Empreendedorismo

Como divulgar meu trabalho na internet? Confira 5 dicas

maio 22, 2018
Tempo de leitura 4

Se você trabalha sozinho ou em uma microempresa, às vezes pode ser difícil gerenciar todos os processos, desde a produção até a promoção do trabalho. Então surge a dúvida: como divulgar meu trabalho e ser reconhecido?

A internet chegou para facilitar a divulgação massiva e gratuita de produtos e serviços oferecidos por pequenos empreendedores. Mas como fazer isso de forma prática e eficiente, sem a necessidade de uma equipe por trás?

Neste texto vamos dar algumas dicas de como usar a internet para aumentar seu alcance e fortalecer o time de clientes. Vamos lá?

1. Facebook

É quase impossível escapar do Facebook atualmente. Praticamente todo mundo mantém um perfil na maior rede social do mundo, e além de conectar as pessoas, o Facebook também oferece várias funcionalidades legais para melhorar o alcance e o contato entre empresas e clientes.

Criando uma página você vai poder divulgar seu trabalho, trocar mensagens com interessados, manter uma rede de pessoas atualizadas e informadas sobre o que você faz e ainda dá para fazer anúncios (nesse caso, pagos) direcionados a certos grupos de potenciais clientes, por exemplo, restringindo-se a uma região.

Mantenha sua página ativa e não fique muito tempo sem postar. Se não tiver conteúdo próprio, republique conteúdos que julgar interessante para seus seguidores e você vai sentir o impacto nas suas vendas em pouco tempo.

2. Instagram

O Instagram é uma rede social que dá muito valor às imagens, então, se você tem um produto que é visualmente chamativo, bolos ou doces, por exemplo, ele é mais uma das redes que não podem ficar de fora na hora da divulgação.

O mais interessante no Instagram é que ele permite que você compartilhe conteúdos sem aquela cara de publicidade tradicional. O uso de hashtags, da marcação de amigos, do stories, tudo isso encoraja uma temática mais livre sobre o dia a dia, em vez de algo mais engessado. Aproveite essa particularidade para mostrar seu processo de produção, curiosidades sobre sua região de atuação, clientes satisfeitos etc.

3. Site e blog

Com layouts prontos e serviços gratuitos de criação, hoje em dia é muito fácil ter um site. Capriche nas fotos e nas descrições dos produtos e tenha  a parte de “contato” visível e de fácil acesso, para que as pessoas saibam onde lhe encontrar. Isso aumentará muito as chances de sucesso.

Se você tem um tempo a mais para cuidar da divulgação do seu trabalho, ou alguém que possa lhe ajudar, uma boa ideia é manter um blog como uma página especial do site. Ele pode misturar conteúdo informativo sobre aquele produto e textos mais livres sobre seu cotidiano. O importante é se mostrar presente para o leitor com informações interessantes, o que vai agregar valor à marca.

4. YouTube

O YouTube é o segundo maior buscador da internet — atrás somente do Google, ao qual o Youtube pertence. Aproveite esse dado para ser encontrado também por lá. Quem sabe você pode fazer tutoriais ensinando alguma receita, ou fazer vlogs explicando assuntos pertinentes à área.

O YouTube também é um site interessante porque pode funcionar como rede social, na qual você responde comentários, segue outros canais e entra em “correntes” que a própria comunidade da plataforma sugere.

5. WhatsApp

A maioria das pessoas fica o tempo todo alerta ao celular. Uma boa maneira de aproveitar é desenvolver uma estratégia de divulgação pelo WhatsApp. Como é uma forma de contato mais direta, o risco é insistir demais e criar antipatia no cliente.

Um jeito legal de usar o app é participar de grupos com gente do ramo e utilizar como uma plataforma de atendimento ao cliente, para tirar dúvidas, negociar, trocar dados pessoais, marcar encontros etc. Também dá para se beneficiar do WhatsApp divulgando promoções e mensagens especiais esporádicas para uma lista grande de clientes e amigos.

Além dessas dicas, uma funcionalidade que pode ajudar nas vendas são os aplicativos de entrega, como o iFood, o UberEats ou o Appetite, facilitando para clientes da cidade inteira encontrarem suas iguarias.

E aí, curtiu essas dicas de “como divulgar meu trabalho na internet”? Então siga a gente no FacebookInstagramPinterest e Youtube e fique por dentro de mais textos como este!

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