Curiosidade: Da onde vem o brigadeiro?

 

brigadeiroO docinho mais querido de todas as festas de aniversários e outras comemorações é o brigadeiro. Atualmente existem diversas variações da sua receita e forma de servir, mas os ingredientes são basicamente os mesmos desde sempre. Mas você já se perguntou quem inventou essa delícia e o porquê do nome?

De acordo com o antropólogo Raul Lody, o preparo dessa famosa receita, “foi difundido pelos espanhóis no século XVI, quando acrescentaram leite e açúcar ao cacau e frutas secas. A interpretação que resultou no quitute espanhol e na adaptação brasileira veio dos maias e astecas, que já utilizavam o cacau em seus preparos”.

Porém a receita tradicional com leite condensado, foi batizada somente nos anos 40, durante a campanha presidencial de Eduardo Gomes (foto abaixo), que tinha a patente militar de Brigadeiro na época e era bem apessoado, conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promovê-lo. Nestas festas, trocavam os docinhos por donativos. Logo, esses eventos se popularizaram e as pessoas começaram a convidar amigos e familiares para provar o “docinho do Brigadeiro” que com o tempo virou somente “brigadeiro”.

brigadeiro

Apesar da fama do quitute e do esforço das fãs Paulistas, Gomes, que concorria pela União Democrática Nacional, perdeu nas duas vezes em que concorreu pela presidência.

Fontes

http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/categoria/cultura/a-origem-de-tipicos-doces-brasileiros/
http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/por-que-o-doce-brigadeiro-tem-esse-nome/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s