Como Fazer Trufas Recheadas Com Formas de Policarbonato

trufas-recheadas-de-chocolate

A fabricação de trufas de chocolate pode ser bem simples, basta você derreter o chocolate e colocar no molde, certo? Não! Apesar de parecer fácil, se você quer uma trufa bem feita, sem amassos, bem brilhante e que quebra na hora de morder, você deve seguir alguns passos!

Passo a passo:

  1. Antes de começar verifique que a forma de policarbonato esteja 100% seca – qualquer tipo de umidade pode estragar o chocolate
  2. A forma também precisa estar totalmente limpa, para não causar ranhuras na trufa.
  3. Preencha as cavidades com o chocolate desejado. Bata bem contra uma superfície, para remover bolhas. Isso é muito importante porque as vezes a gente não consegue ver as bolhas, e só aparecem na hora de remover o chocolate da forma.
  4. Após ter certeza que as cavidades estão totalmente preenchidas, vire a forma de ponta cabeça para remover o excesso, deixando apenas as cavidades com o chocolate. DICA: Use um tapete de silicone ou teflon para despejar o chocolate. Este pode ser reutilizado depois.
  5. Com uma espátula lisa, raspe o excesso do chocolate para fora da forma, e coloque na geladeira por apenas 5 minutos.
  6. IMPORTANTE: Deixe o chocolate na geladeira apenas para firmar. Não deixe por muito tempo porque o chocolate pode suar. Outra dica é remover comidas com muito cheiro da geladeira, como cebola, alho etc. O chocolate absorve cheiros com muita facilidade.
  7. Enquanto você aguarda o chocolate esfriar, prepare o recheio. Use um saco de confeitar e um bico perle para facilitar. OBS: O recheio precisa estar em temperatura ambiente e não deve estar quente. Se estiver quente ele vai derreter o chocolate.
  8. Remova o chocolate da geladeira, garantindo que ele esteja em temperatura ambiente e não muito gelado.
  9. Preencha o recheio nas cavidades, deixando um espaço em cim para o restante do chocolate. Não preencha até o topo da cavidade, por que você não conseguirá “selar” a trufa.
  10. Após colocar o recheio, você deve colocar mais chocolate para fechar a trufa. Despeje mais chocolate na forma, e bata de leve em uma superfície para deixar o chocolate entrar nas cavidades e preencher o resto da trufa. Desta forma a trufa não fica oca e fica totalmente preenchida.
  11. Raspe o excesso de chocolate com uma espátula – muita atenção nesta etapa, pois você deve apenas passar a espátula por cima da forma, sem deixar a espátula “espetar” o chocolate. Isso é muito importante pois você quer remover o chocolate, sem tocar no recheio.
  12. Deixe esfriando novamente por 10 minutos na geladeira.
  13. Agora chegou a hora de remover as trufas. Você vai saber que a trufa está pronta quando o fundo da forma estiver totalmente opaca. Como o chocolate frio contrai, ele naturalmente descola da forma. Não tente remover a trufa a força, isso só vai estragar a trufa.
  14. Quando você ver que a trufa estiver totalmente descolada, vire a forma em uma superfície com tapete de silicone ou com papel manteiga. As trufas devem sair com facilidade.
  15. Após esta etapa não toque mais nas trufas com as mãos. Use uma luva especial de vinil ou use um pegador de metal para manusear as trufas. Se você tocar com os dedos, corre o risco de deixar marcas no chocolate e estragar todo o seu trabalho!
  16. Pronto! Agora coloque na embalagem desejada e está pronto para servir ou vender.

 

Se você ainda não sabe como temperar chocolate, comece lendo este post ensinando os 5 passos de como temperar chocolate.

Conheça os diferentes tipos de molde de chocolate aqui.

Para comprar moldes de policarbonato clique aqui!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s