ENTREVISTA: Luana da Confeitaria da Luana Davidsohn – PARTE 2

Aqui vai a segunda parte da entrevista com a Confeitaria da Luana Davidsohn! Se você perdeu a primeira parte, acompanhe aqui!

13) ChefCenter: Como é ser empresário no Brasil? Sempre quis seguir este caminho?

Luana: Eu não queria abrir nada. Gostaria de ter ficado na minha casa, pois eu sabia o que me esperava. Ou seja, contabilidade, impostos, funcionários, sindicato.. uma serie de coisas que dificulta a vida do pequeno empreendedor. Você precisa querer muito, insistir muito…respirar fundo a cada dia.. porque parece que tem uma coisa forte contra você. A única coisa que você quer é fazer seu trabalho direito.. vender receber.. está parte é uma delicia. Agora o que compõem uma empresa, é desanimador. Tem que insistir, é desestimulante. É difícil de abrir, difícil de fechar uma empresa.. é tudo muito chato.

14) ChefCenter: Na sua opinião, como a crise está afetando ao Mercado de doces?

Luana: Apesar de eu não gostar de falar disso porque parece que contamina, não posso dizer que estou sentindo a crise ainda. A empresa está indo bem, a maioria de nossos clientes são fieis.. atendemos muita empresas, 80% das nossas vendas é corporativo. Tem gente que conta com a gente, precisa de algo emergencial, precisa de algo amanha e a gente se vira e sempre atende. Acho que talvez a confeitaria não seja tão afetada (……) de repente agora no natal, por exemplo, o pessoal deixa de comprar uma bolsa de presente, e passe a comprar algo menor como um bolinho de natal em formato de papai noel – é um presente fofo!

15) ChefCenter: Vocês criam novas receitas? De quanto em quanto tempo..?

Luana: Temos uma criação mais sazonal. Natal, com sabores que remetem a esta data, na Páscoa a criação é mais focada na decoração do que nos sabores.. Festa junina exploramos sabores do momento. É uma delicia comer paçoca, mas em festa junina é melhor ainda!

16) ChefCenter: Você vê alguma diferença entre o atendimento do corporativo e de um consumidor da loja?

Luana: Aqui 90% do nosso trabalho é personalizado. Cada pedido é um novo pedido. Os sabores são iguais, porém as vezes a combinação muda. A gente personaliza muito na cor da cobertura, no logo, ou se vai alguma decoração especifica. Cada cliente é atendido na sua necessidade. O cliente corporativo não entra na loja e pede igual ao que está a venda.. alguns aspectos vão mudar. Sempre tem uma diferença, e acho que isso nos diferencia – em atender a necessidade. As vezes tem uma necessidade esquisita…

17) ChefCenter: Você pode compartilhar um pedido esquisito que já solicitaram?

Luana: As vezes o departamento de marketing cria uma loucura e precisamos entrar um pouco com a parte técnica e chegar num acordo.

Marina: Basicamente, eles pedem produtos que não conseguimos entregar, devido a logística. Por exemplo, uma ação no Rio e na Bahia, com uma cobertura de chantilly. Ou “quero distribuir 150 bolos em formato de cupcake por motoboy, pra chegarem todos no mesmo horário!” Motoboy e doce não combina! Não é só fazer o bolo.. tem que garantir que vai chegar bem feito. As vezes a empresa quer que a gente siga o guide da marca, e pedem a cobertura com um pantone específico.. fica difícil!

18) Pode compartilhar algum investimento pequeno que você fez no ultimo ano que mudou a sua vida?

Luana: Quando começamos, usávamos uma placa normal de brownie. Mas o brownie é denso, não da pra cortar 1500 brownies com facilidade. Antes usava uma placa de patchwork.. mas as vezes o brownie escorrega.. Mandamos fazer uma faca enorme com 2 cabos grande na lateral, que já facilitou a nossa vida. Mas o que completou mesmo, foi que mandamos fazer uma placa de silicone onde a faca já entra na divisória. Foram anos pra gente desenvolver isso. Outro exemplo, é que há anos atrás a gente recheava o cupcake com uma colherzinha. Hoje em dia usamos bisnagas tipo de ketchup.. é uma bobagem mas isso é um milagre na nossa vida!

19) ChefCenter: O que não pode faltar na ceia de natal?

Luana: Ah, um bolo tem que ter! Algum sabor que remeta ao natal, como nozes, doce de leite. Temos uma sobremesa pro natal que é um brownie em formato de torta com damasco.. é uma delicia! O damasco com chocolate é uma ótima combinação.

20) ChefCenter: O que não pode faltar na sua cozinha?

Luana: Nao pode faltar nada na cozinha daqui! Nenhum dos ingredientes.. nada

21) ChefCenter: E na sua cozinha em casa?

Luana: Frutas, que eu adoro!

22) ChefCenter: Bolos, cupcakes e sobremesas, você ainda faz em casa?

Luana: Nunca mais fiz bolos, tortas em casa.. Só sobremesas com frutas de vez em quando.

23) ChefCenter: Como é a sua rotina?

Luana: Acordo cedo, mas não venho direto pra loja. Hoje em dia tem gente que abre e fecha a loja, então venho mais pra cozinha se tem muita coisa pra fazer, um acabamento especial. Na produção diária, vou pouco mas faço de tudo. Corto fitas, embalo, fico disponível pra fazer o que precisar. Estou sempre mexendo com alguma coisa.

24) ChefCenter: Tem algo que gosta de fazer além de cozinhar?

Luana: Adotei um cachorro, e ando com ele duas vezes por dia. Gosto de cinema, leitura…sou meio caseira. Faço parte de um grupo de leitura e cada mês escolhemos um livro.. até se não estou gostando do livro, leio do mesmo jeito e depois a gente discute. É super legal!

25) ChefCenter: Qual dica você daria para quem está começando a fazer doces?

Luana: Você precisa seguir a receita! As vezes a receita está errada.. não é que você não tem mão pra doce. Se você quer fazer um bolo de chocolate, persista e siga as medidas. Se você for fazer um salgado, e mudar um tempero ou outro, pode não ficar igual mas pode ficar uma delicia do mesmo jeito. Agora um bolo, desanda. Se você quer um resultado consistente, ache a sua receita e siga fielmente. Uma xícara, não é qualquer xícara.. é o volume correto da xícara que a receita indica.

26) ChefCenter: Tem aquele dia que nada da certo?

Luana: Em casa acontece sim.. Mas na confeitaria não pode acontecer! As vezes não da certo, se erra. Uma coisa é fazer 20 cupcakes, outra coisa é fazer 200. Nós temos uma ficha técnica dos produtos, com um guia multiplicando corretamente os ingredientes da receita. Se você errar na hora de ler a receita, e ler a linha errada, já estraga o resultado. Já da pra bater o olho e ver que tem algo errado. Se a receita funcionou por anos, e hoje não funcionou, algo errado aconteceu.

27) ChefCenter: Você tem um doce, ou sobremesa favorita?

Luana: Acho difícil responder estas perguntas de favorito (risos)! Tenho fases curtas, onde só quero comer aquilo! Por exemplo, tem uma semana estou na fase de comer brownie, aí só quero comer brownie.. Não tenho um preferido, depende do momento. Chocolate em geral, não da pra viver sem. Você já reparou que se você está com vontade de comer chocolate.. você pode comer um quilo de doce de abobora, mas você vai comer o chocolate depois.

A vida é muito mais feliz com chocolate!

luana davidsohn i

Contato da Confeitaria da Luana

http://www.confeitariadaluana.com.br

Rua Mourato Coelho, 583 Pinheiros – SP – São Paulo
Segunda à sexta das 11h às 19h30. Sábado das 11h às 18h.

Tel: 11 3031 7199

Instagram: @confeitariadaluana

Facebook: /confeitariadaluana


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s