Dicas

O Que É Buttermilk e Como Substituir

setembro 10, 2014
Tempo de leitura 1

Acordou disposto, a fim de experimentar coisas novas, ser proativo e eficiente. Nada melhor do que experimentar receitas novas, testar ideias e “modernizar”. Você pensa pra si mesmo, “vou pegar uma receita em um site Americano” – afinal, eles têm milhares de recursos e ideias diferentes. Nisso, você encontra uma receita de dar água na boca! Red Velvet Cake, por exemplo – fofinho, arejado, e combina perfeitamente com a prateleira da sua confeitaria.
Bate o olho nos ingredientes e de repente você se depara com: buttermilk.
E agora? Procurar outra receita? Substituir? O que fazer?
Quem nunca passou por algo assim?

Afinal, o que é buttermilk?
Originalmente, o buttermilk era o liquido cremoso que sobrava após a fazer creme virar manteiga, mas hoje em dia é feito de forma similar ao iogurte. Ou seja, é um resultado do processo de esquentar leite desnatado ou semi desnatado com bactérias ativas.

Pra que serve?
O buttermilk é usado bastante para fazer bolos, biscoitos ou panquecas por contribuir à fermentação de produtos assados. Por ser menos acido que suco de limao ou vinagre, mas por conter acido láctico, é uma ótima opção na confeitaria. Uma massa levemente ácida ajuda a manter o produto final úmido. Também evita que cerejas nozes fiquem “azuladas” dentro de cupcakes. O ácido também contribui a consistência mais grossa, deixando o produto final macio, rico e cremoso.

Substituição:
1 colher de sopa vinagre branco OU sumo de limão
1 xícara leite integral
Deixe de lado por 10 minutos, e use no lugar do buttermilk.

Em último caso, substitua por iogurte 100% integral puro.

 

Fonte: Fine Cooking: Bake With Buttermilk

Você também pode gostar

1 comentário

  • Reply Receita: Red Velvet Cake | Blog Chef Center setembro 4, 2015 at 11:31 am

    […] de trigo 2 xíc. chá de açúcar 1 e ¼ xíc. chá de manteiga 1 e ½ xíc. chá de Buttermilk (veja como substituir) 1 col. chá de bicarbonato de sódio 3 col. sopa de chocolate em pó 2 col. sopa de corante em gel […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: