Técnicas

Como Aplicar Papel de Arroz Em Bolos e Biscoitos

agosto 21, 2017
Tempo de leitura 4

Uma técnica de decoração simples, mas com um resultado que impressiona: essa é a decoração por impressão em papel de arroz, que pode ser aplicada em bolos, biscoitos e cupcakes.

O tal papel é uma folha feita de fécula de batata, que imita um papel normal, mas é comestível e permite a impressão de desenhos com corante alimentício. Ou seja, dá para obter desenhos perfeitos e uma decoração muito mais charmosa e personalizada com esse tipo de recurso.

Se você ficou interessado em aprender como colocar papel de arroz no bolo e em outros doces, e quer começar a imprimir fotos, logos e desenhos, continue lendo este post e descubra tudo sobre a técnica!

Consiga o papel de arroz e o desenho dos seus sonhos

Como já falamos, a decoração com papel de arroz pode ser feita em bolos, biscoitos e cupcakes. Ela costuma ser a queridinha das boleiras por causa da precisão dos desenhos que reproduz, principalmente os de temática infantil.

Para fazê-la, você vai precisar da folha do papel de arroz, do desenho que vai aplicar e de uma impressora adaptada, capaz de receber tinta à base de corante alimentício.

Esse detalhe é bem importante. Como o desenho será comido, não pense em usar tinta normal (tóxica) para imprimir seu material, nem use uma impressora que também seja utilizada para impressões comuns. Ela certamente estará “suja” com restos de tinta, que vão se misturar com o corante alimentício e podem causar intoxicação.

A impressão em si é feita como qualquer outra: a partir de um computador, que dá o comando para a impressora marcar o desenho com a tinta comestível no papel de arroz.

Saiba como aplicar o papel de arroz sem rasgar

Agora que você já tem o desenho desejado, chegou a hora mais delicada do trabalho: a aplicação. Isso porque o papel de arroz é muito sensível à umidade e pode se desfazer, rasgando o seu desenho. Mas, com as técnicas certas, você vai conseguir aplicá-lo em diferentes superfícies sem sustos ou estragos. Vamos a elas!

Aplicação sobre pasta americana

Para aplicar o papel de arroz sobre um doce coberto com pasta americana, você vai precisar usar um gel para fixá-lo. O gel de brilho é ideal, pois não tem um sabor muito forte e ainda serve para passar por cima do desenho e realçar suas cores.

Aplique o gel de brilho no verso do desenho, como se fosse uma cola e, rapidamente, com a folha bem esticadinha, deposite-a sobre a pasta americana. Utilize uma espátula para alisar possíveis sobras e ajeitar as bordas.

Passe o gel de brilho sobre o desenho — com a ajuda de um pincel — para realçar suas cores e finalize as bordas com um bico de confeitar.

Aplicação sobre buttercream

Se o bolo estiver coberto de buttercream, aquele glacê feito com creme de manteiga, a aplicação do desenho pode ser feita da mesma forma que a da pasta americana. Depois de realizar todo o processo, finalize com a espátula, para alisar e remover as bolhas, e use o bico de confeitar para dar acabamento nas laterais do doce.

Aplicação sobre chocolate

Agora, se a superfície do doce a ser decorado com o papel de arroz é feita de chocolate, o ideal é que você a cubra com pasta americana. É que o papel de arroz é transparente e, sob o fundo escuro do chocolate, o desenho contido nele perde a visibilidade.

Já sob a base branca da pasta americana, esse problema é evitado. Se o chocolate for branco, é só colar com o gel de brilho, normalmente, como feito sobre a pasta americana.

Aplicação sobre chantilly

Também existe a possibilidade de aplicar o papel de arroz sobre cobertura de chantilly ou marshmallow. Nesse casos, como a superfície fica mais umedecida, não é preciso aplicar gel de brilho como “cola”. Basta colocar o papel de arroz diretamente sobre essas coberturas. A finalização é a mesma: espátula para alisar e bico de confeiteiro para decorar.

Veja mais dicas de como colocar papel de arroz no bolo

Você já entendeu como colocar o papel de arroz sobre bolo ou outro doce que queira decorar, mas sabe como fazer para ele não rasgar? A gente conta algumas dicas agora:

  • aplique a técnica só de última hora. Apesar de segurar bem, o papel de arroz pode sofrer alterações de acordo com a umidade e a temperatura. Portanto, evite aplicá-lo sobre o doce muitos dias antes;
  • nunca deixe o papel de arroz próximo à água. Ele é muito sensível e o líquido o faz desmanchar;
  • trabalhe sempre com as mãos limpas e secas, principalmente na hora de decorar bolos. Os desenhos costumam ser de maior extensão e podem enrugar.

Como vimos, o papel de arroz é um elemento bastante dinâmico na decoração de doces, permitindo uma infinidade de desenhos e personalizações. Além disso, com as técnicas certas, ele é de fácil aplicação.

Agora que você já conhece tudo sobre como colocar papel de arroz no bolo, que tal adquiri-lo e inovar na culinária?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: