Receitas

Confira Receita de Panettone de Natal Caseiro

dezembro 20, 2017

O grande segredo que todas as indústrias de panificação querem esconder de você é a receita de panetone caseiro! Afinal, a tradicional iguaria que todo ano compõe a mesa de Natal da maioria dos brasileiros apresenta um sabor especial que, muitas vezes, não sabemos reproduzir em casa, não é mesmo?

Mas, para desvendar esse delicioso mistério, vamos ensinar aqui um passo a passo simples para qualquer pessoa poder fazer o panetone, sem precisar usar ingredientes caros e tampouco utilizar certos tipos de equipamento que você provavelmente não tem em casa.

Então, aproveite o clima natalino e mãos à obra para preparar essa incrível receita de panetone caseiro!

Receita de Panetone Caseiro

Esta receita de panetone serve para 2 panetones de 500g. Se você tem forno e tigela em casa, basta separar os ingredientes, pois a receita de panetone caseiro é simples e fácil de preparar.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) + 1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco;
  • 1/3 xícara leite integral morno;
  • 3 xícaras de farinha de panificação (302g);
  • ¼ xícara de açúcar;
  • 4 ovos grandes, já batidos + 1 ovo separado;
  • 1 ½ colher (chá) de sal grosso;
  • 280g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • ½ colher (chá) de extrato de amêndoa;
  • ½ colher (chá) de extrato de laranja;
  • 1 xícara doce de casca de laranja (ou frutas cristalizadas de sua preferência);
  • 1 ¼ xícara de uvas passas douradas;
  • óleo vegetal para untar;
  • ¼ xícara + 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas para decorar.

Modo de preparar

Despeje o fermento em cima do leite em uma tigela adaptada para sua batedeira planetária. Deixe por 5 minutos até ficar espumoso. Em seguida, despeje aproximadamente ½ xícara da farinha e 1 colher de sopa do açúcar granulado em cima da espuma. Cubra com filme PVC e deixe por cerca de 1 hora.

Então, adicione o restante da farinha e mais 3 colheres de sopa do açúcar, os ovos batidos e o sal. Bata tudo em velocidade media até a massa criar uma bola durinha, aproximadamente 5 min. Junte a manteiga, adicionando 1 colher de sopa de cada vez, e misturando bem após cada adição. Bata por mais 5 minutos em velocidade média-alta. Obs: use a pá especial para pães.

Reduza a velocidade e adicione os extratos e frutas secas. Mistura até ficar homogêneo. A partir daí, coloque a massa em uma superfície limpa, e faça uma bola com a massa. Transfira para uma tigela untada com óleo. Cubra com filme PVC e refrigere até o dia seguinte.

No dia seguinte, deixe a massa chegar a temperatura ambiente e divida em 2 pedaços. Modele os pedaços em duas bolas, e coloque dentro de uma forma para panetone de 500g.

Coloque em cima de papel manteiga, cubra com filme PVC e deixe em um ambiente morno até duplicar o volume. aproximadamente 2 horas. Pré-aqueça o forno à 176˚C.

Bata o ovo restante e use um pincel de silicone para pincelar o ovo no panetone. Utilize uma peneira de confeiteiro para decorar com açúcar de confeiteiro e, em seguida, coloque as amêndoas laminadas.

Asse até ficar dourado/escuro (aproximadamente 50 minutos). Use dois espetos compridos e atravesse o panetone horizontalmente. Depois, vire o panetone de ponta cabeça e apoie os espetos em dois copos/tigelas, para que o panetone esfrie embaixo também. Deixe esfriar completamente!

Cobertura de chocolate

Se quiser incrementar a receita, experimente fazer uma cobertura de chocolate, que costuma agradar tanto as crianças quanto os adultos!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 200ml de creme de leite;
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Modo de preparo:

Una todos ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Em seguida, deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, espere esfriar e despeje sobre o panetone já assado.

Cobertura de maracujá

Outra deliciosa cobertura é a de maracujá que, por apresentar um gosto mais “azedinho”, confere ao panetone um sabor diferenciado e, ao mesmo tempo, sofisticado

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de suco concentrado de maracujá (somente a polpa).

Modo de preparo

Você deve coar a polpa e misturá-la com o leite condensado. Assim que o panetone estiver assado e já em temperatura ambiente, despeje a calda sobre ele e acrescente nozes ou amêndoas picadas na superfície. Deixe alguns minutos na geladeira.

Recheio de Sonho de Valsa

Além das coberturas, você também vai poder inovar na receita de panetone caseiro ao preparar um recheio feito à base de Sonho de Valsa. Garantia de vendas na sua confeitaria, assim como nas reuniões em família!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 5 Sonhos de Valsa.

Modo de preparo

Separe as cascas e os recheios de 4 sonhos de valsa, reservando apenas um para decorar. Pique a casca em pedaços pequenos, e esmigalhe os recheios. Reserve.

Em seguida, coloque o leite condensado e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até ferver e desgrudar do fundo dela. Desligue o fogo e adicione os recheios dos sonhos de valsa, misturando bem até que eles derretam completamente.

Então, no interior do panetone despeje um pouco do creme e coloque por cima um pouco das cascas de chocolate picadas. Faça de novo uma camada de creme, depois outra de pedacinhos de chocolate até chegar ao topo, sendo três camadas no total.

Recheio de Paçoca

Se quiser fazer um panetone caseiro com sabor bem brasileiro, não deixe de experimentar o incrível recheio de paçoca!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher (chá) de manteiga ou margarina;
  • 3 paçocas.

Modo de preparo

Junte o leite condensado e a manteiga em uma panela, leve ao fogo baixo e mexendo sempre até engrossar e dar ponto de brigadeiro. Em seguida, desligue o fogo, esmigalhe as paçocas com as mãos e misture com o preparo. Recheie seu panetone.

Agora que você já sabe qual é a receita de panetone caseiro, não deixe de investir nessa deliciosa iguaria natalina e incremente as vendas da sua padaria ou confeitaria. Afinal, todos esperam sentir a alegria do Natal em generosas fatias de panetones feitos de maneira bem artesanal!

Se você gostou deste post, compartilhe a receita de panetone caseiro nas redes sociais e faça com que mais pessoas provem essa delícia!

Confira uma variedade de modelos de formas de panettone aqui.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: