Curiosidades

7 acessórios de confeitaria indispensáveis para a sua produção

setembro 26, 2018
Tempo de leitura 3

A confeitaria é uma das artes mais belas da gastronomia, mas exige muita técnica e precisão nos preparos. Por essa razão, mais do que talento e conhecimento, para ter sucesso nessa área é preciso investir na sua cozinha com os equipamentos e acessórios de confeitaria adequados para cada tipo de produto e tamanho do negócio.

Pensando nisso, neste artigo listamos e explicamos 7 dos principais acessórios de confeitaria indispensáveis para a produção. Se você quer montar ou incrementar uma cozinha profissional e ter sucesso nesse ramo, leia este post até o final!

1. Acessórios de medição

A confeitaria demanda muita precisão e, uma porção a mais de farinha, açúcar ou manteiga, por exemplo, pode colocar toda a receita a perder. Por isso, não é recomendado preparar os bolos utilizando apenas o olho ou receitas caseiras. Todo confeiteiro precisa investir em acessórios precisos de medição como copos, colheres ou tigelas medidoras.

2. Balança de precisão

A balança de precisão também é uma aliada na confeitaria. Os utensílios medidores variam de acordo com o tipo de ingrediente, pois uma xícara de farinha não tem o mesmo peso de uma xícara de manteiga. Já com a balança é possível calcular o peso exato do tipo de ingrediente desejado. Além disso, ela consegue captar quantidades bem pequenas, garantindo fidelidade à receita.

3. Batedeira

A batedeira é conhecida como o eletrodoméstico dos confeiteiros, uma vez que é fundamental para misturar as massas, sobretudo em grandes quantidades. O modelo e o tamanho do equipamento variam de acordo com a necessidade do negócio. Entretanto, é recomendado trabalhar com um modelo maior, que dê conta de, pelo menos, 2 litros de massa.

4. Fouet

O fouet se assemelha às pás da batedeira e serve para a mesma função, ou seja, mexer massas. A principal diferença é que é mais indicado para pequenas quantidades de produto em que a velocidade não é tão importante na hora de misturar. A vantagem desse acessório é que ele permite ter maior controle sobre o ponto da receita e o efeito na massa, já que ele bate, mistura e aera.

5. Forno industrial

Quem deseja montar uma confeitaria deve saber que um dos elementos principais do negócio deve ser o forno, afinal, o fogão doméstico dificilmente supre as demandas. Por isso, invista em fornos com capacidade maior e que permitam várias formas ao mesmo tempo para poupar tempo e energia. Além disso, é importante verificar a variação de temperatura, vedação e o tipo de montagem (chão ou suspenso).

6. Assadeiras variadas

As assadeiras também são acessórios indispensáveis nesse tipo de cozinha. O ideal é investir em diferentes tamanhos e formatos de boa qualidade para atender a uma quantidade maior de demanda: retangular, circular, com fundo falso, forma para cupcakes etc. É importante também ficar atento ao material da forma, uma vez que isso impacta na quantidade de tempo para assar uma massa e no efeito desejado.

7. Bicos de confeitar

Por fim, um dos acessórios para confeitar os bolos que não podem ficar de fora são os bicos com efeitos e desenhos variados para confeitar. Eles serão usados de acordo com o tipo de bolo, tendências do segmento e exigência do cliente, por isso é importante ter vários modelos!

E aí, você já tem todos esses acessórios de confeitaria? Para adquirir produtos de qualidade e com segurança, procure por lojas especializadas, inclusive lojas virtuais como a Chef Center, que oferece uma variedade de produtos para confeitaria.

Se você ficou interessado no assunto, não deixe de conferir os modelos de bico de confeitar disponíveis em nossa loja!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: