Dicas

Como embalar chocolate adequadamente e ainda preservar o sabor?

Março 8, 2018
Tempo de leitura 3

Para quem trabalha com chocolate, um dos maiores desafios é a forma adequada de embalá-lo. Por ser um produto delicado, precisa de precauções, a fim de não sofrer interferência do meio.

Então, para que a textura e o sabor não sejam comprometidos, alguns cuidados são estritamente necessários. Muitas vezes, embora não pareça, chegar à reta final de produção com bastante sucesso, de acordo com o planejado, não é uma tarefa difícil.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como embalar chocolate da forma correta para que você tire todas as suas dúvidas sobre armazenamento, sobre como manter o sabor e a qualidade do seu produto, entre outras questões relevantes. Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura e saiba mais!

Atente-se às embalagens especiais

Para não se prejudicar, ou ter que lidar com a perda de produtos, é muito importante se atentar em como embalar chocolate e os embrulhos mais adequados disponíveis. Quando se trata de materiais com alto teor de gordura e que sofrem influência do ambiente, como umidade ou calor, existe um determinado papel que age como isolante térmico.

No caso do chocolate, o papel-chumbo é o ideal e o mais indicado. Isso porque, de acordo com a composição impermeável que possui, ele acaba protegendo-o da temperatura externa, não absorve odores de fora e mantém seu real sabor — o que, nesse caso, é um dos fatores mais significativos! Assim, não vai acontecer de ele esfarelar, derreter ou quebrar.

Nesse ponto, vale ressaltar que produtos gordurosos como brownies e bolos gelados também são indicados para o uso desse papel. Então, não deixe de experimentar!

Faça um armazenamento eficiente

Em relação à estocagem, ao contrário do que muitos pensam, chocolate é facilmente guardado em temperatura ambiente — sendo essa prática a mais indicada para armazenamento.

Nesse sentido, por causa da umidade, o armazenamento feito em refrigeradores acaba contribuindo para o ressecamento e para a perda de sabor. A única ação positiva é na questão da preservação de formato, ou seja, ajuda a aparência a permanecer a mesma.

O ideal é acomodar o item em lugar com pouca luz, que seja arejado e com pouca interferência de calor ou de umidade. Então, que tal colocá-lo dentro de algum recipiente? Essa é uma ótima opção para dar uma proteção extra, assim os chocolates não ficam tão expostos.

Também é importante lembrar que ter cuidado na hora de manipulá-los, seja durante o trajeto ou na chegada ao local de acomodação, é fundamental, na medida em que o chocolate se trata de um produto bem delicado.

Tome alguns cuidados importantes

Variações de temperatura podem gerar uma película esbranquiçada no produto, o que não altera ou compromete o sabor. No entanto, isso influencia sua estética, pois acaba dando a impressão de mofo ou de que o alimento não está apto para consumo. Por isso, fique ligado para não dar bola fora!

Outro aspecto relevante é que expor o chocolate diretamente à luz ou ao ar ocasiona a perda de sabor. Isso acontece por causa da oxidação e tem como resultado a quebra de partículas que contêm gordura. Pode acabar originando cheiro ruim, portanto, cuidado redobrado na manipulação.

Como você pôde conferir, embalar chocolate demanda alguns cuidados, mas não tem segredo. Basta seguir as instruções, e seu produto terá um tempo de prateleira maior. Assim, o sabor e a textura estarão protegidos! Não perca tempo e aplique nossas dicas agora mesmo!

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está por aqui e veja também o que fazer quando sobrar glacê, pasta americana e chantilly!

produtos-pascoa

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: