Dicas, Empreendedorismo

Como administrar o tempo e conciliar atividades? Temos a resposta!

março 26, 2018
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Trabalhar fora e ainda administrar o próprio negócio pode ser bem difícil, especialmente na hora de separar o tempo para fazer ambas as atividades. Por isso, muita gente abre mão da segunda ocupação por falta de organização.

Será que é possível conciliar tudo o que é preciso fazer para manter as duas funções? Neste texto, apresentamos algumas dicas de como administrar o tempo para conseguir atingir os objetivos a longo prazo com excelência. Confira!

Organize o espaço de trabalho

Quando se trabalha em casa, é comum que os instrumentos de trabalho se misturem com os pessoais, que não haja espaço exclusivo para a atividade, que se fique cansado e se deixe a arrumação para o dia seguinte e assim por diante.

Trabalhar nessas condições exige dedicação e concentração maiores do que em um escritório, especialmente quando os espaços têm de se transformar em ateliês e depois voltar à sua função normal. Uma forma fácil e rápida de adaptá-los é deixar os materiais separados para não perder tempo procurando-os.

Vale, ainda, prestar atenção aos gastos na compra desses itens: é preciso saber exatamente o quanto se gasta para poder colocar um preço justo nos produtos. Então, o que se compra para o trabalho não deve ser usado para outra finalidade.

Além disso, é importante manter o espaço limpo e ordenado. Tentar trabalhar em um lugar bagunçado pode ser desanimador. Nada melhor do que ter um ambiente arrumado para começar mais uma jornada.

Peça ajuda

Quem mora com mais gente e precisa manter uma rotina organizada de trabalho, pode pedir a colaboração dos outros moradores — independentemente de serem eles filhos, parceiros ou colegas de casa. Isso não quer dizer que eles tenham de trabalhar junto, mas que devem ajudar no cotidiano da moradia.

Por exemplo, para quem faz sua produção na cozinha, é justo que ela esteja sempre arrumada quando chegar a sua hora de entrar. Louças para lavar usadas por outras pessoas, objetos fora do lugar e um ambiente desagradável vão atrapalhar e desacelerar o processo.

Se as tarefas da casa são divididas, procure ficar com funções que lhe poupem tempo. Um cozinheiro, por exemplo, pode ser responsável pelo supermercado: aí já faz a compra do mês e as próprias. E a tecnologia pode ser uma grande aliada: dá para comprar pela internet e evitar perder tempo com o deslocamento!

Mantenha o foco

Se está trabalhando por um sonho, faça que isso seja seu guia para as decisões mais importantes. Ou seja, se aparecer uma grande oportunidade em outra área, mas ela não for ajudar em nada no objetivo final, avalie se esse é um bom momento para mudar de rumo.

Se ainda não é possível deixar o emprego fixo para se ocupar inteiramente da atividade escolhida, vale ter em mente que é preciso dispensar tempo para fazer bem o trabalho principal, porque perdê-lo só vai causar problemas.

E mais: faça planos e se organize financeiramente! Tenha uma reserva de dinheiro e poupe para investir no negócio. Quando sentir que está pronto para começar a se dedicar exclusivamente ao empreendimento, vai ser bem mais simples se houver segurança e planejamento.

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1 comentário

  • Reply Entenda a importância do planejamento financeiro para seu negócio! - Chef Center BlogChef Center Blog maio 3, 2018 at 2:44 pm

    […] como é importante para sua empresa que ela tenha um bom planejamento financeiro? Gostou? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros textos como […]

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