Curiosidades, Dicas

Você Entende O Que Significa a Porcentagem na Embalagem de Chocolate?

fevereiro 15, 2016
Tempo de leitura 1

Se você já passou no corredor de chocolates dentro do supermercado (quem nunca?), com certeza já reparou a grande variedade de porcentagens disponíveis na embalagem. Sim, nós sabemos que quanto mais alto a porcentagem, o mais amargo será o chocolate. Mas você sabe o que esta porcentagem realmente representa? A porcentagem na embalagem representa quanto do chocolate é composto pelo grão de cacau, ou seja o licor de chocolate e a manteiga de chocolate. Apesar de ser importante, este valor não especifica a proporção de licor de cacau para manteiga. Ou seja, não sabemos se a barra que diz 80% é composta de 80% licor de cacau e 0% de manteiga, ou se é composta de 50% licor de cacau e 30% de manteiga de cacau. Se você comparar estas duas situações, perceberá que teria dois chocolates muito diferentes apesar da embalagem dizer que é a mesma coisa.

Por exemplo, apesar destes dois chocolates terem a mesma porcentagem de açúcar, um chocolate que tem mais licor de cacau do que manteiga de cacau, será muito mais escuro e com uma textura mais quebradiça do que cremosa. Seu sabor também será mais intenso e forte.

Ou seja, um chocolate com porcentagem mais alta não quer dizer necessariamente que será mais escuro do que outros, mas é garantido que será menos doce já que a quantidade de açúcar é menor.

Quer aprender mais sobre a composição de chocolate? Veja neste post explicando os ingredientes dentro de uma barra de chocolate!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: