Empreendedorismo

4 dicas para vender doces que você precisa conhecer!

Abril 12, 2018
Tempo de leitura 4

Quem produz doces independentemente pode ter dificuldade na venda, principalmente, se não pode contar com uma rede de distribuição para lojas, restaurantes, bares etc. Infelizmente, não basta uma boa receita, o sucesso de vendas também vai depender de uma boa divulgação e algo que destaque seus doces da concorrência. Para você que está nessa situação e está querendo aumentar a produção, separamos algumas dicas para vender doces. Confira!

1. Aposte no boca a boca

Bem antes da internet, um único método era à prova de falhas: a construção da sua clientela por indicações. O boca a boca pode parecer algo sem sentido nesses tempos em que todo mundo está conectado, mas quando um amigo diz para o outro “aquele bombom é muito gostoso!”, já era: a chance de você ganhar mais um cliente é bem alta!

Portanto, não minimize o poder da indicação. Ela tem um potencial incrível de vendas. Não tenha receio de pedir que seus clientes recomendem seus produtos para amigos e familiares. Você pode escolher dar descontos por indicações ou fazer promoções, além de criar um sistema de fidelidade.

Hoje, lidamos com muitas opções de todos os produtos e pode ser difícil escolher. Com uma recomendação de alguém que confiamos, essa escolha fica muito mais fácil e você deve se aproveitar disso sempre.

2. Invista nas redes sociais

O boca a boca é super importante, mas ele não viaja tanto quanto a internet. Com uma presença massiva nas redes sociais, seu alcance passa de restrito ao bairro ou aos lugares que você frequenta, para toda a cidade ou até mesmo cidades próximas.

Invista em uma página bacana, atualizada e com postagens frequentes tanto no Facebook quanto no Instagram. Você pode ter quantas redes sociais quiser, desde que possa desprender um tempo diariamente para cuidar delas (só tenha contas nas redes que você der conta de gerenciar).

Faça fotos legais dos seus produtos, de forma que eles sejam valorizados pelas imagens. Avalie se vale a pena reverter uma parte do capital para usar em posts patrocinados nessas redes sociais. Incentive a interação do cliente por meio de perguntas e posts que sugerem o compartilhamento ou a marcação de novos amigos.

Aliada ao boca a boca, as redes sociais são uma ferramenta poderosa de marketing. Se você tem uma página marcante e memorável, alguém que só conhece o seu negócio pelas redes sociais pode se lembrar de você quando precisar (ou souber de alguém que precisa) comprar doces.

3. Diferencie-se em um detalhe

O segredo do marketing é se diferenciar para poder ser lembrado. Suas receitas podem ser maravilhosas, mas as de outras pessoas também são. Então, o que diferencia seu trabalho? Você pode, por exemplo, investir nas embalagens. Embalagens diferentes ou personalizadas vão chamar atenção dos clientes e possibilitar que eles se lembrem de você com mais facilidade.

Às vezes o seu diferencial é a quantidade de sabores que você oferece ou o visual do doce. Por exemplo, um cardápio que oferece brigadeiros de chocolate, leite ninho, nutella, chocolate branco ou enfeitado com estrelinhas, coraçõezinhos, granulados de várias cores, etc. tem uma possibilidade bem maior de deixar uma boa impressão no cliente do que uma produção de brigadeiros de chocolate ao leite com granulados de chocolate, que podemos encontrar em tantos lugares.

4. Participe de eventos

Uma estratégia bem importante para vender doces é construir uma rede de contatos que atuam no mesmo ramo. Não há forma melhor de fazer isso do que frequentar espaços em que essas pessoas se reúnem, sejam feiras, cursos ou festivais.

Se você não tiver condições de participar como expositor de um encontro de doces, por exemplo, vá como visitante, se apresente aos expositores, troque telefones e converse com essas pessoas sobre dicas, conselhos, mercado, novas ideias, etc.

Ter uma rede de amigos na área vai ajudar você a desenvolver novos planos e até conseguir novos clientes, porque apesar de, por um lado, serem seus concorrentes, por outro, vocês podem estabelecer parcerias e se ajudarem.

E aí, curtiu essas dicas para vender doces? Então, mãos à obra, porque a Páscoa está chegando e já é uma oportunidade para você se destacar!

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