Como Tirar Fotos de Comida Como Um Profissional

Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Na hora de tirar fotos da sua comida, seja para um blog, um catálogo ou até para o instagram, é importante destacar a comida em si! As vezes um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença! Leia nossas dicas abaixo para tirar fotos de dar água na boca!

  1. Use ingredientes frescos e bonitos – parece obvio, mas é importante selecionar com cuidado na hora de tirar a foto. Por exemplo, se você for fotografar frutas ou verduras, escolha aquelas que não estão amassadas. Frutas e verduras frescas também vão ter cores mais vivas.
  2. Retroiluminação – a manipulação de luz é muito importante na hora de tirar fotos! Você não precisa de muitas fontes de luz; uma janela com luz natural já pode ser o suficiente. Se você colocar a luz vindo de trás do que você deseja fotografar, a textura da comida é ressaltada dando um ar mais apetitoso.
  3. Prepare o cenário – remova objetos desnecessários que podem poluir a sua foto. Tenha certeza, por exemplo, que a foto não está pegando um lixo no fundo.
  4. Vale a pena testar vários ângulos – as vezes a foto fica mais interessante se você cortar um pedaço da comida, e mostrar apenas ¾ dela.
  5. Use peças chaves no fundo – sim, nós acabamos de falar que você deve remover itens que poluem. Porém você pode usar objetos que agregam valor à foto. Por exemplo, uma tábua, ingredientes frescos, talheres ou um jogo Americano colorido podem fazer toda a diferença!
  6. Use pratos de cores sólidas – desta forma, a comida destaca mais no fundo.
  7. Limpe bem tudo que estará presente na foto. As bordas do prato, facas, e fundos devem estar bem limpas.
  8. Zoom – quando tiramos fotos de pessoas, evitamos colocar muito zoom porém com comida é ao contrario! A comida deve cobrir grande parte da foto, portanto não tenha medo de chegar perto!
  9. Menos é mais – não fotografe um prato que esteja absolutamente cheio. É bom deixar um pouco de espaço sobrando no prato, já que isso também cria contraste com a comida.
  10. Tempo – o tempo é muito importante na hora de tirar fotos de comida. Um brigadeiro, por exemplo, não mudará em cor, formato e tamanho se você tirar a foto horas após ele estiver pronto. Porém um filé, sorvete, ou uma salada podem mudar bastante. Se prepare para tirar foto da comida fresca, e em alguns casos é melhor fotografar a comida antes de ficar totalmente cozido.
  11. Se você for fotografar verduras e salada, adicione azeite para dar mais brilho.
  12. Edite – este último passo é essencial! Uma vez que você tirou todas as fotos, use um programa simples para ajustar o brilho, contraste e cores da foto. Você também pode cortar a foto, para mudar o foco. Hoje em dia existem muitos programas de graça que podem ajudar. Nós gostamos do Pixlr e Canva!

 

Fonte: DIY Photography e Digital Photography School


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s