Dicas

Conheça os principais tipos de assadeira e saiba como escolher

maio 3, 2018
Tempo de leitura 3

Seja para impressionar com o formato do alimento ou para deixar a mesa com um visual especial, a escolha dos tipos de assadeiras sempre é feita com atenção. Redondas, com furo no centro, quadradas, retangulares e até em formato de coração: o que não faltam são opções.

Você sabia que o material pode influenciar diretamente no resultado da receita? Para não correr riscos, conheça agora os principais tipos de assadeiras!

Alumínio

As assadeiras de alumínio talvez sejam as mais populares, já que podem ser encontradas por preços bem acessíveis e em diversos formatos e tamanhos.

Como esse metal é um ótimo condutor de calor, pães, bolos e tortas preparados nessas formas tendem a ganhar uma deliciosa crosta, mas também é possível utilizar as assadeiras de alumínio ao fazer pudins e outras sobremesas.

A dica é sempre verificar a necessidade de untar a forma com manteiga, farinha ou calda, dependo do alimento que será preparado.

Antiaderente

A funcionalidade das assadeiras antiaderentes é bem parecida com a de alumínio. O diferencial aqui fica por conta da praticidade, já que os alimentos podem ser desenformados com muito mais facilidade e a forma pode ser lavada com menos esforço.

Tome cuidado com objetos pontiagudos ao manusear esse material. A superfície antiaderente pode descascar e, com isso, alguns resíduos se incorporam à receita. Também é bom ficar de olho na aparência: se a assadeira estiver danificada pelo uso, significa que está na hora de trocá-la.

Aço inox

Essa opção se destaca pela beleza e elegância. Afinal, o brilho do aço inox salta ao olhos quando levamos aquele prato especial à mesa. As formas confeccionadas nesse material também apresentam bom desempenho, principalmente se o fundo for reforçado, o que garante uma boa distribuição de calor.

Uma coisa é verdade: essa não é uma opção para o dia a dia, pois as assadeiras em aço inox exigem uma série de cuidados para se manterem bonitas. Como riscam com facilidade, só podem ser lavadas com bucha macia. Além disso, devem ser enxugadas imediatamente para não manchar.

Silicone

Flexíveis, maleáveis e fáceis de lavar, as formas de silicone podem ser bem práticas para a execução de várias receitas.

A dica aqui é a seguinte: pelo fato de o silicone não ser um bom condutor de calor, os alimentos não ficam com aparência dourada. Sendo assim, prefira essa opção quando for assar alimentos delicados, como macarons, alguns tipos de bolos e cupcakes.

Vidro

São várias as vantagens da assadeira de vidro: retém a temperatura do alimento por mais tempo, permite visualizar o alimento durante o preparo, não apresenta reação em contato com ingredientes ácidos e é ótima também para armazenar alimentos.

Por outro lado, alguns cuidados também são necessários. Mudanças bruscas de temperatura podem rachar a assadeira — às vezes, basta retirar a forma do calor e colocar em cima de uma bancada fria ou da pia molhada para acontecer um verdadeiro desastre!

Além disso, como o vidro faz com que os alimentos absorvam mais calor, certas receitas apresentam o risco de queimar antes mesmo de assarem por completo — principalmente se tiverem açúcar no preparo.

Cerâmica

As formas de cerâmica possuem propriedades parecidas com as de vidro, mas podem ser encontradas em inúmeras cores e com designs sofisticados. São perfeitas para irem direto do forno para a mesa e ideais para o preparo de lasanhas e tortas.

Uma dica importante: como a cerâmica retém o calor por muito tempo, é preciso ter atenção ao momento de tirar a receita do forno — mesmo na mesa, o alimento pode continuar cozinhando e passar do ponto.

Agora que você já conhece os principais tipos de assadeiras, que tal entrar em contato com a Chef Center para conhecer todos os produtos disponíveis? Aguardamos você!

2

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Reply Saiba como escolher os moldes de silicone para doces - Chef Center BlogChef Center Blog maio 11, 2018 at 11:43 am

    […] moldes e fôrmas de silicone podem durar anos se você tiver alguns cuidados básicos com eles. De modo geral, […]

  • Reply Doces para padaria: quais incluir para atrair novos clientesChef Center Blog setembro 5, 2018 at 10:51 am

    […] as bombas em uma assadeira, pincele com o ovo batido e leve para […]

  • Reply 7 acessórios de confeitaria indispensáveis para sua cozinhaChef Center Blog setembro 26, 2018 at 11:49 am

    […] assadeiras também são acessórios indispensáveis nesse tipo de cozinha. O ideal é investir em diferentes […]

  • Reply 6 Coisas Que Você Não Deve Fazer Se Deseja Brownies Perfeitos - Chef Center BlogChef Center Blog outubro 16, 2018 at 10:35 am

    […] proposta dela foi adaptar uma receita de cookies, levando a massa para uma assadeira retangular. O resultado da aventura foi o que chamamos, hoje, de “blondie”, uma […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: