Escolha a Assadeira Certa Com Estas Dicas

Você sabia que o tipo de assadeira pode alterar totalmente o resultado do que você está cozinhando? A cor, material e tamanho podem alterar a consistência, uniformidade e tempo de cozimento, portanto tenha certeza que está escolhendo a forma certa na hora de assar a sua sobremesa!

Assadeiras Metálicas

As formas metálicas de alumínio são as melhores para atingir um grau dourado uniforme. Tome cuidado com as formas metálicas escuras e pretas pois estas causam mais escurecimento e não devem ser usadas em receitas muito claras e delicadas. Mesmo assim, são ótimas para atingir aquela crosta queimadinha no pão! OBS: Não use formas de alumínio para servir ou guardar comida, já que a comida pode ficar com gosto metálico.

Quando usar: pães, bolos, cookies, cupcakes, tortas, pudins

Assadeiras de Vidro

As formas de vidro conduzem o calor muito bem. Por isso, deve-se tomar cuidado com receitas com muito açúcar (como biscoitos e alguns bolos), já que eles podem começar a queimar por for a antes de assar por dentro. As formas de vidro são ideais para caçarolas, lasanhas, tortas e outras receitas que podem ficar mais queimadas.

Estas são ótimas para servir e guardar comida, já que não alteram o gosto nem o cheiro da comida.

Quando usar: lasanhas, tortas, bolos de frutas, etc.

Assadeiras de Cerâmica

A cerâmica é muito parecida com o vidro – é ótima para conduzir calor, portanto resultar em um produto mais dourado/queimado. Também é ótima para cozinhar e servir a comida, já que é não altera o gosto de comidas e além de tudo é bonita!

Quando usar: lasanhas, tortas, bolos de frutas, etc.

Formas de Silicone

O silicone não é um bom condutor de calor, portanto não doura os alimentos tão bem quanto os outros tipos de assadeira. Por ser anti-aderente, é ideal para receitas que precisam desgrudar com facilidade. OBS: Caso você não tem uma forma de silicone, você pode usar uma folha anti-aderente de silicone ou teflon para criar o mesmo resultado.

Use para: macarons, bolos clarinhos ou cupcakes.

Tamanho e Formato

Uma dica importante é sempre usar o tamanho e formato de assadeira indicado pela receita. Apesar de não parecer importante, um detalhe destes pode mudar o resultado final da sua sobremesa!

Por exemplo, para biscoitos é muito importante que você use uma assadeira com laterais baixas (igual à foto). Se você usar uma forma para bolos, os biscoitos que estão mais perto da lateral vão queimar mais rápidos do que as do centro. Uma dica boa é virar a sua forma de bolo de ponta cabeça, assim você “cria” uma assadeira ideal para biscoitos!

Fonte: The Kitchn


2 comentários sobre “Escolha a Assadeira Certa Com Estas Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s