Dicas

Boas práticas de limpeza para o material de confeitaria

abril 9, 2018
Tempo de leitura 3

Manter a cozinha e todo o material de confeitaria bem limpos é obrigação de qualquer profissional. Seja em uma cozinha industrial ou no espaço de casa de onde sairão quitutes artesanais, a limpeza é essencial para garantir que o produto final não sofra contaminações, que podem comprometer a qualidade do alimento e a saúde dos clientes.

Cada equipamento e utensílio deve ser higienizado com cuidado após o uso, com atenção a todos os cantos, fissuras e reentrâncias. O ambiente onde os produtos são preparados também precisa estar sempre limpo, incluindo chão, paredes, pias, bancadas e até portas e janelas.

O material de confeitaria, no entanto, pode gerar algumas dúvidas na hora da limpeza, dependendo do seu formato ou do tipo de material de que é feito. Confira algumas dicas abaixo para acertar na higienização do seu e manter seus acessórios como novos.

Limpeza seca

Comece a faxina eliminando a sujeira mais grossa e aparente, retirando com pano seco ou espátula os restos de alimentos que possam ter ficado na bancada, no fogão ou nos acessórios. Em seguida, varra o chão com delicadeza para evitar que a poeira se espalhe pelo local. Por último, esvazie as lixeiras e descarte o lixo em local adequado.

Limpeza com água e sabão

Com água, sabão ou detergente e uma esponja, é hora de lavar todas as superfícies utilizadas para o preparo de alimentos. Balcões, pia e fogão precisam ser limpos com afinco para retirar todas as impurezas que podem prejudicar o seu produto ou permitir a sobrevivência de micro-organismo nocivos à saúde.

Essa combinação de detergente e esponja também é suficiente para muitos utensílios, como espátulas, batedores, talheres, formas de silicone e para equipamentos como liquidificador e batedeira. No caso desses aparelhos, no entanto, é importante que eles sejam desmontados para uma limpeza completa.

Desinfecção por calor

Para uma higienização completa, alguns itens podem ser submetidos a uma desinfecção por calor. Utensílios como panelas, assadeiras, espátulas, colheres e bicos de confeitar podem ser imersos em água fervente ou lavados em água corrente morna. A água morna também é indicada para a limpeza das peças do fogão.

Em caso de dúvida se seu acessório pode ser submetido ao calor, confira as recomendações do fabricante.

Desinfecção por cloro

A etapa final de limpeza pede o uso de cloro diluído em água para evitar a proliferação de micro-organismos. Essa solução com cloro, por ser um agente fungicida e bactericida, pode ser usada para a desinfecção de superfícies como a pia e de utensílios como talheres. Essa solução também é indicada para a limpeza de prateleiras internas da geladeira.

Após a limpeza com água corrente, água quente ou solução com cloro, os objetos devem ser deixados para secar naturalmente, pois panos de prato podem carregar sujeira de um objeto para o outro.

Por último, é importante ressaltar que todos os apetrechos utilizados na limpeza da cozinha e do material de confeitaria precisam ser separados exclusivamente para esse fim, evitando qualquer tipo de contaminação cruzada e da necessidade de troca com frequência. Assim, seu espaço ficará sempre impecável e pronto para o próximo dia de produção!

Quer saber mais como melhorar o seu trabalho de confeitaria? Entre em contato conosco.

2

Você também pode gostar

1 comentário

  • Reply Quais são os melhores sabores de cupcakes para suas vendas - Chef Center BlogChef Center Blog maio 23, 2018 at 3:51 pm

    […] saber fazer diferentes receitas e, assim, ampliar o leque de possibilidades de seus clientes. Higiene adequada e pontualidade na entrega são também essenciais para conquistar uma boa […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: