Como Refrigerar e Congelar Alimentos Perecíveis com Segurança e Eficiência

Hoje vamos falar sobre como diminuir a quantidade de comida perecível jogada fora, devido ao estrago antecipado da comida.

Como todos sabemos, a margem de lucro de estabelecimentos no ramo de food service é extremamente apertada, portanto devemos aproveitar ao máximo a matéria prima principal do estabelecimento – a comida!

Especialmente em um país tropical como o Brasil, os estabelecimentos estão mais suscetíveis a jogar comida fora devido ao calor, ou apenas por conservar de forma errada. Por exemplo, você sabia que muitas frutas e verduras soltam um gás chamado etileno, que estraga outras verduras em sua volta?

Aqui estão algumas dicas de como você deve guardar comidas na geladeira e no freezer, garantindo a segurança e preservação.

GELADEIRA
1) Mantenha carnes, aves e peixes crus longe de outras comidas, evitando qualquer tipo de contaminação. Guarde sempre na prateleira mais baixa, evitando que o líquido da proteína não caia em cima de outra comida que vai ser comida sem cozinhar.
2) A temperatura da geladeira deve ser aproximadamente 4,5˚C e o freezer aproximadamente -17˚C. Se a sua geladeira não tem, use um termômetro e verifique ao longo da semana.
3) Congele ou refrigere comida até 2 horas depois de cozinhar.
4) Em media, não se deve guardar comida/sobras por mais de 4 dias na geladeira, e 2 meses no freezer.
5) Dica: use uma caneta de lousa branca e escreva a data que você colocou a comida, em cima do recipiente. Ou faça pequenas etiquetas e cole em cima da tampa. Assim, você não perde controle do dia que a comida foi cozinhada. Siga a prática de PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai do estoque).
6) Evite guardar na geladeira, frutas e verduras que emitem o gás etileno, e causam o estrago de outras verduras. Evite: banana, abacate, nectarinas, pêssegos, peras, ameixas e tomates.
7) Muitas pessoas preferem higienizar folhas antes de guardar na geladeira, porem a umidade da agua usada para limpar as folhas acelera a decomposição. Após lavar e secar, guarde as folhas em um saco hermético com um papel toalha dobrado dentro do saco. O papel irá absorver a umidade, prolongando a durabilidade das folhas.

CONGELADOR
1) Nunca guarde a comida sem alguma forma de proteção ou embalagem, pois o frio irá queimar a comida e estraga-la.
2) Se você for guardar a comida em um saco hermético, tenha certeza que removeu o máximo de ar possível de dentro do saco.
3) Para congelar carnes, aves e peixes use papel manteiga. Embrulhe o filé com o papel, até cobrir absolutamente tudo e finalize com um pedacinho de fita. Para garantir a segurança, você pode enrolar uma segunda camada com papel alumínio ou PVC.
4) Pães e outros assados: espere até o produto esfrie antes de colocar no freezer, pois a úmidade causada pelo pão quente acaba virando cristais de gelo em cima do produto.

Vamos botar estas dicas em prática? Tem mais alguma que quer compartilhar conosco? Deixe nos comentários e vamos adicionar ao post!


6 comentários sobre “Como Refrigerar e Congelar Alimentos Perecíveis com Segurança e Eficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s