ENTREVISTA: Silvana Xavier

Bom dia, hoje trazemos uma entrevista com uma confeiteira extremamente carinhosa e dedicada! A Silvana Xavier! A Silvana trabalha há 16 anos como confeiteira, dando aulas de culinária e fazendo encomendas para clientes, empresas e eventos.

Loja Master Chef: Como você começou a trabalhar no ramo de confeitaria? O que te inspirou a seguir este caminho?

Silvana: Vi uma senhora que cozinhava em uma creche, e ela fazia tudo com tanto amor e carinho, sem ingredientes muito elaborados. Nem sabia cozinhar direito, mas vi que ela poderia fazer um ovo que ficava maravilhoso! Aí percebi que a cozinha não era só sobre os ingredientes, mas sim o amor que você coloca no trabalho. Isso começou a despertar minha vontade de trabalhar mais na cozinha e fui atrás.

LMC: Qual foi a primeira receita que você fez?

Silvana: Foi uma receita de cocada da Ana Maria Braga. Vi, comprei tudo no sacolão e fiz. Minha família gostou então saí vendendo pra familiares e amigos.

LMC: Já sabia que queria trabalhar com doces desde aquela época?

Silvana: Não, ainda não estava decidida se queria focar em doces ou salgados, mas acho que o doce impressiona mais, da aquele resultado mais imediato de todo mundo comer e gostar. Também tem mais espaço pra criatividade, criar coisas novas e diferentes

LMC: Qual foi uma das maiores dificuldades que encontrou até chegar onde está agora?

Silvana: No começo era procurar cursos especializados. Quando comecei o acesso á internet não era tão fácil. Hoje em dia é muito mais pratico e rápido. Qualquer duvida você consegue encontrar a resposta online, tem vídeos etc. Hoje tem muitos profissionais bons e muitos produtos especializados pra confeitaria e quando comecei não tinha muito no mercado.

LMC: Pode dividir conosco um dos pedidos mais estranhos ou difíceis que já teve que fazer?

Silvana: Já tiveram vários! Mas uma vez, uma noiva pediu que eu fizesse o noivo no topo do bolo como se fosse um capetinha e a noiva com chapéu de palha, tipo Chico Bento, sabe?. Também já fiz bolo com o noivo Shrek, e a noiva Bruxa.

LMC: Prato favorito para cozinhar? Tem algum?

Silvana: Brigadeiro e Pão de mel! O pão de mel tem toda uma história “do bem”, ensinado as mulheres a fazer o pão de mel, e ganhar dinheiro vendendo.. Toda vez que faço pão de mel sinto uma energia especial. (Leia a história aqui)

LMC: E em casa, prefere doce ou salgado?

Silvana: Salgado! Qualquer coisa que seja assada.. torta, esfiha..

LMC: O que não pode faltar na sua cozinha?

Silvana: Alegria!

LMC: E fora da cozinha, o que gosta de fazer?

Silvana: Olha, eu gosto muito de ficar sozinha e ter um tempo só meu, mas também adoro estar entre amigos rindo!

LMC: Tem alguém que te inspira?

Silvana: Adoro a Debbie Brown! Queria ter 20% da capacidade de modelagem dela, ela faz umas coisas ma-ra-vi-lho-sas!

LMC: O que mais gosta do seu trabalho?

Silvana: Gosto muito de ver os resultados positivos de alunos que hoje são grandes profissionais, ou professores culinários e que começaram comigo. Tem algumas que dizem que sou a fada madrinha delas..

Também adoro trocar ideias com as minhas alunas, toda vez que as encontro, existe uma troca de conhecimento.

LMC: Alguma dica para quem quer começar a seguir os mesmos passos que você?

Silvana: Faça com amor, qualquer coisa, seja doces, salgados, mas a comida tem que ser feita com carinho. Essa profissão exige muita dedicação, por isso faça tudo com amor!

Contato: sweetsil@globo.com.br


8 comentários sobre “ENTREVISTA: Silvana Xavier

  1. Que entrevista maravilhosa. Loja Master Chef você não poderia ter entrevistado pessoa melhor do que a Silvana, pois eu sou prova de tamanho carinho, amor, atenção, carisma, humildade e muitas outras características de bondade é prazer que ela tem em ensinar o que sabe.
    Tudo o que sei devo a Silvana! E sou serei grato para o resto de minha vida, pois de uma calda, até um bolo montado, confeitado eu aprendi com ela, e ela sempre com muita disposição, humildade, amor e entendimento no que faz:
    Eu: Sil meu bolo deu errado.
    Silvana: Pera lá Dani, como assim deu errado o que você fez?
    Eu: fiz assim, assim e assim.
    Silvana: Dani você errou em determinado lugar na hora em que você adicionou o fermento primeiro e depois a calda quente por cima, cozinhando assim o fermento.
    Exemplo a cima da Sil atenciosa comigo, transmitindo muito amor pelos doces, pelas coisas que faz.
    E hoje eu sou grato ao meu Deus que colocou essa fada na minha vida. Nos tornamos amigos e ela sabe mais do que tudo que pode contar comigo sempre, pois estarei disposto a ajudá-la em qualquer momento e a qualquer hora. E sei que dá parte dela também é assim.
    Então para finalizar eu quero agradecer a você Sil pela pessoa de um coração inexplicável que es.
    E gente quem não conheçe Silvana Xavier assista a aulas dela que vocês comentaram aqui em baixo: É Daniel você tinha razão, ela é tudo isso é muito mais que você disse em seu comentário. Porque eu vou parar por aqui por que se eu for escrever tudo o que penso dessa maravilha de pessoa eu ficarei a tarde toda.
    E ela é exatamente tudo que esta na entrevista, eu estava lendo e ao mesmo tendo sorrindo porque imaginei ela respondendo, por que sei mais que tudo que não pode faltar alegria na cozinha dela, fazemos tudo rindo, compartilhando alegrias, sei da história incrível do pão de Mel do bem, sei que ela adora “comer” salgados. Enfim tudo exatamente do jeitinho que ela é.
    Então eu deixo um grande beijo pra minha professora e amiga Silvana Xavier e que Deus lhe dê muito mais sabedoria e a cada dia renove o seu Dom. Bjs do Danni. Silll te adoro muito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s