Curiosidades

Confira quais são os melhores cursos de confeitaria no Brasil

maio 28, 2018
curso de confeiteira

Para quem está no ramo da gastronomia, é importante se especializar e se capacitar constantemente. Na área da confeitaria brasileira, alguns cursos se destacam. O mercado está em alta, mas é preciso escolher entre o curso de confeitaria técnico ou de graduação, de acordo com as suas preferências e aspirações.

Para quem deseja se aprofundar no ramo, os cursos profissionalizantes oferecem opções específicas em menos tempo, ao contrário dos cursos de graduação, que têm duração maior e são mais abrangentes. No entanto, você sabe quais são os melhores cursos de confeitaria do país, e por quais motivos deveria investir nesse tipo de especialização?

É o que vamos abordar neste texto, apresentando algumas opções de cursos para quem deseja se formar na área. Confira!

Os melhores cursos de confeitaria do Brasil

1. SENAI e SENAC

Se você procura um curso técnico gratuito e de boa qualidade para entrar no mercado, os serviços nacionais de aprendizagem industrial e comercial são uma ótima opção. O curso de confeitaria do SENAI é ofertado em quase todas as unidades do Brasil e conta com carga horária de 800 horas, suficiente para aprender bases e técnicas mais avançadas na preparação de massas, doces e bolos.

Já o curso gratuito do SENAC é oferecido em uma quantidade menor de unidades, mas também são 800 horas de curso profissionalizante.

2. Wilma Kövesi

Para quem quer começar a se aventurar na confeitaria, o Wilma Kövesi é um ótimo curso. O estilo é bem diferente: os alunos sentam em cadeiras escolares e assistem, por meio de espelhos posicionados no teto, chefs renomados executarem receitas elaboradas. O interessante é poder entrar em contato com profissionais de vários lugares e com especialidades diferentes.

A escola oferece cursos diversos, bem específicos, como sobre pães, massas, ingredientes especiais, doces etc. Também existem os cursos de extensão, que duram mais tempo e oferecem uma base maior.

3. Centro Europeu

Esse é um dos cursos de confeitaria mais longos. É ministrado em Curitiba e tem duração de seis meses. É bom para aprender a trabalhar em grupo e saber como se comportar na cozinha. Conta com professores conhecidos e técnicas avançadas de confeitaria. No entanto, não é um curso focado na perfeição, já que as turmas são grandes (de até 20 pessoas) e vocês cozinham juntos, em trios ou em grupos de quatro.

A maior bagagem do curso é sobre a prática de uma cozinha industrial, os erros e acertos da equipe e as formas de conduta.

4. Academia de Confeitaria Flavio Federico

Essa academia fica em São Paulo. É comandada pelo chef Flavio Federico, que ministra vários cursos diferentes, sobre diferentes tipos de doces, desde balas até as tortas mais complexas. Os cursos são bem elaborados e focados em um produto, o que dá a oportunidade de os alunos se aprofundarem.

Como desvantagem, esse é mais um dos cursos em que o aluno não põe a mão na massa, e fica só vendo o professor ensinar. Mesmo assim, vale a pena!

5. IFBG

Os franceses são mestres nas guloseimas. O curso de confeitaria do Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia, em Campinas (SP), é para quem quer ficar bem perto desses métodos. O curso dura um ano e é indicado tanto para confeiteiros amadores quanto experientes.

O mais interessante do IFBG é a possibilidade de, ao final do período de um ano, passar uma semana na França, em uma escola de confeitaria de lá, para fazer oficinas práticas e receber a Certificação Internacional. Legal, não é mesmo?

6. Educação a distância

Se na cidade onde mora não são ministrados cursos de confeitaria ou se você não tem a possibilidade de se deslocar, não precisa se preocupar! Existem boas possibilidades de cursos de confeitaria on-line. Vale a pena, também, procurar por plataformas de educação a distância, como a Prime Cursos e a Eduk.

Outra forma de utilizar a tecnologia a favor da sua especialização é por meio de canais, como Confeitaria Refinada, Dulce Delight e Confeitaria Fina Bela, que dão dicas e receitas que podem ser feitas em casa.

Os motivos de investir em um curso de confeitaria

O mercado da gastronomia e da confeitaria são bastante dinâmicos: constantemente, surgem novas técnicas e ingredientes que resultam em produtos diferenciados. Esses produtos, por sua vez, caem rapidamente no gosto do consumidor, seja pela aparência ou pelo sabor.

Ou seja, para continuar atendendo a demanda da sua clientela e, até mesmo, ir além, é fundamental manter-se sempre atualizado, entregando as novidades do momento com maestria e qualidade superior.

Essa dica não se refere apenas aos bolos: estão sempre surgindo novas formas de preparar doces finos, novidades em ovos de Páscoa, sobremesas interessantes etc. Todos esses produtos podem se tornar grandes diferenciais do seu trabalho, além de aumentar a sua renda e o valor da sua marca.

Na confeitaria, a imagem tem um grande peso, e, certamente, os seus clientes vão optar por “aquele profissional que faz aquele bolo fantástico ou os doces lindos, que ninguém mais faz”. Seja você esse confeiteiro!

A importância de escolher um curso de qualidade

Você já tem o talento, a estrutura e, até mesmo, uma clientela fiel, mas sempre é possível ir além! Confira os (muitos) benefícios que um bom curso de confeitaria pode proporcionar para o seu negócio.

Conhecimento de novas técnicas

Se você trabalha com bolos festivos, será que já está por dentro das técnicas do bolo com glaçagem espelhada, do bolo glitter ou marmorizado? Esses são apenas alguns dos produtos que tem se destacado nos últimos meses no mundo da confeitaria — e que fazem brilhar os olhos de qualquer cliente.

São as opções perfeitas para completar uma bela mesa de aniversário ou casamento, com elegância, um toque divertido e muitas cores. Basta postar uma foto de um desses bolos em suas redes sociais e esperar os contatos dos interessados!

A melhor notícia sobre a maioria dessas técnicas é que o custo de produção não se eleva de forma significativa, pois os ingredientes têm baixo valor. O que vai fazer diferença no seu lucro é justamente o conhecimento da técnica, já que os clientes vão pagar um pouco a mais por um bolo tão diferente.

Contato com diferentes ingredientes

Provavelmente, você já tem o seu cardápio definido e manda muito bem nas receitas que executa com frequência. Mas, como dissemos, os clientes desse mercado estão sempre ávidos por novidades — e isso não se refere apenas ao visual.

Existem muitos ingredientes por aí que poderiam ser bem aproveitados, se você os conhecesse e dominasse as técnicas de preparo, e, claro, um bom curso pode ajudar nisso.

Frutas ou castanhas brasileiras diferentes, por exemplo, podem originar receitas deliciosas. Também existem muitas misturas inusitadas, capazes de surpreender os paladares mais exigentes.

Até mesmo detalhes podem transformar a sua cozinha: você sabia, por exemplo, um chocolate naturalmente cor-de-rosa, proveniente de um cacau chamado cacau rubi? Imagine a beleza de um trabalho feito a partir desse ingrediente, sem corantes?

Networking

Ter bons contatos na área em que atua é fundamental para qualquer profissional, e isso não é diferente para os confeiteiros. Por mais que você goste de trabalhar sozinho, é importante conhecer outras pessoas que fazem o mesmo trabalho que o seu, seja para trocar experiências, dicas, ou, quem sabe, ajudar em momentos de aperto. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar de uma indicação, um socorro com algum ingrediente e, até mesmo, uma vaga de emprego!

Os cursos de confeitaria são os lugares ideais para encontrar essas pessoas — tão apaixonadas pela confeitaria quanto você. No mínimo, você vai terminar o curso com bons colegas, com quem compartilhou bons momentos.

Ousadia para fazer as receitas

Você sempre olhou aqueles bolos ou doces incríveis e até procurou na internet como reproduzi-los, mas, na hora h, ficou com medo de fazer? Isso é extremamente normal, afinal, quem trabalha com confeitaria sabe quantas técnicas e segredos existem por trás de uma massa fofinha ou de uma cobertura de chocolate perfeita.

Fazer um curso vai dar a você o caminho das pedras de muitos procedimentos novos. Isso porque por mais que o tema de um curso seja chocolate para doces finos, por exemplo, outras técnicas vão ser ministradas para que o resultado final seja perfeito, como alguns recheios de bombons e decoração dos doces.

Com mais conhecimento, você vai sentir mais segurança para apostar em trabalhos diferenciados. Sem perceber, estará com a mão na massa, desenvolvendo técnicas apuradas e acrescentando a sua própria identidade no trabalho.

Conhecimentos de tendências em acabamentos

Muitas vezes, tudo o que um confeiteiro deve é desenvolver um olhar mais apurado, saber que algumas técnicas existem e somá-las à sua criatividade. Um curso de confeitaria pode proporcionar tudo isso, transformando de forma definitiva não apenas o seu mix de produtos, mas a sua forma de trabalhar.

Além de receitas que podem surpreender os seus clientes, como o bolo mousse, o naked cake, o bolo de rolo e muitos outros (e isso só para falar sobre os bolos), essas especializações vão preparar você em uma área muito importante da confeitaria: o acabamento.

Não é incomum encontrarmos profissionais que fazem produtos deliciosos, mas que pecam no bom gosto da decoração ou no acabamento. Por mais que você seja expert no assunto, falhar nesses pontos vai fazer com que o seu trabalho tenha uma aparência amadora. Com isso, até mesmo o seu lucro pode ser prejudicado: um simples curso que aprimore o seu acabamento pode permitir que o custo do seu produto final seja elevado.

Ou seja, nenhum investimento a mais, a não ser em você mesmo, pode aumentar os seus ganhos. E conhecimento, como bem dizem, não ocupa espaço!

Um curso de confeitaria é capaz de abrir não apenas portas, mas a sua mente para novas possibilidades. Cada nova técnica que você aprende é uma oportunidade de conquistar mais clientes, fortalecer a sua marca no mercado e tornar a sua confeitaria mais sólida. Investir em você é apostar no seu negócio!

E então, gostou deste texto? Esperamos que ele sirva de inspiração para ajudá-lo em sua jornada. Para continuar sempre de olho em nossos conteúdos, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube!

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply 5 acessórios de confeitaria que você precisa comprar já - Chef Center BlogChef Center Blog junho 15, 2018 at 12:16 pm

    […] com confeitaria, além de um delicioso ofício, é algo que sempre permite mais aprendizado e evolução, pois a […]

  • Reply Moldes para doces: quais existem, por que usá-los, como escolher - Chef Center BlogChef Center Blog novembro 21, 2018 at 9:35 am

    […] à mão ou a bico de confeitar exige técnica e preparo para manuseio. Por isso, há vários cursos voltados para esses tipos de decoração. Porém, algumas técnicas de decoração com vários […]

  • Reply Conheça os diferentes moldes para doces e por que usá-losChef Center Blog novembro 21, 2018 at 9:46 am

    […] à mão ou a bico de confeitar exige técnica e preparo para manuseio. Por isso, há vários cursos voltados para esses tipos de decoração. Porém, algumas técnicas de decoração com vários […]

  • Reply lylian sameque biihrer maio 4, 2019 at 1:41 am

    E quanro ao IGA? Tem alguma informação?

  • Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: