Receitas

Conheça Os Três Tipos de Merengue Essenciais

junho 14, 2016
Tempo de leitura 1

O merengue tem muitas funções na cozinha. Pode ser usado como coberturas, ou usado para arejar suflês, mousses e bolos. Também é bastante usado para decorar bolos e doces! Apesar de muitas pessoas não saberem, existem três tipos de merengue, cada um com características diferentes. O que diferencia cada um, é a forma que o açúcar é adicionado. Veja qual é adequado para cada sobremesa:

Merengue Francês

Este é o merengue mais comum e utilizado!

Modo de preparo: Após bater as claras até chegar ao ponto de meio-castelo (Antes de chegar em picos altos), adicione o açúcar aos pouquinhos, batendo até chegar no ponto em neve. O ideal é usar um açúcar bem fino, já que dissolve mais rápido. Esse merengue é menos firme, porém mais leve e arejado, portanto é ideal para misturar em suflês.

Merengue Italiano

O merengue é o mais estável.

Modo de preparo: Primeiro, um xarope de açúcar deve ser feito, aquecendo o açúcar até chegar no ponto de bala mole (113˚C a 115˚C). Adicione o xarope gradualmente às claras (que já devem estar em ponto meio-castelo), e bata até chegar em neve. A estabilidade é ótima para fazer buttercreams e mousse.

Merengue Suiço

O merengue suíço é o mais denso de todos.

Modo de preparo: Misture o açúcar e as claras em uma panela em banho maria, esquentando até ficar morno. Após ficar morno, bata em uma batedeira até chegar no ponto neve.

Neste preparo, o açúcar é adicionado logo no começo, antes de bater as claras. Por isso, as claras não geram tanto volume, mas cria uma textura mais firme. Ideal para bolos de merengue, coberturas de tortas, etc.

 

Fonte: Fine Cooking

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: