Curiosidades

Encante seus clientes com deliciosos doces típicos brasileiros

junho 5, 2018
Tempo de leitura 3

A popularização de doces estrangeiros como o macaron, crème brûlée, éclair, sorbet, cupcake e os deliciosos pastéis de Belém não tirou o brilho dos doces típicos brasileiros.

Feitos com ingredientes de fácil acesso, nossos doces podem ser de execução simples ou complexa, servidos quentes ou frios e em diferentes texturas e harmonizações. Você pode usar a receita da sua avó ou dar um toque gourmet ao prato.

De todo modo, os doces típicos brasileiros podem ajudar você a encantar seus clientes. Leia nosso artigo e saiba como preparar um cardápio rico em brasilidades!

Doces típicos brasileiros tradicionais

O Brasil é um país de proporções continentais, e, portanto, é esperado que a diversidade de culturas e povos se expresse também na culinária. No entanto, alguns doces típicos brasileiros são comuns em todo o país. Confira.

Brigadeiro

Em geral, atribui-se a criação do doce mais querido do Brasil às organizadoras das festas para arrecadação de dinheiro para a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, que disputava a vaga de presidente da República, em 1946. O Brigadeiro não foi eleito, mas o doce continuou sendo produzido.

Com a tendência de “gourmetizar” os alimentos, o brigadeiro ficou mais sofisticado. Agora, é possível fazer brigadeiros gourmet dos mais diversos sabores, de coco ralado a vinho do Porto, passando por oleaginosas como castanhas e até mesmo café.

Uma boa ideia para encantar seus clientes e deixar o seu cardápio sempre atualizado é alinhar a criação de brigadeiros especiais às datas festivas. Você pode, por exemplo, oferecer brigadeiro gourmet de paçoca na época de festa junina ou uma versão de especiarias na época do Natal.

Doce de abóbora

Não se sabe muito bem onde esse delicioso doce surgiu – se no sudeste ou no sul do Brasil. Suas versões mais populares são o doce mais rígido, em formato de coração, e em compotas, por vezes com coco ralado. Frequentemente visto em festas juninas, o doce de abóbora pode ser preparado o ano inteiro.

Se você fizer um doce de abóbora sem muito açúcar, pode utilizá-lo, inclusive, como matéria-prima para um brigadeiro gourmet. Surpreenda seus clientes: use o doce no lugar do achocolatado e cubra as bolinhas com coco ralado. Fica uma delícia!

Doces nordestinos

Os doces nordestinos encantam por sua riqueza de sabores e infinitas possibilidades. Confira dois dos principais doces da culinária nordestina.

Quindim

Inspirado em receitas portuguesas, o quindim é feito, basicamente, com gemas, coco ralado e açúcar. Para garantir o sabor do doce, utilize ingredientes frescos. Suas versões menores são ideais para celebrações elegantes, como recepções e casamentos.

Bolo de rolo

O rocambole de “mil voltas” que conquistou o Brasil: esse é o bolo de rolo. Originário de Pernambuco, o bolo de rolo é feito com uma massa leve e fina, de sabor neutro, e recheado com goiabada. Além de oferecer o bolo inteiro a seus clientes, você pode, também, fazer fatias pequenas, em formato de coração. É uma excelente opção para noivas que querem fugir do lugar-comum do bem-casado.

Para manter seus clientes sempre encantados, lembre-se de oferecer cardápios sazonais, que combinem com o clima e com as datas comemorativas. Os principais doces típicos brasileiros podem ser elaborados com ingredientes simples e, portanto, a utilização de frutas da estação é uma excelente maneira de manter seu portfólio sempre diversificado.

A elaboração de doces típicos brasileiros fica muito mais fácil se você tiver o aparato correto a seu alcance. Confira nosso artigo sobre moldes de silicone e inspire-se!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Reply Descubra por que investir em doces sem glúten no seu cardápioChef Center Blog agosto 15, 2018 at 4:24 pm

    […] doces de frutas são excelentes alternativas de sobremesas sem glúten, assim como diversos outros doces brasileiros. Basta usar a criatividade e inovar nas compotas e geleias de diversos sabores. Só não vale […]

  • Deixe uma resposta

    Scroll Up
    %d blogueiros gostam disto: