Dicas

Aprenda já a fazer a decoração de um bolo de casamento

agosto 27, 2018
Tempo de leitura 4

Clássico, colorido ou enfeitado. O bolo é, sem dúvidas, um dos principais protagonistas de uma festa, especialmente se for a de um casamento. Além de adoçar o evento, ele também faz parte da decoração, ficando em evidência no brinde dos noivos e na foto com os padrinhos e madrinhas.

Nos últimos tempos, o doce tem conquistado muitas pessoas graças a uma grande variedade de formatos, cores, sabores e tamanhos. No entanto, para escolher o bolo de casamento perfeito, é necessário considerar o estilo do casal, os elementos que irão compor a decoração da festa, entre outros aspectos importantes.

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para ajudar você a fazer a decoração de bolo de casamento com mais de um andar. Confira!

Defina o tamanho e a quantidade de andares

O primeiro passo é a escolha do tamanho do bolo. Nessa etapa, sempre leve em consideração a altura do casal. Isso é importante para evitar produzir um bolo muito alto para noivos baixinhos — ninguém deseja aquele efeito desproporcional nas fotos, não é mesmo?

Outro detalhe essencial: o tamanho do bolo de casamento dependerá do número de convidados. Um bolo de 30 cm, por exemplo, serve de 52 a 56 fatias; já um de 40 cm serve de 82 a 100 fatias.

Estabeleça um estilo

Como mencionamos, o bolo de casamento é um dos destaques da mesa de doces. Por isso, ele deve estar totalmente de acordo com a ornamentação da festa. Para um estilo mais clássico, a melhor opção é a pasta americana. As decorações mais tradicionais incluem rendas e flores comestíveis, geralmente em tons de branco.

Já os casamentos mais rústicos podem ter um bolo mais descontraído. Uma tendência que vem se destacando e é uma boa opção para esse tipo de festa é o naked cake, que dispensa a cobertura e expõe todo o recheio.

Saiba quais acessórios utilizar para a decoração de bolo de casamento

Você vai precisar de alguns acessórios específicos para que o seu bolo de andar saia perfeito. São eles: base para o bolo (madeira ou vidro), bases de isopor no mesmo formato e diâmetro de cada andar, suporte interno para bolo, suporte de plástico e faca com serra.

Escolha o sabor

Agora que você já sabe quais acessórios usar, é hora de escolher o sabor do bolo. E essa é a parte mais importante! Por isso, seja bastante detalhista com os sabores. Tente experimentar o máximo que você puder e procure conhecer outras opções disponíveis. E vale lembrar que é essencial que o sabor do seu bolo combine com a cobertura a ser escolhida.

Lembre-se também de que as camadas do bolo precisam estar consistentes. Para isso, pode ser necessário “comprimi-las” com peso. O recheio também precisa estar firme para poder comportar o peso do próximo andar, evitando o risco de a camada de bolo escorregar.

A seguir, veja alguns tipos de cobertura que você pode utilizar.

Pasta americana

Conhecida também como fondant ou pasta de açúcar, a pasta americana é uma das coberturas mais utilizadas nos bolos de casamento. Na maioria das vezes, os noivos escolhem a cor branca, mas existem outras cores disponíveis. A sua consistência é mais sólida do que a das demais coberturas e por isso dá um efeito mais liso.

Merengue francês, suíço ou italiano

O merengue francês tem uma textura mais leve e delicada e é muito utilizado para confeitar. O suíço é mais firme, mas não é tão consistente. O merengue italiano, também conhecido como marshmallow, é o mais firme e mais indicado para coberturas de bolos.

Ganache

ganache é uma ótima cobertura para bolos. Além de deixar o doce com excelente acabamento, também ajuda a conservá-lo caso esteja em temperatura ambiente. Os sabores podem ser chocolate ao leite, branco, amargo ou meio amargo.

Viu como não é difícil montar um bolo com dois, três e, quem sabe, até cinco andares? Seguindo o nosso passo a passo e utilizando os acessórios que listamos, os seus bolos serão elogiados em qualquer evento!

Curtiu as dicas de como fazer uma decoração de bolo de casamento? Então, continue a visita ao nosso blog e confira também tudo o que você precisa saber sobre docinho de casamento!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: