10 Dicas Para Aperfeiçoar Um Suflê de Chocolate

  1. Sempre use os melhores ingredientes que encontrar. Neste caso, cacau puro e de melhor qualidade. É importante que o cacau seja rico e amargo pois a base de chocolate é diluída pelas claras de ovos. Com outros sabores, também é importante reforçar o sabor da base, portanto tempere bem, já que os ovos diminuem o sabor.
  2. Não use uma receita que mede os ovos em unidades. O ideal é sempre pesar a clara e a gema, garantindo que cada suflê seja sempre perfeito. Se você terminar a receita com uma sobra de claras de ovos, congele-as e use no futuro (OBS: veja nossas dicas de congelamento aqui).
  3. Tenha certeza que as claras estão em temperatura ambiente antes de bater.
  4. Verifique que está usando uma tigela de inox, vidro ou cobre (não de plástico), e que a mesma esteja seca e limpa. Isso faz uma diferença enorme na hora de bater as claras.
  5. Você pode adicionar o açúcar antes de bater as claras, ou ir adicionando aos poucos enquanto bate as claras em neve.
  6. As claras devem ficar com uma consistência firme, processo que demora aproximadamente 4 a 5 minutos com uma batedeira elétrica.
  7. Um suflê de ótima qualidade, cresce de forma espetacular, criando uma tampa sobre a forma. Para que isto aconteça, a forma deve estar bem untada até o final de cada lateral. Você pode usar óleo em spray ou untar com manteiga e açúcar (não farinha).
  8. Quando a massa do suflê estiver pronta, preencha a forma até o topo e com uma espátula de silicone, empurre a massa para garantir que não há espaços vazios. Passe uma espátula modelo faca por cima para ter certeza que a massa está lisa. Contorne a borda da forma com seu dedo para limpar e criar uma pequena separação entre a massa e a forma. Um suflê derrubado para um lado normalmente significa que a massa “grudou” em uma das bordas.
  9. Um suflê pode demorar em média de 5 a 7 minutos para assar, mas como cada forno é diferente, faça alguns teste e adapte de acordo.
  10. Evite abrir o forno antes da hora já que isso pode interromper o processo e resultar em um suflê murcho. Portanto, use dicas visuais: o suflê deve crescer em torno de 2/3 pra fora da forma e com a cor levemente alterada.

foto: Martha Stewart

fonte: Good Food


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s