Como Fazer Drip Cakes com Ganache Glaze

Para você, uma calda cremosa remete a algo saboroso e irresistível? Temos a tendência certa de bolo para você: a ganache drip cake. Em tradução literal, esse nome significa bolo com gotas de ganache — aquele creme feito de chocolate e creme de leite.

Como a estrela principal é a calda/creme que escorre, o bolo assume outras características. Ele tem um corpo mais alto (para as gotas escorrerem bem) e é bem liso em sua cobertura. Assim, nada interfere no efeito “gota” no seu corpo.

Trata-se de um tipo de bolo que pode ser usado em festas infantis, casamentos e tudo mais que sua imaginação mandar. Curtiu a ideia? Então, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre a tendência!

Entenda como surgiu a tendência

O bolo ganache drip cake veio na onda do naked cake, só que um pouco mais incrementado.
As versões mais famosas do naked se apresentavam apenas com uma leve cobertura, arrematada por frutas e flores.

Já o drip cake conquista as pessoas com uma cobertura completa (de glacê ou buttercream), a irresistível ganache escorrendo e topos de bolo que podem ser compostos por frutas, flores, macaroons ou o que mais sua imaginação mandar. A tendência começou em 2014, se consolidou em 2016 e não saiu mais dos corações e mentes das boleiras.

Aprenda a fazer uma ganache drip cake

Como dissemos, para preparar uma ganache drip cake, você vai precisar de um bolo com o corpo mais alto, que seja redondo e tenha uma cobertura bem lisinha. Nessa tendência, as cores estão liberadas. Logo, se você fizer um bolo infantil, pode optar por uma cobertura já colorida, em tom clarinho e que faça contraste com suas gotas escorrendo.

A grande estrela do preparo é a ganache, que dá o efeito “gota”. Ela pode ser de chocolate preto, branco ou colorida — com corante em pasta ou gel, que são os mais indicados nesses casos.

Prepare sua própria ganache glaze

Para fazer sua própria ganache glaze, aquela bem cremosa e com um aspecto parecido ao de um esmalte, você vai precisar de:

  • 150 gramas de chocolate de boa qualidade (preto para um creme preto e branco para um creme branco ou colorido);
  • 100 gramas de creme de leite (fresco, de preferência);
  • corante em pasta ou gel, quando optar por colorir seu creme.

Modo de preparo

Durante o preparo, é importante que você siga os passos abaixo:

  1. em um tigela que possa ir ao micro-ondas, coloque o chocolate picado e o creme de leite;
  2. esquente a mistura por 30 segundos, retire e mexa de maneira a ajudar na formação do creme. Repita esse processo até o chocolate estar completamente derretido de forma homogênea;
  3. caso vá fazer uma ganache colorida, acrescente o corante à mistura e mexa até obter a cor desejada;
  4. leve seu bolo à geladeira, para garantir que a ganache esfrie e endureça ao entrar em contato com o bolo;
  5. use uma colher ou um saco de confeitar para espalhar a ganache nas laterais do bolo. Despeje-a aos poucos, controlando a quantidade. Se você colocar demais, pode perder o efeito de gotas;
  6. arremate o topo do bolo de acordo com a decoração escolhida. Flores e frutas podem ser indicadas para opções de casamento; macaroons, tubetes, pipoca e paçoca, para bolos infantis; chocolates em formatos diversos para o resto.

Incremente sua ganache

Orginalmente, a ganache é feita a partir da mistura do chocolate com o creme de leite. Mas não precisa ser só isso! Você pode incrementá-la com outros sabores, como creme de avelã ou chocolate meio amargo. Há até uma versão para quem está de dieta, com biomassa de banana. Acompanhe:

  • ganache com creme de avelã — utilize 150 g de chocolate, 100 g de creme de leite e uma colher de sopa de creme de avelã;
  • ganache de chocolate meio amargo — misture 150 g de chocolate meio amargo e 100 g de creme de leite;
  • ganache de biomassa de banana — use 150 g de chocolate meio amargo, 100 g de creme de leite light e 4 colheres da biomassa (banana-verde cozida e batida com água).

Use a criatividade

Como vimos, a ganache drip cake é uma ideia simples, com um efeito incrível e que reúne várias possibilidades de decoração. Com um pouco de criatividade e os adereços certos para o topo do bolo, você vai transformar seu trabalho de confeitaria e conquistar ainda mais clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre o drip cake, que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro do universo dos bolos e doces? Até a próxima!

 


3 comentários sobre “Como Fazer Drip Cakes com Ganache Glaze

Deixe uma resposta