Curiosidades

Conheça os tipos de bolos que são tendência em 2018

julho 10, 2018
Tempo de leitura 4

Não é novidade para ninguém que a cada dia surgem diferentes tipos de bolos, cada um mais criativo e saboroso que o outro. Mas você já está por dentro de quais são as tendências dessa área da confeitaria para 2018?

Neste post, vamos apresentar os tipos de bolos que são tendências neste ano, para que você saia na frente dos concorrentes e impressione a todos. Acompanhe!

Drip cake

drip cake, ou bolo gotejante, é um dos modelos que mais está em alta. Para conseguir o efeito escorrido, envolva completamente um bolo alto com buttercream, glacê ou outra cobertura básica de sua preferência. Prepare um ganache com consistência mais líquida e em uma cor diferente. Pode ser, por exemplo, um ganache de chocolate.

Com a ajuda de um saco de confeiteiro sem bico, vá despejando delicadamente a calda por toda a borda do bolo, de modo que ela escorra vagarosamente pelas laterais. Depois, é só completar o restante do topo com a mesma calda e finalizar com frutas, arranjos ou a decoração que preferir.

Outra dica importante: é fundamental que o bolo esteja bem gelado e a cobertura não esteja quente. Assim, você garante que o ganache escorra de maneira adequada.

Glow cake

Para fazer o bolo gliter, você só precisa de uma bomba borrifadora e gliter comestível puro!

Monte o bolo em uma mesa giratória, ou bailarina, e envolva com chantilly ou outra cobertura que já esteja na cor final que você deseja para a sobremesa. É importante que o acabamento fique bem liso e uniforme. Em seguida, vá girando delicadamente o bolo e borrifando o gliter da mesma cor por toda a superfície.

O resultado é uma iguaria chique, sofisticada e que impressiona a todos. Você ainda pode colocar outros elementos de decoração no topo ou em volta, como fitas de cetim e arranjos de flores.

Ombre cake

Essa opção de decoração resulta em um efeito incrível de aquarela e degradê. O trabalho é feito com a espátula na lateral do bolo.

Primeiro, cubra todo a superfície com o creme branco de sua preferência. Em seguida, separe 3 partes da mesma cobertura e tinja cada uma delas com tons diferentes da mesma cor. Você pode, por exemplo, deixar uma parte pink, outra rosa médio e a última rosa bebê.

Coloque o tom mais escuro em um saco de confeiteiro sem bico e deposite uma camada pela base de toda lateral da iguaria. Vá completando a lateral, de forma que cada terço do bolo fique em um tom. Em seguida, utilize uma espátula e alise todo o creme. É aí que um tom vai se misturar sutilmente ao outro, gerando o efeito de aquarela em degradê.

Glass cake

Se você quer inovar na confeitaria, precisa aprender a fazer o bolo espelhado. Apesar de simples, a técnica de “glassagem” confere a qualquer sobremesa um ar muito profissional.

Os ingredientes utilizados na calda são açúcar refinado, leite condensado, xarope de glucose, gelatina incolor em pó, água, chocolate branco e corante em pó lipossolúvel. Depois de pronta, a cobertura superlisa e brilhante deve ser derramada por todo bolo ou torta. Praticamente, nem é necessário utilizar espátula e outros instrumentos, já que a “glassagem” por si só oferece uma cobertura perfeita.

Nesse caso também é importante que o bolo esteja bem gelado, e o ideal é apoiá-lo em cima de uma grade, que, por sua vez, deve estar em uma bandeja. Assim, a cobertura pode escorrer por todo o bolo sem desarrumar a produção.

High cake

Essa é uma tendência que nunca sai de moda! Afinal, nada impressiona mais que um bolo de vários andares no salão de uma festa de 15 anos ou casamento, não é mesmo? Outra novidade tem sido apresentar o bolo alto, mas em um único andar, como uma espécie de torre.

Se a sua ideia é impressionar com a altura, a dica é apostar em uma massa com bastante estrutura e não exagerar ao umedecer. Também é preciso optar por recheios mais firmes. Assim, fica mais fácil garantir a firmeza dos andares ou do bolo em torre. Outra dica é utilizar um suporte interno para bolos, para que as camadas não deslizem.

A cada ano, surgem mais opções de acabamentos e novos tipos de bolos. Por isso, para impressionar os clientes e sair na frente da concorrência, é importante sempre estar atento às novidades do universo da confeitaria.

Gostou das informações apresentadas? Já experimentou algumas dessas técnicas ou sabe de outra tendência que está em alta em 2018? Deixe seu recado nos comentários!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: