Dicas

6 Regras de Atendimento Ao Consumidor No Foodservice

setembro 19, 2014
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Se você trabalha no ramo de foodservice, saiba que o atendimento ao consumidor é tão importante quanto a comida que você está servindo. Se a comida estiver ótima, mas o seu cliente foi mal atendido, as chances dele voltar novamente são muito pequenas. Não se esqueça também que um comentário negativo ofusca mil positivos.

Lembre-se:

  1. O Consumidor está sempre certo. Mesmo que você não concorde com o cliente, nunca deixe que ele perceba. Sempre haverá problemas, confusões e mal entendidos mas o importante é saber lidar com o problema de forma que, no final, o cliente saia satisfeito.
  2. Um bom atendimento envolve toda a equipe, e não só aqueles que lidam diretamente com o cliente. Por exemplo, se o cliente quiser trocar algo do prato, e isso não atrapalha o chef e nem o processo da cozinha, não negue só porque “não é costume da casa”.
  3. NUNCA sobrecarregue as reservas. Seja pontual e consistente. Se o cliente se esforçou para reservar uma mesa, se comprometendo a ir ao seu estabelecimento, não deixe de retribuir da mesma forma, com a mesa no horário reservado.
  4. Aprecie o seu consumidor. Se você tem consumidores recorrentes, não deixe de mostrar a sua gratidão. Mande um acompanhamento ou aperitivo por conta da casa, por exemplo. O cliente que se sentirá importante com certeza voltará novamente por ser sempre bem atendido.
  5. Nunca deixe de pedir feedback. Em um restaurante, o garçom deve sempre circular pelo salão perguntando se está tudo certo, se os pratos vieram como esperados, etc.  Peça aos clientes para preencher uma ficha de satisfação, rápida e simples. Isso também ajudará o gerente a distinguir erros ou defeitos, como um garçom que está sempre de mal humor, ou um prato que está sempre frio.
  6. Use as mídias sociais para estar sempre acessível ao seu cliente. Muitos clientes não gostam de reclamar na hora, ou sentem vergonha. Ao abrir outro canal de comunicação, você vai conseguir entender o que se algo está deixando seus clientes insatisfeitos.

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