Dicas

Sobrou cobertura? Saiba o que fazer quando sobrar glacê, pasta americana e chantilly!

janeiro 8, 2017
Tempo de leitura 5

Quem trabalha com confeitaria sabe: para agradar aquele cliente mais tradicional, a cobertura com chantilly ou pasta americana é uma boa aposta. Essas coberturas são ideais para cobrir grandes áreas e, portanto, perfeitas para bolos. Já os detalhes delicados podem ser obtidos com o uso de glacê royal — não só em bolos como em biscoitos decorados e doces finos.

No entanto, é difícil mensurar a quantidade exata da cobertura a ser utilizada. Quem nunca ficou com uma tigela inteira de glacê real sobrando na cozinha após decorar seus biscoitos? E quando você exagera na quantidade que prepara de chantilly ou pasta americana? Ninguém quer desperdiçar alimentos, mas, às vezes, é difícil saber o que fazer com as sobras.

Leia nosso artigo e descubra que é possível aproveitar o que sobrou da sua cobertura. Aprenda como guardar chantilly, glacê royal e pasta americana!

Como guardar chantilly

Como regra, siga as instruções da embalagem do chantilly vegetal. Depois de aberta, a caixinha de chantilly não batido dura três dias na geladeira. Depois desse período, é necessário descartar o produto. No entanto, para aumentar a durabilidade do seu chantilly vegetal, você pode guardá-lo, desde que batido. Siga os seguintes passos:

  1. bata o chantilly como de costume. Não acrescente corante ou outros ingredientes;
  2. transfira o insumo para um pote hermético. Passe plástico filme, cobrindo a superfície do chantilly para evitar que o produto entre em contato com o ar. Tampe o pote;
  3. armazene em freezer por até três meses;
  4. para descongelar, tire o pote do freezer e deixe na geladeira por cerca de uma hora e meia;
  5. bata o chantilly novamente com fouet ou na batedeira. Somente a partir desse momento você pode fazer chantininho e colorir, se quiser;
  6. depois de descongelado, utilize o insumo para a decoração do bolo. Ele terá validade de três dias se mantido sob refrigeração. Não é recomendado congelar o chantilly uma segunda vez.

Chantininho

Doces com leite em pó estão em alta e você pode faturar com eles. Uma alternativa saborosa ao chantilly comum é o chantininho. Para isso, você vai precisar de:

  • 1 litro de chantilly vegetal;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 13 colheres (sopa) de leite em pó.

Para preparar o chantininho:

  • deixe a mistura de chantilly por 30 minutos no freezer;
  • bata o chantilly e acrescente a lata de leite condensado, que também deve estar gelada, e o leite em pó;
  • pare de bater quando atingir o ponto de chantilly. Para testar, pegue uma colher e a vire para baixo. Se não cair, seu chantininho está pronto;
  • caso queira colorir a cobertura, acrescente corante em gel aos poucos até atingir o tom desejado.

Como guardar glacê royal

O glacê royal é um insumo extremamente versátil e delicado. Como ele seca rapidamente, é recomendável cobrir o pote de glacê com um pano limpo e úmido durante o uso. Assim, você evita o ressecamento e o glacê royal fica maleável por mais tempo.

Depois de batido com água, o glacê royal pode ser guardado por até duas semanas em geladeira. Para isso, sele o pote com plástico filme e depois tampe bem. O ideal é que o insumo tenha o mínimo de contato com o ar possível. Quando quiser reutilizar o material, retire-o da geladeira e bata mais uma vez.

Dica de profissional: se você não tem o que fazer com o glacê royal e não quer ou não pode guardá-lo, aproveite para fazer pequenas decorações, como flores. Monte as florzinhas em papel vegetal com o bico de confeitar e deixe secar por um dia. Vire a florzinha e deixe secar o outro lado por mais um dia. Depois de secas, as decorações podem ficar guardadas durante até um ano em temperatura ambiente.

Se você quer aplicar a decoração seca em um bolo com cobertura úmida — como de chantilly, por exemplo, pincele um chocolate derretido para impermeabilizar o glacê. Deixe secar cada florzinha e coloque a decoração no bolo.

Para um efeito mais delicado, utilize chocolate branco tingido com a cor da sua decoração. Não é necessário temperar nem utilizar um chocolate de alta qualidade para isso. Afinal, a quantidade utilizada é baixa e não alterará o sabor do seu doce. Depois de impermeabilizada, aplique a decoração normalmente. O bolo pode ficar na geladeira, pois a umidade desse ambiente não é alta o bastante para estragar sua decoração.

Como guardar pasta americana

A pasta americana é um insumo versátil, que permite uma infinidade de decorações. No entanto, ela também resseca se ficar muito tempo em contato com o ar. Para embalar o que sobrou de pasta americana, enrole-a em uma bolinha e unte-a com manteiga ou gordura vegetal nas superfícies. Você pode utilizar um pincel culinário nesse processo. Embrulhe a pasta completamente em plástico filme.

Depois de cobrir com o filme, coloque as bolinhas de pasta americana em um saco de congelamento e, então, em um pote fechado. Isso pode ser feito com pastas americanas brancas ou coloridas. Armazenadas dessa maneira, elas duram até quatro meses e podem ser reaproveitadas normalmente.

Para reutilizar a pasta americana, retire-a da embalagem, cada cor de uma vez. Sove a massa como se estivesse fazendo um pão para que ela volte a ter elasticidade. Ao abrir a pasta americana, faça como de costume. Abra-a em uma superfície limpa e fresca, como uma mesa de mármore. Polvilhe um pouco de amido de milho, para evitar que a pasta grude. Faça-o com o auxílio de um rolo de macarrão limpo.

Guardar sobras de pasta americana é uma dica preciosa para ter várias cores sem precisar tingi-las todas as vezes.

Quem trabalha com confeitaria sabe que os detalhes da apresentação de um doce ou de um prato são essenciais. Por isso, é importante ter uma variedade de insumos sempre à disposição. Para facilitar os seus processos produtivos, evitar o desperdício e otimizar o seu tempo, siga as nossas dicas de como guardar chantilly e outras coberturas.

Para receber todas as novidades da confeitaria, receitas e dicas de empreendedorismo em primeira mão, cadastre-se na lista de e-mails do Blog Chef Center!

2

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Reply Nós já definimos as nossas resoluções de 2017. E você? – Chef Center Blog janeiro 24, 2017 at 10:22 pm

    […] Chega de desperdício! Começe a conservar a comida e tudo que você usa na cozinha. Aqui nós compartilhamos algumas dicas de como conservar recheios e coberturas. […]

  • Reply Damiana Mendes do Nascimento agosto 24, 2017 at 9:09 pm

    Puxa você é demais obrigada pelas dicas de conservação de pasta americana na chantilly e glacê real Deus te abençoe grandemente

  • Reply Janaina Rodrigues janeiro 24, 2018 at 2:05 am

    Ameiii a dica perdia muito chantilly não sabia que poderia congelar obg

  • Reply Pasta Americana, glacê Real, fondant e buttercream: quando usar o que? - Chef Center BlogChef Center Blog junho 15, 2018 at 11:29 am

    […] armazene a pasta americana de acordo com instruções que você encontra aqui. […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: