Curiosidades

Descubra por que investir em doces sem glúten

agosto 15, 2018
Tempo de leitura 3

De uns tempos para cá, o glúten tem sido motivo de muitos debates. Alguns afirmam que retirar esse ingrediente da dieta ajuda a emagrecer, enquanto outros garantem que ele não é o melhor amigo da nossa saúde. Teorias à parte, o fato é que o mercado de doces sem glúten só tem aumentado.

A princípio, pode parecer difícil eliminar do dia a dia o trigo, a cevada, o centeio e outros cereais que contêm glúten. No entanto, com um pouco de criatividade, é possível sim preparar incríveis receitas que atendam tanto quem busca melhorar a saúde quanto aqueles que não podem consumir o ingrediente por restrição alimentar, como os celíacos.

Para ajudar você a ampliar o repertório de doces sem glúten, apresentamos neste post 4 opções de receitas fáceis e muito saborosas. Continue a leitura e confira!

O que é glúten?

Por mais curioso que pareça, o glúten não é um carboidrato. Na verdade, trata-se de uma combinação de duas proteínas presentes no interior de certos grãos, as quais são ativadas ao adicionarmos água à farinha e manipularmos a massa. A partir daí, o glúten inicia a sua função de deixar a massa mais macia e elástica.

Também é o glúten que ajuda as massas a crescerem. No caso dos pães, por exemplo, é ele quem cria uma espécie de camada que impede o gás carbônico originado com a fermentação de escapar da receita, fazendo com que o produto aumente de tamanho.

Quais as opções de doces sem glúten?

Hoje em dia é possível encontrar inúmeras receitas livres do glúten, mas separamos 4 das mais gostosas e fáceis de preparar para você conferir.

1. Bolo de chocolate

Apesar da importante função que o glúten desempenha nas massas, existem alternativas para substituir esse ingrediente nas receitas de bolo, sem abrir mão do sabor. A dica é substituir a farinha de trigo por uma mistura de farinha de arroz e de aveia.

Apenas tome cuidado para levar para casa ingredientes que tiverem no rótulo a informação de que não contêm glúten, já que muitas vezes ocorre a chamada contaminação cruzada.

2. Arroz-doce

Essa é das mais simples opções de doce sem glúten — e a vantagem é que não é necessário adaptar em nada a receita. Isso porque arroz, leite, açúcar e leite condensado não contam com esse ingrediente.

E se quiser deixar a sua receita ainda mais acessível a todos os públicos, basta trocar o leite de vaca por leite de coco. Dessa forma, você atende também os veganos e intolerantes à lactose.

3. Compotas e geleias

Os doces de frutas são excelentes alternativas de sobremesas sem glúten, assim como diversos outros doces brasileiros. Basta usar a criatividade e inovar nas compotas e geleias de diversos sabores. Só não vale acrescentar cereais e granola para finalizar o doce, pois, como vimos, alguns tipos podem contar conter essa proteína.

4. Mousse de maracujá

Outra opção incrível para ampliar a oferta de doces sem glúten é apostar no mousse de maracujá ou mesmo de outras frutas, como limão — e não é necessário fazer adaptações, desde que a base utilizada seja gelatina, suco de fruta, leite condensado e creme de leite.

Uma última dica: em todas as receitas, fica proibido aquele truque de acrescentar uma colherzinha de farinha de trigo para encorpar mais a sobremesa. Afinal, quando se trata de restrição alimentar, nenhuma quantidade do produto intolerado é permitida.

Como você viu, ao apostar na fabricação de doces sem glúten, você oferece muito mais opções à sua clientela e ainda amplia as suas possibilidades de negócio. Então, não perca tempo e comece já a inovar na cozinha!

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais. Até a próxima!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: