Curiosidades

Quer aprender a fazer bolo decorado? Veja 4 possibilidades!

Março 26, 2018
Tempo de leitura 3

O bolo é o centro das atenções em uma mesa de doces. E não é sem motivo, já que a hora de cortá-lo envolve muita expectativa entre os convidados, pois é um momento especial, quando todos se reúnem envolta da mesa. Fora que fica toda aquela curiosidade sobre o sabor do bolo, não é mesmo?

Além disso, ele pode ser decorado de inúmeras formas, o que compõe a decoração da festa e traz todo um charme especial.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 possibilidades de cobertura para você entender como fazer bolo decorado. Leia este texto até o final e entenda!

Buttercream, a cobertura dos cupcakes

O buttercream é aquela cobertura feita basicamente de manteiga, açúcar de confeiteiro, leite e essência de baunilha. Mas também é possível adicionar sabores e cores diferentes. Ela é aquela cobertura tradicional dos cupcakes, mas que também pode ser usada em bolos diversos.

O ideal é fazer a aplicação utilizando bicos de confeitar. Além de deixar todo o processo mais simples, você conseguirá fazer desenhos diversos, combiná-lo com o restante da decoração da festa. Bastante versátil, pode ser aplicada em todos os tipos de bolos.

Pasta Americana, a cobertura clássica dos bolos

A pasta americana é aquela cobertura utilizada para fazer todos os tipos de esculturas em um bolo. Ela não é exatamente a mais saborosa de todas, mas faz toda a diferença na personalização do seu bolo. Desde a criação de cenários, personagens e até para escrever o nome e idade do aniversariante, por exemplo.

Essa é a cobertura que mais se aproxima da criação de uma escultura no seu bolo. Por isso, é interessante que a massa seja mais macia e fina, como a do pão de ló, que contrasta bem com a estrutura externa.

Também é importante que você tenha as ferramentas adequadas para fazer a marcação e os cortes da pasta americana.

Naked Cake, a forma de fazer bolo decorado sem cobertura

O naked cake tem esse nome porque o bolo não é coberto por nenhum creme ou cobertura tradicionais. Na realidade, essa é uma excelente forma de como fazer bolo decorado no qual todas as camas ficam expostas, tanto a massa, como o recheio. Apesar de parecer mais simples, existem alguns pontos importantes que devem ser observados antes de montar o seu bolo.

O grande segredo é cortar a massa em pedaços com a mesma espessura. Também é interessante que o recheio seja mais consistente, para que não escorra para todos os lados. E, por fim, abuse das frutas picadas nas camadas e no topo do bolo para dar um charme a mais.

Ganache, o toque simples e elegante

A ganache é como um creme bastante maleável e com muito brilho. Ela pode ser utilizada tanto para decorar quanto para rechear bolos. Ela geralmente é feita com creme de leite fresco, chocolate e manteiga sem sal.

De maneira geral, esse é um recurso simples, mas que confere bastante elegância aos bolos. O grande truque aqui é que, dependendo da consistência, você pode fazer uma cobertura completamente lisa, ou modelá-la com uma espátula.

Para complementar, você pode usar diferentes tonalidades de pó para confeitar e dar novas nuances para a decoração do seu bolo.

Tão importante quanto fazer massa e recheios saborosos, é saber como fazer bolo decorado de forma que toda a sua qualidade se sobressaia. Ela deve chamar atenção, ser elegante e impecável. Afinal de contas, se também comemos com os olhos, é importante que ele seja belo, não é mesmo?

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais textos como esse na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter!

2

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: