é esperar crescer para congelar. Uma vez que a massa cresceu, modele no formato que você vai querer assa-la pois uma vez que estiver congelado vai ser muito difícil mudar seu formato. Para garantir sua qualidade, enrole a massa em papel manteiga, assim ela não corre o risco de “queimar” com o frio. Quando você decidir que quer assar, tire a massa do congelador, pincele um pouquinho de água na massa e leve direto ao forno pré-aquecido!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s