Os macarons são doces franceses deliciosos que estão em diversas docerias do Brasil. Há várias versões para o surgimento deste doce, mas a versão mais popular é a da Rainha Catarina di Médici da Itália que foi para França se casar e levou a receita do doce com sua corte. O macaron era o “Doce da Rainha”, feito apenas em ocasiões especiais, mas se tornou popular entre os franceses. Após algumas mudanças o doce ganhou recheios e cores! O macaron se destaca por ser frágil e delicado, usando claras de ovos, farinha de amêndoas e açúcar como base de sua receita.
Ingredientes:
-130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)
-90g de açúcar refinado
-150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas – em pó)
-210g de açúcar de confeiteiro
-1 pitada de corante
Modo de Preparo:
- Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro em um liquidificador para deixar a mistura bem ralinho. Use uma peneira de confeiteiro para remover qualquer pedacinho da mistura. Quanto mais vezes for peneirado, melhor será o macaron!
- Em outro recipiente coloque as claras de ovos e o açúcar refinado. Bata as claras em neve e acrescente o corante.
Dica: Esta é a hora de saber o ponto exato do macaron, para ajudar, confira os seguintes passos:
Um bico irá se formar no batedor;
A espátula fica em pé no meio da massa;
O recipiente pode ser virado e a massa fica no lugar.
3. Coloque metade da mistura de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro e mexa de maneira delicada.
4. Quando a primeira parte da mistura estiver homogênea, acrescente a outra metade e continue mexendo
Dica: a massa não pode ser muito grossa (o macaron ficará parecendo suspiro), nem muito fluida (o macaron ficará parecendo biscoito). A textura tem que ficar entre o suspiro e o biscoito.
Esta parte é uma das mais importantes no preparo do macaron e se chama macaronnage.
5. Depois de chegar no ponto desejado, coloque metade da massa em um saco de confeitar com um bico perle grande. Em uma forma lisa sem laterais, coloque o tapete para macaron ou a folha de silicone e despeje a massa nas marcações, elas permitem que seus macarons fiquem com o mesmo tamanho.
6. Deixe os macarons fora do forno cerca de 15 a 30 minutos. Para saber se é a hora de levar os macarons ao forno, basta tocar a massa, se ela não grudar no dedo significa que já está na hora. Isso é importante para garantir que o macaron fique com aquela camadinha crocante.
7. Leve os macarons ao forno pré-aquecido entre 130°c e 150°c. Atenção: A temperatura do forno deve estar bem baixo para garantir que eles assem sem queimar, e para que a umidade saia do forno. Se possível coloque uma colher de pau na porta para mante-la entre-aberta. O tempo pode variar, mas geralmente são 12 a 17 minutos. Para saber se já está pronto, coloque o dedo em cima de um deles. Se estiver muito mole e sem estrutura, pode ficar mais um pouco. O macaron deve estar firme, com uma “base” embaixo, porém não pode chegar ao ponto de suspiro.
8. Tire o macaron do forno e deixe esfriar. Separe os pares de macarons, recheie e coloque o segundo macaron por cima, criando o formato tradicional, tipo um sanduíche. Deixe na geladeira por 24 horas, para o sabor e textura se realçarem.
2 Comments
[…] já leu a nossa receita básica de macarons? Já viu que não é tão simples assim, não é? Antes de começar, leia estas dicas para garantir […]
[…] você já leu nossa receita de macarons, vai perceber que esta receita aqui não é exatamente um macaron, e sim, um macaron […]