Curiosidades, Dicas

5 Erros Comuns Que Causam Macarrão “Grudento”

setembro 24, 2014
Tempo de leitura 2

Sabe aquela “dica” que você deve colocar um fio de óleo ou azeite dentro da água com macarrão para evitar que ele grude? Na verdade, isso não serve para nada! O óleo e a água nunca se misturam, portanto não resolve o seu problema! Aqui estão 5 erros muito comuns, que ao ser evitados, vão resultar em um macarrão muito mais gostoso!

  1. Usar uma panela muito pequena.

Ao usar uma panela muito pequena, a temperatura da água abaixa muito na hora que você jogar o macarrão. Isso faz com que o macarrão fique grudento e pastosa.

O ideal é usar uma panela bem maior com mais água!

  1. Não adicionar sal à água

Todo mundo fala que você deve colocar sal na água, então você coloca aquela pitadinha de nada, porque afinal, muito sal faz mal, não é?

O correto, é usar bastante sal na água do macarrão. Por quê? A massa não absorve todo o sal que você jogar na água. Apesar de nem todo o sal ser absorvido pela massa, sua superfície fica mais áspera, portanto, deixa ela menos grudenta. Para cada 4,5 a 5,5L, use 1 a 2 colheres de sopa de sal.

  1. Adicionar o macarrão à água antes da hora

Na pressa, muitos acabam adicionando o macarrão assim que as bolhas de ar começam a aparecer. Não faça isso! Vale a pena esperar até quando água estiver realmente fervendo para jogar o macarrão. Se você tem um restaurante, o ideal é sempre ter uma panela de água fervendo para as massas, e trocar a água aos poucos.

  1. Não misturar o macarrão

Isso é essencial! Se você não fizer, vai acabar com um bolo de macarrão.

  1. Escorrer o macarrão na água depois de pronto

Isso é totalmente desnecessário e remove um pouco do sabor e amido da massa. O amido é importante pois o molho gruda bem melhor na massa com ele.

Tem mais alguma dica? Escreva para contato@lojamasterchef.com.br!

Fonte: The Kitchn

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: