10 Dicas Para Quem Está Pensando Em Abrir Uma Cafeteria

Você sonha em abrir a sua própria cafeteria? Ser um empreendedor de uma pequena empresa é muito satisfatório mas ao mesmo tempo requer muito trabalho. Antes de fazer qualquer decisão, dê uma olhada nestas dicas!

  1. Contrate pessoas com personalidade e alto astral. Será muito mais fácil ensinar uma pessoa amigável e simpática a fazer um bom café, do que transformar uma pessoa ranzinza e mal humorada, portanto, prefira as pessoas que trarão alegria a sua cafeteria e oferecerão um bom atendimento aos seus clientes.
  2. Ofereça Wi-Fi. Cada vez mais as cafeterias estão virando um ponto de encontro, um lugar para trabalhar ou descansar, para saborear um bom café e uma comidinha. Clientes tendem a escolher a cafeteria que oferece wi-fi, ao invés do concorrente que não oferece nenhum valor agregado.
  3. Invista no seu equipamento. O foco da sua empresa é o café? Então, tenha certeza que a qualidade é ótima e consistente. Compre uma boa máquina, use um bom purificador e desmineralizador de água, e procure sempre usar café de alta qualidade, 100% Arábica ou uma mistura de Arábica e Robusta.
  4. Espaço bem planejado. Procure montar um workstation ideal para aumentar a eficiência do barista. O barista deve se mexer o menos possível para encontrar todos os produtos necessários para montar o pedido. O leite, café, a lixeira, todos devem estar a uma pequena distância (sempre use lixos com pedal, evitando o contato das mãos com o lixo).
  5. Promova compras múltiplas. Não é saudável para a empresa vender apenas café expresso, pois isso não vai resultar em um lucro que sustentará a empresa. Ofereça acompanhamentos variados como doces, bolos, brigadeiros ou salgados, e não se esqueça de ter docinhos ou balinhas no caixa para as compras impulsivas!
  6. Considere atendimento de balcão. Além de ocupar menos espaço, você também vai agilizar o processo do cliente, receber o produto, e também diminuir o custo de mão de obra, já que você não precisará de tantos garçons.
  7. Incentive as compras “para viagem”. Muitos clientes entram nas cafeterias para passar o tempo, trabalhar ou bater um papo. Mas estes clientes normalmente acabam não consumindo o suficiente para “pagar” o tempo da mesa que está sendo usada. Com o atendimento para viagem, você vai conseguir atender muito mais clientes, sem perder clientes potenciais por falta de mesa.
  8. No começo, procure focar em poucos produtos de ótima qualidade, ao invés de oferecer uma ampla variedade de produtos que raramente são pedidos.
  9. Incentive a fidelidade. Use cartões de fidelidade para garantir que aquele cliente vai voltar para a SUA loja. Por exemplo, após 10 pedidos acima de R$10,00, o cliente ganha um café de graça.
  10. Trabalhe com preços justos e compatíveis com o mercado e o local da sua loja. Grandes consumidores de café tem uma noção de quanto custa um expresso após o almoço, portanto, se você estiver cobrando muito alto, eles provavelmente não vão voltar.

Fonte: 10 Insider Tips to Opening a Successful Cafe or Coffee Business


2 comentários sobre “10 Dicas Para Quem Está Pensando Em Abrir Uma Cafeteria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s