Faça Donuts em Casa!

Os donuts são doces comuns nos Estados Unidos e na Inglaterra, e há poucos anos deram as caras nas docerias Brasileiras! Apesar de parecer complexo, você vai ver que o donut é fácil de fazer em casa! Continue lendo para saber mais!

Ingredientes

1 colher sopa + 1 colher chá ferment biologico seco
1 xícara (250ml) leite integral, aquecido a 43˚C
2 a 2 ½ xícaras (320 a 400g) farinha para pão
1 xicara chá extrato de baunilha pura
3 gemas de ovo
2 col. sopa (30g) açucar refinado
½ col. chá sal
4 col. sopa (1/2 palito) manteiga sem sal, em temperature ambiente e cortado em cubos
Oleo vegetal para fritar

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela média, misture 1 colher de sopa do fermento com ¾ xicara do leite morno, e misture até dissolver o fermento.
  2. Adicione ¾ xicara da farinha, e misture até formar uma pasta.
  3. Cubra a tigela com filme PVC e deixe a mistura descansando em um ambiente morno por aproximadamente 30 minutos.
  4. Após os 30 minutos, em uma tigela separada (onde você vai usar a batedeira elétrica), misture o restante do fermento e leite (a esta altura, o leite já vai ter esfriado).
  5. Adicione à esta tigela, a pasta de farinha que estava descansando, junto com a baunilha e as gemas. Bata em velocidade baixa até os ingredientes estiverem incorporados e a massa estiver homogênea (aprox. 30 segundos).
  6. Adicione a manteiga e bata em velocidade média, até incorporar (30s).
  7. Troque a pá da batedeira e use a pá que parece um gancho, ideal para pães.
  8. Comece a adicionar a farinha aos poucos, ¼ xicara por vez, e sove a massa em velocidade média até a massa desgrudar completamente das laterais da tigela (aprox. 1 minuto).  A massa estará bem macia e húmida mas não muito grudenta. É possível que você nao precise de toda a farinha, portanto nao se preocupe se sobrar um pouco.
  9. Cubra a tigela com filme PVC e deixe a massa descansando por mais 30 minutos em ambiente morno.
  10. Após 30 minutos, aperte gentilmente a massa para remover bolhas de gas. Cubra novamente, e deixe esfriar de 1 a 12 horas.
  11. Quando a massa estiver pronta, primeiro prepare o papel manteiga com um pouco de farinha. Espalhe um pouco de farinha sobre a superfície onde você vai trabalhar a massa.
  12. Abra a massa com um rolo, até ficar aproximadamente 1,3 a 1,5cm de espessura. Use um cortador de biscoitos redondo para cortar rodelas de aprox. 7cm de diâmetro, e um cortador menor para cortador os furos.
  13. Coloque os donuts no papel manteiga, deixando ao menos 2,5cm de distancia de cada um. Cubra com filme PVC e deixe em um ambiente morno até duplicar de tamanho (30 a 40min). Verifique se os donuts estão prontos de 10 em 10 minutos. Para testar, toque em um deles de leve. Se a massa voltar ao lugar original na hora, não está pronto. Se a massa retorna ao seu formato original aos poucos, está pronto. E se a massa não voltar ao seu formato original, deixando uma marca do seu dedo, quer dizer que já passou do ponto. Neste caso, sove a massa, e refaça os últimos passos.
  14. Enquanto a massa não está pronta, prepare a área de esfriamento. Coloque duas camadas de papel toalha em uma superfície, com uma grade de cozinha em cima.
  15. Em uma panela funda, despeje o óleo até você tiver no mínimo 5cm de profundidade. Aqueça o óleo até chegar na temperatura de 180˚c. Use uma espumadeira ou uma espátula, para colocar os donuts dentro do óleo. Faça com poucos donuts por vez, garantindo que eles cozinhem direito. Vire apenas uma vez, até que cada lado esteja douradinho (aprox. 1 a 2 minutos por lado). Coloque na grade e deixe o oleo escorrer. Uma vez que tiver quase frio, despeje a calda por cima.

Calda

1 ½ xícara (150g) açúcar de confeiteiro, peneirado para remover bolinhas
3 a 4 colheres de sopa de leite ou agua
2 colher de chá baunilha
Modo de Preparo: 

Coloque o açúcar em uma tigela media, e misture o leite e baunilha até criar uma calda.

Fonte: Epicurious


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s