Dicas

6 Produtos de Confeitaria Que Todo Iniciante Deve Ter

abril 29, 2016
Tempo de leitura 4

Você anda se interessando por confeitaria ou decidiu que vai investir no ramo como forma de ganhar dinheiro. A primeira pergunta é: por onde começar? Nós respondemos! Montando um kit básico com 6 produtos obrigatórios, que todo interessado em confeitaria iniciante deve ter.

São cortadores, bicos de confeitar, assadeiras, prato giratório, corantes e medidores, que vão auxiliar em várias fases do seu trabalho.

Preparado para a nossa lista? Então pega o caderninho de receitas e venha com a gente!

Entenda porque esses 6 itens são essenciais

O termo confeitaria é usado para descrever o ramo culinário baseado no preparo e decoração de doces. Mas não importa se na linha escolhida você vai trabalhar mais com bolos, docinhos ou cupcakes; em algum momento da sua produção vai precisar dos itens que listamos.

Por exemplo, acha que bico de confeitar é só para quem vai decorar bolo? Mas como fazer uma folha em um cupcake decorado com flores sem um bico desses? Ou como fazer docinhos com as cores do Incrível Huck sem os corantes certos?

Por isso, a nossa lista é básica, enxuta, mas essencial. Vamos a ela e suas aplicações!

1. Tenha cortadores

Cortadores são básicos e fundamentais não somente para cortar, mas também para moldar pasta americana (muito usada na cobertura de bolos) e criar biscoitos diferentes.

O mercado dispõe ainda de marcadores e ejetores, que promovem o mesmo efeito. Mas, para começar, aposte nos cortadores de formatos tradicionais (quadrado, redondo, coração), para aproveitar sua versatilidade, e nos mais criativos na hora de fazer algo temático.

2. Providencie bicos de confeitar

Os bicos de confeitar são peças-chave na confeitaria. Com mais de 100 modelos, você pode explorar uma variedade de técnicas como flores, folhas, babados, degradê, glacê fluido e muito mais!

Os bicos de confeitar de inox são ótimos porque não enferrujam e podem ser colocados na máquina de lavar. Caso você não queira fazer um investimento tão alto, compre primeiro um kit básico de bicos plásticos e sacos de confeitar e, quando tiver mais confiança, adquira os de inox. Você não vai mais conseguir viver sem eles!

3. Invista em assadeiras

Todo chef deve ter uma variedade de assadeiras, se ele quer trabalhar várias técnicas. Uma assadeira tradicional de bolo redonda e quadrada, uma baixa de biscoitos e uma decorada seriam ótimas opções para quem quer começar a montar uma coleção digna de um grande chef confeiteiro.

4. Aposte no prato giratório

O prato giratório, ou bailarina de bolo, é fundamental para quem vai trabalhar com decoração desse tipo de doce. Ele facilita na hora de decorar as laterais do bolo ou para fazer algum tipo de aplicação no mesmo, e sem fazer sujeira! Gire o prato giratório com uma mão e decore com a outra.

5. Adquira corantes

Os corantes comestíveis vão ajudar seu produto final a se destacar, além de multiplicar as possibilidades de cores dele.

Cada tipo de sobremesa requer um corante diferente (gel, pó, liquido), e é sempre bom saber qual você precisa usar! Comece adquirindo corantes indicados para o tipo de produto com que você mais trabalha (se for bolo, é o corante em pó), e nas cores básicas (magenta, ciano e amarelo).

Essas cores possibilitam inclusive que você faça misturas e consiga novas tonalidades. Com o tempo, compre mais corantes e veja que o céu é o limite na hora de colorir seus doces.

6. Disponha de medidores

Se você quer ser um confeiteiro respeitado, precisa ter medidores. Ou acha que todo bolo/doce que fizer vai ficar bom no “olhômetro”?

Respeitar as medidas te resguarda que o produto fique sempre com o mesmo sabor, asse sempre no mesmo tempo e esteja perfeito. Para garantir esse resultado e evitar dores de cabeça, disponha de medidores específicos para ingredientes secos e molhados e seja feliz.

Compre itens de confeitaria iniciante on-line

Agora que você já tem sua primeira lista de compras para iniciar no mundo da confeitaria, que tal partir para o próximo passo e comprar boa parte desses itens on-line?

A dica é valiosa para que os confeiteiros possam pesquisar variedade de materiais, comparar preços e conseguir descontos, fazer suas compras com total privacidade, e ainda fazer tudo isso na comodidade do lar— sem bater perna ou gastar sola de sapato.

Apesar de as compras físicas serem um hábito, imagine você saindo por aí para achar um cortador ou assadeira a cada novo lançamento? Sim, o mercado de confeitaria é intenso e dinâmico, e tem sempre novidades. Muito melhor pesquisar e adquiri-los ao passo de um clique.

Como vimos, o sonho de mergulhar na confeitaria iniciante fica mais fácil com a ajuda de um kit básico que todo apaixonado por doceria tem que ter. São cortadores, medidores, assadeiras e outros produtos que vão ajudá-lo nos primeiros passos da produção de doces, sejam eles quais forem.

Agora que sua lista básica já está pronta, que tal conhecer mais de perto um dos itens da nossa lista? São os bicos de confeitar, que tem mais de 100 modelos e podem facilitar muito o seu trabalho.

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Reply wania abril 29, 2016 at 6:47 pm

    Gostaria de ter um prato giratório na minha cidade não tem

  • Reply Boas práticas de limpeza para o material de confeitaria - Chef Center BlogChef Center Blog abril 9, 2018 at 2:20 pm

    […] material de confeitaria, no entanto, pode gerar algumas dúvidas na hora da limpeza, dependendo do seu formato ou do tipo […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: