Dicas

6 Dicas Para Fazer Um Bolo de Camadas de Sucesso

setembro 4, 2016
Tempo de leitura 2

bolo-de-camadas

Num mundo ideal, o bolo de camadas seria assim: camadas de bolo da mesma altura, tamanho e textura, com camadas de recheio bem espalhadas entre elas. A altura do bolo é retinha, e as laterais também!

Porém quem já testou fazer isso em casa, sabe que muitas vezes isso não acontece. Imagine o seguinte: você terminou de bater a massa do bolo, e agora tenta dividir a massa entre as formas já untadas. Quando você acaba, percebe que uma forma tem BEM mais massa que a outra. E agora? Ah, simples, vou passar uma parte da massa pra forma com menos massa! Mas ai você meleca toda a massa com aquela farinha da forma untada, e aí a bagunça começa. Quem já passou por isso?

Hoje vamos compartilhar algumas dicas que podem te ajudar na hora de fazer um bolo de camadas!

1.Divida a massa de forma correta!

Antes de você despejar a massa nas formas, escolha uma destas técnicas para dividir a massa corretamente.

a) Peso – Use uma balança para medir quanto a massa está pesando. (Lembre se de não calcular o peso da tigela). Divida este valor pelo numero de formas, e despeje o peso adequado em cada forma!

b) Use um medidor de líquidos – despeje toda a massa pronta em um medidor de líquidos, e divida a quantidade pelo numero de formas. Em seguida, despeje a quantidade exata em cada forma.

2. Antes de colocar no forno, bata as formas levemente contra a mesa. A ação correta é como se você levantasse a forma até estar aproximadamente 2cm de altura da mesa, e solte. Faça isso várias vezes, até bolhas começarem a aparecer na superfície da massa. Assim, você elimina um pouco do ar da massa, garantindo que seu bolo asse mais homogêneo, evitando aqueles bolos bem altos no meio, e fundos nas laterais.

3. Alterne a localização das formas dentro do forno. Isso também vai ajudar o bolo a assar de forma mais balanceada.

4.  Após assado, deixe os bolos esfriarem completamente.

5. Uma vez que estiverem totalmente frios, use um aro cortador e um nivelador de bolo para deixar todos os bolos da mesma altura e largura. Apesar de você assar na mesma forma, os bolos podem acabar saindo um pouco diferentes, devido ao forno.

6. Se o bolo for bem alto, use um suporte interno para bolo para garantir que as camadas não andem!

Gostou? Veja aqui como deixar as camadas do seu bolo bem úmidas!

 

 

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Reply Nós já definimos as nossas resoluções de 2017. E você? – Chef Center Blog Janeiro 24, 2017 at 10:22 pm

    […] na hora de fazer um bolo de camadas sem medo ein! Este post está cheio de dicas de como fazer um bolo de camadas, e este ensina os truques na hora de rechear o […]

  • Reply Raquel Janeiro 26, 2017 at 8:48 am

    Adorei o blog!
    Parabéns!! Certamente seguirei.

    • Reply chefcenter Janeiro 26, 2017 at 9:52 am

      😀 Obrigado, Raquel!

    Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: