6 Dicas Importantes Na Hora De Usar o Bico Russo

O bico russo ganhou destaque na internet em 2016. Vídeos, imagens e tutoriais sobre como usar esse utensílio apareceram em blogs, sites e perfis de redes sociais. E o fato é que ele segue como uma tendência de decoração na confeitaria.

Estamos falando de um tipo de instrumento especial para decorar bolos e cupcakes. Você pode adquirir peças únicas e também kits com ponteiras de diversos formatos. Existem múltiplos padrões de flores, e os tipos são indicados por códigos numéricos, que podem variar dependendo da marca. Além dos floridos, os bicos em formato de esfera também fazem parte dessa categoria.

O diferencial que os bicos de tipo russo oferecem é a possibilidade de embelezar suas produções com lindas flores instantâneas — rosas, tulipas e margaridas estão entre as mais famosas —, sem necessidade de técnicas avançadas de confeitaria. Caso você já tenha bastante conhecimento na área, há ainda mais benefícios, pois esse tipo de ferramenta agiliza bastante o trabalho.

Logo abaixo, vamos mostrar 6 dicas de como usar bico russo. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas sobre esse recurso incrível!

1. Prepare uma cobertura firme

Um dos cuidados básicos para decorar com bico russo é usar uma cobertura macia e consistente. O clássico glacê real e o buttercream (à base de merengue italiano ou suíço) são boas opções. Se você decidir pelo creme amanteigado, lembre-se de deixá-lo na geladeira por algum tempo antes da aplicação.

Depois de ter definido qual será o preparo, opte por uma receita com boas proporções de gordura e açúcar, para garantir um creme homogêneo, aveludado e firme. Esse cuidado facilitará o manuseio e ainda permitirá que a sua decoração fique linda!

Uma boa dica para se certificar de que tudo dará certo é fazer o teste de ponto. Para isso, depois de bater a cobertura, pegue uma pequena porção com uma espátula e vire-a de ponta-cabeça. Se o creme não escorrer, ele está perfeito para a decoração.

2. Trabalhe em um ambiente arejado

O glacê para bico russo é parecido com o chocolate, ou seja, é bastante sensível à temperatura. Por isso, se possível, faça a sua decoração em um local fresco.

Se o espaço de produção estiver muito quente, a sua cobertura poderá desandar ou até mesmo derreter por completo, impedindo que a massa transferida para o saco de confeiteiro seja moldada conforme o desejado.

3. Separe sacos especiais para o bico russo

Esse modelo de ponteira de decoração tem diâmetro um pouco maior que o dos modelos clássicos. Logo, independentemente de você escolher sacos descartáveis ou de tecido, o corte feito na ponta será maior para o bico russo, impossibilitando o uso para outros moldes.

Então, o ideal é separar um kit de sacos de confeitar apenas para as peças desse tipo. Isso vai facilitar a organização da sua rotina de produção na cozinha.

4. Tenha alguns cuidados na hora de aplicar

Apesar de o bico russo oferecer um uso mais fácil que outros utensílios de decoração, isso não significa que essa peça não precisa de algumas técnicas para ser manuseada. Há dicas que ajudam bastante, tanto quem está aprendendo a produzir bolos quanto quem já está com a agenda lotada de pedidos.

Em primeiro lugar, observe o ângulo de aplicação. Para alguns bicos tradicionais, como o pitanga, o ideal é considerar a referência de 45˚. Mas como usar bico russo? É do mesmo jeito que os outros bicos? A resposta é: não. Com essa ferramenta, a melhor aplicação é a reta na superfície, diretamente sobre o ponto onde você deseja que fique a flor.

Além do ângulo, o indicado é trabalhar seguindo um método. Veja este simples passo a passo:

  • não deixe o bico encostar na superfície do bolo ou cupcake, segurando-o alguns milímetros acima;
  • a partir de uma pequena distância do ponto de aplicação, aperte o saco até encher a base e, em seguida, puxe o bico e o saco na sua direção com cuidado, fazendo uma leve pressão;
  • pare de apertar e, logo após, levante a sua mão para retirar o bico do ponto de aplicação e fazer uma nova flor em outro espaço do bolo;
  • evite apertar o saco quando estiver movimentando a sua mão, pois isso poderá fazer com que a flor perca o formato.

5. Combine técnicas de decoração

Usar bico russo é uma facilidade e tanto. Empregando esse utensílio, você pode decorar um bolo com várias flores de diversas tonalidades em pouco tempo. Isso é ótimo tanto para você quanto para os clientes.

Porém, o ideal é não se prender a apenas um estilo. Diversificar a produção estética das suas encomendas é um ganho de experiência e, também, uma forma de conquistar mais consumidores para os seus produtos.

Um bom exemplo disso é a produção de bolos com botões de rosas, uma decoração que é muito pedida, principalmente para festas de casamento. O bico russo facilitará a aplicação das flores, porém, elas ficarão ainda mais suntuosas se finalizadas com delicadas folhas verdes, que podem ser feitas com um bico folha.

Então, não deixe de se atualizar. Combine tendências e arrase nas entregas!

6. Veja tutoriais de como usar bico russo

Existem inúmeros vídeos na internet que ensinam a usar essa ferramenta. Então, em um momento em que estiver acompanhando as novidades e vendo as suas redes sociais, que tal aproveitar para fazer uma busca sobre o bico russo? Comece acessando o nosso canal!

Além do nome em português, você pode pesquisar pelos termos “Russian Piping Nozzles” e “Russian Piping Tips” — formas como a peça é conhecida em inglês — no YouTube e também na busca do Google. Mesmo que apareçam vídeos sem legendas, o importante é assisti-los para acompanhar o visual mesmo, observando os movimentos das mãos dos confeiteiros e também o ponto das coberturas.

Como dissemos no item anterior, atualize-se. Conhecimento é fundamental para fazer ótimos produtos!

E aí, gostou de saber mais sobre como usar bico russo? Com certeza, seguindo as dicas deste post, você conseguirá deixar seus bolos, cupcakes e até docinhos de festa ainda mais convidativos.

Aproveite a sua visita e descubra aqui no blog como aperfeiçoar a sua produção. Leia também o nosso post “5 acessórios de confeitaria que você precisa comprar já“!

Erros comuns que você pode estar cometendo:

Se por acaso você já testou o bico, e não conseguiu fazer as famosas flores, aqui vão alguns erros comuns:

  1. Usar cobertura que não está firme o suficiente – você deve bater ao ponto que a cobertura não cai se você virar a espátula de ponta cabeça.
  2. Encostar o bico na superfície na hora de apertar – se você encostar o bico no bolo e tentar apertar, ele não criará formato.
  3. Puxar a mão muito rápido – a flor ficará muito comprida, e pode perder seu formato.

Gostou e quer tentar fazer também? Os bicos russos estão disponíveis no nosso site! Veja aqui onde comprar os bicos russos.


17 comentários sobre “6 Dicas Importantes Na Hora De Usar o Bico Russo

  1. ola… tentei com chantily e creme royal e nao deu certo… alem de butter cream, tem algum outro creme que posso usar??? obrigada… onde moro é muito calor!

    1. Oi Cris! Acredito que a melhor opção seja o chantininho, uma mistura de chantilly com leite em pó. Nossos clientes tem comentado que é o mais gostoso e funciona bem com o bico russo!

  2. ONDE POSSO ENCONTRAR O PRODUTO PARA USAR O BICO RUSSO EU COMPREI OS BICOS MAS NÃO CONSIGO USAR COM BETA CREME SUPREMO?

  3. Oi ne orientem por favor. Comprei bicos russos e nao consigo usar , não deu certo. Uso a cobertura chantilly em po da duas rodase tod vez qye tento da errado. O que fazer?

    1. Oi Donizete! Pode ser que você precisa colocar algo para deixar o chantilly mais firme. Muitas pessoas usam leite em pó e leite condensado, assim ele fica mais durinho. Você também pode colocar o saco na geladeira, antes de apertar com o bico.

Deixe uma resposta