Dicas

5 acessórios de confeitaria que você precisa comprar já

junho 15, 2018
Tempo de leitura 4

Trabalhar com confeitaria, além de um delicioso ofício, é algo que sempre permite mais aprendizado e evolução, pois a cada dia temos novas técnicas e novas ferramentas no mercado. Incorporar bons acessórios de confeitaria à nossa rotina, é certeza de muito mais eficiência, satisfação e qualidade na produção.

Sendo alguns mais simples, outros mais complexos, porém funcionais, os acessórios que selecionamos poderão otimizar o tempo de qualquer profissional ou mesmo de um confeiteiro amador. Confira nossa seleção neste post!

1. Bicos de confeitar

bico de confeitar é um dos acessórios mais interessantes para decorar bolos, tortas e biscoitos, possibilitando um acabamento impressionante e profissional.

Ele é acompanhado pelo saco para confeitar, que armazena o recheio ou cobertura a serem utilizados, sendo que normalmente o encaixe entre os dois acontece independentemente da marca escolhida. Os bicos têm alguns tipos já padronizados, como os famosos “pitanga”, “babado” e “perlê”, que geram belos desenhos quando bem utilizados. 

Podem ser fabricados em plástico ou aço inox, este último mais resistente e com melhor acabamento, permitindo maior qualidade na decoração. 

2. Desmoldante

Isso é algo relativamente novo e uma ótima sacada! O desmoldante substitui a farinha, a margarina, papel-manteiga e outros possíveis produtos utilizados para untar assadeiras. 

Em forma de spray, poderá ser borrifado rapidamente no fundo da assadeira e pronto! Seu bolo, torta, e qualquer outra massa que, provavelmente grudaria ao assar, se soltará facilmente. Isso ainda evita a sobra de farinha, bordas mais grossas nos bolos e casquinhas irregulares.

Por ser um produto antiaderente, também poderá ser aplicado nas mãos para facilitar trabalhos como enrolar brigadeiros, moldar pasta americana etc. 

3. Cortadores

Como o nome já diz, são acessórios de corte, confeccionados em aço inox ou plástico, em diversos tamanhos e formatos como coração, estrela, gota, flores, entre outros. Sua função é cortar massas diversas, como bolos, biscoitos, pasta americana entre outras, no formato e tamanho que se desejar. 

Apesar de ser um acessório para criação de massas moldadas que agradam a todos, ter um kit de cortadores é indispensável na criação de receitas mais divertidas que encantam as crianças, área excelente para vendas. 

4. Pulverizador

pulverizador é também uma ferramenta que gera grande impacto em seu trabalho. Com esse acessório, você poderá decorar e colorir trufas, docinhos, bolos, tortas, bombons, polvilhando corantes ou pó para decoração em sua superfície e criando efeitos sensacionais.

Sua utilização é bem fácil, necessitando pouco treino. Pode-se facilmente substituir o frasco de corante utilizado no momento por outro, trabalhando mais de uma cor no mesmo prato.

É interessante saber que o pulverizador pode, inclusive, ser adotado no lugar do aerógrafo em situações onde não há produção em massa ou trabalhos mais complexos, como bolos muito grandes. Uma vez que o acionamento do pulverizador é manual, sua utilização intensa em trabalhos maiores pode se tornar cansativa.

5. Placas de textura

Sabe aquele chocolate belíssimo com a superfície totalmente desenhada? E aquela pasta americana cheia de detalhes? Possivelmente, o trabalho foi feito com auxílio de uma placa de textura. Confeccionadas em pet, são placas finas, flexíveis, de baixo custo e de variados tipos, que permitem criar texturas diversas, em chocolate e pasta americana. 

A placa de textura permite, por exemplo, decorar doces banhados em chocolate que, ao descansar sobre a placa, adquirem sua estampa. E, por ser flexível, possibilita criar placas de chocolate curvas, facilitando e entregando sofisticação para decoração de bolos redondos e de outros pratos. 

Os acessórios de confeitaria são apenas para profissionais experientes?

Essa é a boa notícia: não! Mesmo um aprendiz pode utilizar esses e outros acessórios. Eles não tiram o mérito do trabalho, pelo contrário: tornam a atividade mais eficiente e possibilitam maior detalhamento e capricho, obviamente com dedicação e um pouco de estudo. Ou seja, qualquer pessoa, com os bons acessórios indicados, somente evoluirá na confeitaria!

Gostou dos acessórios de confeitaria listados? Tem interesse em conhecer mais sobre esses e outros que podem auxiliar muito na arte de confeitar? Entre em contato conosco!

 

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: