Você sonha em abrir a sua própria cafeteria? Ser um empreendedor de uma pequena empresa é muito satisfatório mas ao mesmo tempo requer muito trabalho. Antes de fazer qualquer decisão, dê uma olhada nestas dicas!
- Contrate pessoas com personalidade e alto astral. Será muito mais fácil ensinar uma pessoa amigável e simpática a fazer um bom café, do que transformar uma pessoa ranzinza e mal humorada, portanto, prefira as pessoas que trarão alegria a sua cafeteria e oferecerão um bom atendimento aos seus clientes.
- Ofereça Wi-Fi. Cada vez mais as cafeterias estão virando um ponto de encontro, um lugar para trabalhar ou descansar, para saborear um bom café e uma comidinha. Clientes tendem a escolher a cafeteria que oferece wi-fi, ao invés do concorrente que não oferece nenhum valor agregado.
- Invista no seu equipamento. O foco da sua empresa é o café? Então, tenha certeza que a qualidade é ótima e consistente. Compre uma boa máquina, use um bom purificador e desmineralizador de água, e procure sempre usar café de alta qualidade, 100% Arábica ou uma mistura de Arábica e Robusta.
- Espaço bem planejado. Procure montar um workstation ideal para aumentar a eficiência do barista. O barista deve se mexer o menos possível para encontrar todos os produtos necessários para montar o pedido. O leite, café, a lixeira, todos devem estar a uma pequena distância (sempre use lixos com pedal, evitando o contato das mãos com o lixo).
- Promova compras múltiplas. Não é saudável para a empresa vender apenas café expresso, pois isso não vai resultar em um lucro que sustentará a empresa. Ofereça acompanhamentos variados como doces, bolos, brigadeiros ou salgados, e não se esqueça de ter docinhos ou balinhas no caixa para as compras impulsivas!
- Considere atendimento de balcão. Além de ocupar menos espaço, você também vai agilizar o processo do cliente, receber o produto, e também diminuir o custo de mão de obra, já que você não precisará de tantos garçons.
- Incentive as compras “para viagem”. Muitos clientes entram nas cafeterias para passar o tempo, trabalhar ou bater um papo. Mas estes clientes normalmente acabam não consumindo o suficiente para “pagar” o tempo da mesa que está sendo usada. Com o atendimento para viagem, você vai conseguir atender muito mais clientes, sem perder clientes potenciais por falta de mesa.
- No começo, procure focar em poucos produtos de ótima qualidade, ao invés de oferecer uma ampla variedade de produtos que raramente são pedidos.
- Incentive a fidelidade. Use cartões de fidelidade para garantir que aquele cliente vai voltar para a SUA loja. Por exemplo, após 10 pedidos acima de R$10,00, o cliente ganha um café de graça.
- Trabalhe com preços justos e compatíveis com o mercado e o local da sua loja. Grandes consumidores de café tem uma noção de quanto custa um expresso após o almoço, portanto, se você estiver cobrando muito alto, eles provavelmente não vão voltar.
Fonte: 10 Insider Tips to Opening a Successful Cafe or Coffee Business
2 Comments
[…] outro dia, demos algumas dicas para quem está pensando em abrir uma cafeteria! Muitos leitores nos comunicaram que as dicas foram extremamente úteis, portanto, vamos dividir […]
Adorei as dicas!!!!!