Dicas, Receitas

Como Fazer Ganache e Dicas de Sucesso

outubro 3, 2014
Saber como fazer ganache de chocolate é muito simples, mas muitas pessoas evitam essa delícia por acharem que a receita é mais complicada do que na verdade é.

Estamos aqui para desvendar esse mito! Largue aquela receita básica de leite condensado e chocolate em pó e vamos sofisticar esse bolo de chocolate! Aqui está uma receita muito simples que você pode testar ainda hoje. Vamos lá?

Os segredos de um bom ganache

Apesar da receita básica (que mostraremos a seguir), é importante saber que as quantidades exatas de chocolate e líquido (que pode variar bastante) vão depender do objetivo da receita. As 3 consistências principais, que costumam atender às mais variadas receitas, são:

  • ponto de escorrer — para receitas mais líquidas, como coberturas de panquecas e fondues, além de coberturas mais simples de bolos;
  • ponto firme — usado em pré-coberturas de bolos (antes da pasta americana) e recheios;
  • ponto de bico de confeitar — ideal também para rechear cupcakes.

Agora, uma dica que vai fazer toda a diferença no seu ganache tradicional: se o chocolate utilizado tiver uma porcentagem menor de cacau e mais gordura (como a manteiga de cacau), a quantidade de creme de leite deverá ser menor. Grande parte dos chocolates ao leite e branco tem essa especificidade.

Como fazer ganache tradicional

Lápis e papel na mão para anotar a mistura mais clássica dessa maravilha criada pelos confeiteiros franceses!

Ingredientes

  • 220g de chocolate meio amargo picado em pedaços bem pequenos;
  • 1 xícara de creme de leite.

Modo de preparo

  1. Coloque o chocolate em um refratário que pode ser aquecido.
  2. Esquente o creme de leite, em fogo médio-alto, até ferver.
  3. Despeje sobre o chocolate e deixe por 10 minutos.
  4. Misture até ficar bem incorporado, mas não trabalhe o creme mais do que o necessário.
  5. O ganache deve estar com uma aparência brilhante e bem macia.

Dicas extras

O chocolate deve estar bem picadinho, para derreter direito. Se você deixar pedaços muito grandes, ele vai ficar derretido por fora e não por dentro, deixando a mistura irregular.

Cuidado para não deixar o chocolate derreter enquanto você o manipula. Se usar um processador para picar o chocolate, ele pode esquentar e derreter o chocolate, e se o dia estiver muito quente, isso também pode acontecer.

Caso você esteja usando ganache para decorar um bolo, tenha certeza de que o bolo não está quente, porque isso vai fazer o ganache escorrer e perder a cremosidade.

Delícias com ganache

Antes de pensar que o ganache serve apenas para cobrir e rechear bolos, dê uma olhada nessas receitas e mude de ideia em um instante.

Fondue

Isso mesmo! Em vez de comprar a mistura pronta de chocolate para fondue, que tal surpreender os seus convidados com um ganache feito por você? É possível usar a base tradicional — de chocolate e creme de leite — e ir acrescentando um líquido perfeito para aquecer no inverno, como o conhaque ou o vinho.

Fique atento às proporções, mas lembre-se que, para mergulhar as frutas e os pedacinhos de bolo, é melhor que o fondue esteja mesmo mais líquido.

Crepe, panqueca e waffle

Mais uma versão mais líquida que vai deixar a hora do seu lanche ainda melhor. Quando a dieta permitir (ou para agradar alguém especial), experimente trocar o mel que costuma acompanhar panquecas, crepes e waffle por um ganache com frutas — como o morango. O seu creme de avelã com chocolate não tem a menor chance!

Cupcake

Como dissemos mais acima, o ganache é um ótimo companheiro dos cupcakes, tanto para rechear quanto para fazer os topos — um pouco mais sólidos e moldáveis. Para tanto, confira algumas dicas:

  • faça o seu ganache e deixe-o esfriar por cerca de uma hora;
  • enquanto isso, coloque a tigela de metal da batedeira e os batedores no congelador;
  • transfira o ganache para a tigela gelada e bata em velocidade média-alta até que ele mude de cor;
  • o ganache vai ficar mais claro e aerado, indicando que é hora de decorar o seu cupcake.

Mas se você quiser um ganache mais espesso (e menos aerado), basta deixá-lo esfriar completamente e trabalhar com a ajuda do saco e do bico de confeiteiro.

Picolé

Pronto para se surpreender? Então, primeiro faça um ganache de chocolate branco e suco concentrado de maracujá. Em seguida, prepare uma mousse de maracujá. Por fim, escolha um sorvete e prepare uma farofa simples de paçoca. Agora, basta ir montando as camadas e levar para o congelador. Delicioso, prático e lindo para servir.

Aprender como fazer ganache, afinal, não tem mistério algum, não é mesmo? Além de ser muito fácil de preparar, essa delícia é capaz de incrementar os seus bolos e sobremesas mais simples. E o melhor: é uma base que permite que você experimente, ouse e crie as suas próprias receitas. Tem coisa melhor no mundo da confeitaria?

Por falar nesse maravilhoso universo, que tal seguir as nossas redes sociais e conferir dicas, novidades e muito mais da confeitaria? Esperamos você no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Victor Hugo Mendes outubro 3, 2014 at 10:25 am

    200 gr de açucar meio amargo?

    • Reply lojamasterchef outubro 3, 2014 at 10:30 am

      Era chocolate! Acabamos de arrumar o erro, obrigada.

  • Reply Edna S de Paula outubro 3, 2014 at 10:49 pm

    Gente desculpe…bati o olho na foto
    , juro que pensei que fosse torresmo! kkkk

  • Reply Íris Apinagés dezembro 9, 2014 at 8:45 pm

    Adorei.

  • Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: