Curiosidades

Confira quais são os melhores cursos de confeitaria no Brasil

maio 28, 2018
Tempo de leitura 3

Para quem está no ramo da gastronomia, é importante se especializar e se capacitar constantemente. Na área da confeitaria brasileira, alguns cursos se destacam. O mercado está em alta, mas é preciso escolher entre cursos técnicos ou de graduação de acordo com as preferências e aspirações.

Para quem deseja se aprofundar em confeitaria, os cursos profissionalizantes oferecem opções específicas em menos tempo, ao contrário dos cursos de graduação, que têm duração maior e são mais abrangentes. Mas você sabe quais são os melhores cursos de confeitaria do país?

Neste texto vamos apresentar algumas opções de cursos para quem deseja se formar na área. Confira!

1. SENAI e SENAC

Se você procura um curso técnico gratuito e de boa qualidade para entrar no mercado, os serviços nacionais de aprendizagem industrial e comercial são uma ótima opção. O curso de confeitaria do SENAI é ofertado em quase todas as unidades do Brasil e conta com carga horária de 800 horas, suficiente para aprender bases e técnicas mais avançadas na preparação de massas, doces e bolos.

Já o curso gratuito do SENAC é oferecido em uma quantidade menor de unidades, mas também são 800 horas de curso profissionalizante.

2. Wilma Kövesi

Para quem quer começar a se aventurar na confeitaria, o Wilma Kövesi é um ótimo curso. O estilo é bem diferente: os alunos sentam em cadeiras escolares e assistem, por meio de espelhos posicionados no teto, chefs renomados executarem receitas elaboradas. O interessante é poder entrar em contato com profissionais de vários lugares e com especialidades diferentes.

A escola oferece cursos diversos, bem específicos, como sobre pães, massas, ingredientes especiais, doces etc. Também existem os cursos de extensão, que duram mais tempo e oferecem uma base maior.

3. Centro Europeu

Esse é um dos cursos de confeitaria mais longos. É ministrado em Curitiba e tem duração de seis meses. É bom para aprender a trabalhar em grupo e saber como se comportar na cozinha. Conta com professores conhecidos e técnicas avançadas de confeitaria. No entanto, não é um curso focado na perfeição, já que as turmas são grandes (de até 20 pessoas) e vocês cozinham juntos, em trios ou em grupos de quatro.

A maior bagagem do curso é sobre a prática de uma cozinha industrial, os erros e acertos da equipe e as formas de conduta.

4. Academia de Confeitaria Flavio Federico

Essa academia fica em São Paulo. É comandada pelo chef Flavio Federico, que ministra vários cursos diferentes, sobre diferentes tipos de doces, desde balas até as tortas mais complexas. Os cursos são bem elaborados e focados em um produto, o que dá a oportunidade de os alunos se aprofundarem.

Como desvantagem, esse é mais um dos cursos em que o aluno não põe a mão na massa, e fica só vendo o professor ensinar. Mesmo assim, vale a pena!

5. IFBG

Os franceses são mestres nas guloseimas. O curso de confeitaria do Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia, em Campinas (SP), é para quem quer ficar bem perto desses métodos. O curso dura um ano e é indicado tanto para confeiteiros amadores quanto experientes.

O mais interessante do IFBG é a possibilidade de, ao final do período de um ano, passar uma semana na França, em uma escola de confeitaria de lá, para fazer oficinas práticas e receber a Certificação Internacional. Legal, não é mesmo?

Para quem busca cursos de confeitaria on-line, vale procurar também por plataformas de educação a distância, como a Prime Cursos e a Eduk. Canais como Confeitaria RefinadaDulce Delight e Confeitaria Fina Bela também dão dicas e receitas que podem ser feitas em casa.

Gostou de conhecer esses cursos de confeitaria? Então, que tal conferir mais alguns canais do Youtube de receitas para você seguir e aprender de casa? Aproveite!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Reply 5 acessórios de confeitaria que você precisa comprar já - Chef Center BlogChef Center Blog junho 15, 2018 at 12:16 pm

    […] com confeitaria, além de um delicioso ofício, é algo que sempre permite mais aprendizado e evolução, pois a […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: