Receita: Macarons

Os macarons são doces franceses deliciosos que estão em diversas docerias do Brasil. Há várias versões para o surgimento deste doce, mas a versão mais popular é a da Rainha Catarina di Médici da Itália que foi para França se casar e levou a receita do doce com sua corte. O macaron era o “Doce da Rainha”, feito apenas em ocasiões especiais, mas se tornou popular entre os franceses. Após algumas mudanças o doce ganhou recheios e cores! O macaron se destaca por ser frágil e delicado, usando claras de ovos, farinha de amêndoas e açúcar como base de sua receita.

Ingredientes:

-130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)

-90g de açúcar refinado

-150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas – em pó)

-210g de açúcar de confeiteiro

-1 pitada de corante

Modo de Preparo:

  1. Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro em um liquidificador para deixar a mistura bem ralinho. Use uma peneira de confeiteiro para remover qualquer pedacinho da mistura. Quanto mais vezes for peneirado, melhor será o macaron!
  2. Em outro recipiente coloque as claras de ovos e o açúcar refinado. Bata as claras em neve e acrescente o corante.

Dica: Esta é a hora de saber o ponto exato do macaron, para ajudar, confira os seguintes passos:

Um bico irá se formar no batedor;
A espátula fica em pé no meio da massa;
O recipiente pode ser virado e a massa fica no lugar.

3. Coloque metade da mistura de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro e mexa de maneira delicada.

4. Quando a primeira parte da mistura estiver homogênea, acrescente a outra metade e continue mexendo

Dica: a massa não pode ser muito grossa (o macaron ficará parecendo suspiro), nem muito fluida (o macaron ficará parecendo biscoito). A textura tem que ficar entre o suspiro e o biscoito.

Esta parte é uma das mais importantes no preparo do macaron e se chama macaronnage.

5. Depois de chegar no ponto desejado, coloque metade da massa em um saco de confeitar com um bico perle grande. Em uma forma lisa sem laterais, coloque o tapete para macaron ou a folha de silicone e despeje a massa nas marcações, elas permitem que seus macarons fiquem com o mesmo tamanho.

6. Deixe os macarons fora do forno cerca de 15 a 30 minutos. Para saber se é a hora de levar os macarons ao forno, basta tocar a massa, se ela não grudar no dedo significa que já está na hora. Isso é importante para garantir que o macaron fique com aquela camadinha crocante.

7. Leve os macarons ao forno pré-aquecido entre 130°c e 150°c. Atenção: A temperatura do  forno deve estar bem baixo para garantir que eles assem sem queimar, e para que a umidade saia do forno. Se possível coloque uma colher de pau na porta para mante-la entre-aberta. O tempo pode variar, mas geralmente são 12 a 17 minutos. Para saber se já está pronto, coloque o dedo em cima de um deles. Se estiver muito mole e sem estrutura, pode ficar mais um pouco. O macaron deve estar firme, com uma “base” embaixo, porém não pode chegar ao ponto de suspiro.

8. Tire o macaron do forno e deixe esfriar. Separe os pares de macarons, recheie e coloque o segundo macaron por cima, criando o formato tradicional, tipo um sanduíche. Deixe  na geladeira por 24 horas, para o sabor e textura se realçarem.

Fonte: Fernanda na França
e
Priscila Macarons


2 comentários sobre “Receita: Macarons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s