10 Dicas Para Fazer o Filé Perfeito

Sempre compartilhamos dicas para confeitaria, mas hoje mudamos um pouco e focamos no prato principal!

  1. Escolha uma frigideira antiaderente ou com grelha superfície para grelhar. Estas são ideais pois elas chegam à temperaturas bem quentes, criando aquela crosta tão desejada na carne.
  2. Não tente apertar vários pedaços de filé em uma panela só. Isto só vai diminuir o calor e não vão cozinhar uniformemente.
  3. Não cozinhe a carne assim que saiu da geladeira. Deixe o filé chegar a temperatura ambiente. Isso é importante por que um filé frio contrai na hora de entrar em contato com o calor e pode ficar seco.
  4. Escolha um óleo bom: você pode usar qualquer óleo mas dê preferencia aos que tem pouco sabor e aguentam uma temperatura alta sem queimar, como o óleo de amendoim.
  5. Apesar de muitos acharem uma boa ideia, não é sugerido usar manteiga para fritar a carne, a não ser que seja no finalzinho para criar uma textura mais cremosa.
  6. Quanto à aplicação do óleo, alguns chefs preferem cobrir o filé com o óleo e adicionar à panela, e outros preferem adicionar óleo à panela primeiro, sem pincelar o filé. Independente do método, tenha certeza que esteja bem espalhado.
  7. Não coloque o filé na chapa antecipadamente – se o óleo estiver frio sua carne ficará oleosa e pouco dourada.
  8. Evite temperar muito cedo, pois o sal pode absorver toda umidade da carne, deixando-a seca. Alguns chefs sugerem adicionar o sal e pimenta logo antes de grelhar e outros, apenas após estiver pronto.
  9. Deixe descansando por ao menos 5 minutos – um filé deve ficar morno por até 10 minutos. Isto é extremamente importante pois as fibras da carne irão reabsorver os sucos que estão escorrendo, e assim ficam mais úmidos.
  10. Para garantir o ponto certo, use um termômetro de carnes para definir se está pronto ou não!

Aqui estão as temperaturas de acordo com o ponto da carne, de acordo com o site Butcher Brothers:

Temperatura-carne-bovina


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s