Entenda cada tipo de molde e forma para chocolate!

trufas-de-chocolate

Hoje em dia você encontra vários tipos de moldes e formas para fazer chocolates e trufas modelados, variando em preço, quantidades e qualidade. Existem três tipos de molde: silicone, acetato e policarbonato.

Formas de Acetato

As de acetato são de longe as mais acessíveis, pois são baratas. Sendo assim, existem uma variedade enorme de modelos e você pode comprar vários moldes diferentes sem investir muito dinheiro. Além disso, você pode optar por moldes de acetato simples ou moldes de acetato com silicone. O simples é apenas uma forma com o modelo desenhado, e você deve pincelar o chocolate, ou preencher o chocolate para criar o modelo que você escolheu. A vantagem é que é extremamente barato, porém você precisa controlar a quantidade de chocolate, e pode ser difícil fazer modelos “ocos”, como copinho de licor.

As formas de acetato com silicone são compostas de 3 partes: o fundo, o silicone e a tampa. Normalmente esta formas contém uma marcação que indica aonde você deve preencher o chocolate. Após preencher o chocolate, você deve colocar o silicone em cima do chocolate. Se você está usando uma forma com várias cavidades, coloque todas as peças de silicone em cada cavidade. Finalize colocando a tampa, que se encaixa perfeitamente no fundo. Atenção: coloque sempre do lado certo para garantir que encaixe bem. Aperte até o chocolate preencher a cavidade e deixe esfriar. Na hora de desenformar, vire a forma de ponta cabeça em cima de uma superfície. O fundo deve estar opaco, indicando que o chocolate já está descolando da forma.

Vantagens:

  • Extremamente barato
  • Diversidade de modelos
  • Fácil de encontrar
  • Ideal para quem está começando e não quer investir muito
  • Ideal para quem quer usar o modelo apenas uma vez, para fazer alguma encomenda especial

Desvantagem:

  • Forma de acetato simples é de durabilidade média
  • Para fazer uma produção em massa, você precisará comprar vários moldes, já que cada forma tem poucas cavidades.
  • Chato de limpar

Encontre aqui formas de acetato.

Formas de Silicone

As formas de silicone para chocolate também são fáceis de encontrar e em uma variedade de modelos. Diferente da forma de acetato, a de silicone é um pouco mais cara, porém ainda bastante acessível. Por ser 100% silicone, a forma de silicone é bem resistente e mais fácil de limpar. Você pode simplesmente passar uma água ou colocar na máquina de lavar, que a forma continuará intacta. Já que o silicone é bem maleável, também é muito fácil de desmoldar a trufa. A desvantagem de ser bem maleável, é que fica difícil fazer trufas recheadas. Para você rechear a trufa, precisa primeiro fazer a camada externa, preenchendo as cavidades com chocolate. Mas como o silicone é muito mole, fica difícil preencher a cavidade e remover o resto do chocolate para colocar o recheio.

Vantagens:

  • Preço acessível
  • Fácil de limpar
  • Super resistente
  • Variedade de modelos

Desvantagens:

  • Por ser “mole” deve tomar cuidado na hora de manusear a forma, para não deixar o chocolate cair da forma.
  • Mais difícil de rechear
  • Você não consegue ver se o chocolate está pronto.

Encontre aqui formas de silicone.

Formas de Policarbonato

As formas de policarbonato são de longe as mais sofisticadas. São altamente resistentes e por isso são ideais para quem quer fazer doces finos padronizados e sempre perfeitos. São as mais utilizadas em confeitarias profissionais de alta qualidade, e duram por muitos anos. Por ser extremamente rígidas e resistentes, são as melhores para fazer trufas com chocolate temperado de forma correta, e dão um brilho maravilhoso.  Como utilizar: Na hora de preencher as cavidades, cubra com chocolate e depois vire a forma pro chocolate derreter. Bata ele contra uma superfície para remover qualquer bolha de ar, e facilitar na hora de tirar o chocolate. Com uma espátula, remova o chocolate de cima e deixe esfriar. Coloque o recheio, sem preencher até o topo e em seguida, coloque o resto do chocolate. Dê algumas batidas novamente para garantir que o chocolate preencheu o resto da trufa. Raspe o excesso novamente com uma espátula, sem que você pegue recheio junto e deixe esfriar. Na hora de desenformar, apenas vire a forma de ponta cabeça e dê uns toques nas laterais. O fundo deve estar opaco indicado que o chocolate está descolando.

Vantagens:

  • Altamente resistente, dura anos
  • O único que permite que você manuseie a forma sem que estrague o chocolate
  • Melhor acabamento final no chocolate

Desvantagens:

  • Investimento alto – por ser um produto nobre, o preço é bem mais alto
  • Difícil de encontrar

Encontre aqui formas de policarbonato


Um comentário sobre “Entenda cada tipo de molde e forma para chocolate!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s