Curiosidades

Tipos de formas para doces: saiba como escolher a melhor

setembro 17, 2018
Tempo de leitura 3

Se você é um apaixonado por confeitaria, precisa saber tudo sobre uma grande aliada na hora de preparar doces: as formas. Elas não só dão o formato para a sua guloseima, como garantem a beleza no acabamento do doce. Existem vários tipos de formas, os quais são indicados para vários tipos de doces e, até mesmo, para diferentes resultados ou objetivos com a mesma sobremesa.

Ficou interessado? Vamos lhe explicar tudinho e deixá-lo por dentro das novidades quando o assunto é forma para doces. Acompanhe!

Conheça a flexibilidade da forma de silicone

forma de silicone veio para acabar com um velho drama: a hora de desenformar. Principalmente para doces com texturas mais delicadas e quebradiças, como pudins ou cupcakes. Por ter uma textura macia e ser antiaderente, esse tipo de forma permite que o doce se solte mais facilmente de sua estrutura, mantendo, assim, sua forma original.

Em caso de alguma dificuldade, sua maleabilidade permite que se mexa nela para tentar soltar o doce, sem afetar seu formato — as temidas quebras ou rachaduras. Essa flexibilidade do silicone também serve para quem trabalha com chocolate e bombons.

Vale destacar, ainda, que o material também é bastante dinâmico e resistente, e pode ir do forno (sem perigo de derreter) ao freezer.

Veja o dinamismo da forma de pvc ou acetato

As formas de PVC, ou acetato, são aquelas de plástico transparente. São muito usadas por quem trabalha com chocolate, pois facilitam na hora de desenformar. Basta pressioná-la ou flexioná-la que o bombom sai.

Seu ponto fraco seria a durabilidade. Com o uso constante, essas formas precisam ser substituídas rapidamente. Mas apresentam um preço bem acessível e uma boa variedade no mercado.

Aprenda a usar a forma de pvc com silicone

Trata-se de um kit de formas, composto por duas estruturas em PVC e uma película de silicone entre elas. Bastante indicadas para quem trabalha com chocolate, principalmente os que serão recheados, como as trufas.

Isso porque normalmente a parte em PVC recebe parte do chocolate e o silicone funciona para fazer a “casquinha do doce”, a qual será recheada.

Entenda como a forma de polipropileno se destaca

Agora, se você não quer ficar trocando de forma toda hora, a ideal é a de polipropileno. Esse é um tipo de plástico mais resistente, mas ainda com alguma flexibilidade para a hora de retirar o chocolate de sua estrutura.

Indicada para fazer ovos de páscoa maiores — já que é mais dura — e o que mais a sua imaginação mandar.

Use a rigidez da forma de policarbonato

Mais duro que o polipropileno, só as formas de policarbonato. Elas são extremamente rígidas, resistentes e não permitem nenhum tipo de torção na hora do desenforme.

Mas se é mais difícil para desenformar, por que escolher esse tipo de forma para trabalhar com chocolate? Porque ela proporciona um brilho e acabamento único ao seu doce. Vale a pena testar e investir, já que ela vai durar por anos.

Como vimos, há uma infinidade de formas e indicações de cada uma delas para um tipo de doce. Mas não tem mistério! Com a informação certa, sua confeitaria só vai fazer uma coisa: sucesso!

Agora que você já conhece os tipos de formas existentes no mercado e suas aplicações, conheça também a Chef Center. Ela tem grande variedade de modelos, formas diferenciadas e é uma ótima opção para compra desse tipo de material sem sair de casa.

E se você acha que só as formas de plástico dominam o mundo dos doces, que tal dar uma olhadinha no universo das formas e assadeiras?

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: