Empreendedorismo

Entenda a importância do planejamento financeiro para seu negócio!

abril 20, 2018
Tempo de leitura 3

Para uma empresa sobressair no mercado, precisa desenvolver um plano, estruturá-lo e criar uma metodologia adequada para alcançar seu objetivo de crescimento. Um bom planejamento financeiro é essencial para dar o primeiro passo de crescimento na sua empresa.

Se você quer que seu negócio vá para frente, precisa entender que planejar é preciso, sim! Veja, aqui, 3 vantagens de um bom planejamento financeiro!

1. Maior Controle de Gastos

Um bom planejamento financeiro inclui a categorização e detalhamento dos custos da empresa. Ao mapear quanto está sendo gasto em cada função, você poderá identificar quais áreas precisam de mais investimento, e quais precisam reduzir custos. Com estes dados em mãos, será mais fácil tomar decisões concretas que podem impactar o seu negócio no futuro. 

2. Maior Possibilidade de Lucro

Além de detectar custos que podem ser reduzidos, um bom planejamento também permite que você identifique oportunidades de aumentar o seu lucro. Com isso, você pode separar uma reserva do seu lucro para fazer novos investimentos na empresa

3. Ascensão de empreendimento

Se você quer que seu negócio vá para frente, precisa entender que o planejamento financeiro é um trabalho constante, e que está sempre evoluindo. Para a sua empresa crescer de forma financeiramente sustentável, e sem dívidas, é importante rever os custos e vendas de forma periódica.

Para que você tenha, de fato, um bom planejamento financeiro, listamos 4 componentes imprescindíveis para a programação. Confira!

1. Contas a pagar

Para não deixar nada de fora e não ser surpreendido com algum problema referente às contas, é essencial listar todas as faturas que precisam ser pagas em um período.

Esse ponto é crucial para que a empresa saiba lidar com as pendências e, assim, também consiga identificar com que pontos está gastando desnecessariamente e em que poderia investir mais recursos.

2. Contas a receber

Saber quando o dinheiro vai voltar para você, com datas precisas, é fundamental. Para isso, esteja atento aos prazos e não deixe passar nenhum deles. Estar a par do que precisa ser recebido é tão importante quanto pagar, afinal, a maioria dos golpes que muitas empresas sofrem é por não terem o controle disso. Fique de olho sempre!

Se tiver contato com seus devedores, é interessante lembrá-los sobre as datas de vencimento. Isso pode ajudar no recebimento em dia.

3. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a linha do tempo das suas finanças, com acompanhamento diário do que você vai gastar e o que vai receber. Para o bom controle, você pode detalhar tudo em uma planilha com datas de vencimento e recebimento, e o saldo que você tem.

Este mapeamento é especialmente importante quando você está começando, e ainda não tem um fluxo de vendas estável. O fluxo de caixa vai permitir que você faça uma previsão do que precisa pagar, e o que vai receber nos próximos dias. Consequentemente, você vai conseguir se programar para receber antes do dia do pagamento de determinado fornecedor, por exemplo.

4. Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro de que se precisa no mês para manter as operações da empresa. Para manter-se tranquilo, é fundamental fazer um planejamento, pois, desse modo, você consegue saber o que tem que pagar no mês e como fazer isso.

Viu como é importante para sua empresa que ela tenha um bom planejamento financeiro? Gostou? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros textos como este!

2

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: