Empreendedorismo

Saiba como abrir uma confeitaria e realize o seu sonho

setembro 11, 2018
Tempo de leitura 4

Você está disposto a dar o primeiro passo para realizar o seu sonho e descobrir como abrir uma confeitaria? Empreender é realizar algo novo e sair da sua zona de conforto. E a recompensa de ser um empreendedor vai muito além da chance de ser bem-sucedido e ficar rico.

Mas, de fato, existem alguns benefícios. Entre eles, estão os horários flexíveis, a possibilidade de aprender mais, autonomia para tomar decisões e, o principal, trabalhar com o que se gosta. Por isso, se você tem vontade de abrir um negócio no ramo da confeitaria, o seu lugar é aqui!

Muitos empreendedores estão se consolidando no mercado de doces e você já deve ter se perguntado se é difícil investir nesse segmento. Pensando nisso, reunimos cinco dicas que ajudarão você nessa tarefa de como abrir uma confeitaria. Vamos conferir?

Planeje e organize a documentação

Não importa se sua empresa será de porte pequeno ou grande, o que vale mesmo é um bom planejamento! Sim, esse é o primeiro passo antes de você colocar a mão na massa. Identifique o que quer e o que pretende com o seu negócio, além de testar o interesse e aceitação do mercado. Para isso, antes mesmo de aquecer o forno, separe um tempo e responda as perguntas abaixo para si mesma.

  • as pessoas estão interessadas no que pretendo vender?
  • quais são os produtos que mais saem e podem gerar lucro?

Invista em equipamentos

Após passar a parte burocrática de documentação, você precisará investir em equipamentos. De todos as dicas, talvez essa seja a que mais exigirá um investimento financeiro. A seguir, listamos alguns itens necessários para você — não se esqueça que a quantidade e tipo dependem do seu negócio e da sua localidade.

Dica: tente investir em equipamentos novos. Isto dará a você qualidade e durabilidade dos produtos comprados.

Envolva-se com o projeto

Em primeiro lugar, é importante entender que abrir um negócio não se resume somente injetar dinheiro. É necessário envolver-se pessoalmente com o projeto, e investir em estudos para aprimorar os conhecimentos é essencial para se destacar da concorrência.

Vivendo o dia a dia de como funciona uma confeitaria, você consegue garantir e monitorar um bom atendimento aos clientes. Lembre-se: não basta apenas gerenciar um negócio, é preciso vivenciá-lo.

Escolha a localização

Um dos grandes desafios na hora de montar uma confeitaria é na hora de escolher a localização. Pense em um espaço que permita montar toda a estrutura (cozinha, espaço para clientes, dispensa para o estoque etc) e seja de fácil acesso para a sua clientela.

Dê preferência para um lugar que não precise de obras, assim, você pode economizar dinheiro. Apostar em um ambiente com boa iluminação e ventilação natural, bem como um local que tenha movimentação de pessoas pode ser um bom caminho também.

Caso sua confeitaria seja de portas abertas, é muito importante estar em um local com movimento de pessoas a pé ou que tenha estacionamento disponível para os clientes.

Tenha atenção à qualidade

Faça sempre o possível para garantir uma boa qualidade para a sua confeitaria. Seja na hora da preparação dos doces, seja no atendimento. Isto é significativo porque pode ajudar na fidelização dos seus clientes. Ou você acha que, quando seu negócio não for mais novidade na sua região, ele continuará sendo sustentável se não tiver qualidade?

Além da qualidade — fator essencial para o seu negócio —, a padronização dos seus produtos também é um motivo significativo! Por isso, fique atento e sirva os produtos sempre da mesma forma.

Mesmo com as orientações de como abrir uma confeitaria, ainda há outras possibilidades. Tais como: caprichar na personalização, criar parcerias, montar uma equipe de sucesso e definir uma estratégia de marketing e vendas.

Mas não se esqueça que você deverá investir diariamente em seus estudos! Esteja disposto a se preparar para que seu negócio cresça e se estabeleça no mercado, se destacando da concorrência.

Agora que você já sabe como abrir uma confeitaria, que tal continuar visitando nosso blog? Confira os 5 acessórios de confeitaria que você precisa comprar já!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: