Dicas

Saiba como fazer promoção em datas especiais

outubro 16, 2018
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Uma das estratégias adotadas por quem quer movimentar as vendas é ficar de olho em datas especiais do calendário, em que se festejam um determinado nicho ou acontecimento e que levam as pessoas a comprar para presentear.

As datas mais festejadas pelo comércio são o Natal, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças e o Dia das Mães. É o momento em que, mesmo sem dinheiro, as pessoas se mobilizam para comprar nem que seja uma “lembrancinha”.

De olho nessa estratégia de mercado, preparamos este artigo para que você saiba como fazer promoção nessas datas especiais. Continue lendo este post e aumente as suas vendas!

Aprenda a se planejar dentro do seu negócio

Em datas comemorativas, as pessoas estão mais propensas a gastar para presentear, procurando algo que possa traduzir seu amor e devoção dentro daquela data especial. Que tal transformar o seu produto nesse artigo?

Fique de olho no calendário e planeje-se para que sua linha esteja engajada. Crie uma cesta com embalagem especial para o Dia das Mães, um doce diferente para o Dia das Crianças ou Dia dos Pais, por exemplo.

Faça propaganda dos seus produtos

Sabe por que costumamos ser bombardeados de propagandas em datas especiais? Porque é o jeito de o comércio dizer que tem um produto especial para aquela data comemorativa. Se você também tem, precisa divulgá-lo!

Conte aos seus clientes o que você fez de diferente, mostre fotos e desperte o desejo de comprar o seu produto. Se tiver uma loja física, invista também em uma vitrine temática com a data.

Estude o seu mercado e prepare o seu estoque

Não existe nada mais desagradável para o cliente do que ele ser atraído para uma determinada compra, tentar fazê-la, mas não conseguir porque o produto acabou.

Estude seu mercado, veja se a sua propaganda está atraindo mais público do que o normal e aumente o seu estoque de acordo com essa demanda.

Em casos extremos, o estoque acaba mesmo — e é maravilhoso para quem vende. Mas não deixe que isso seja um sinal de distração para o seu mercado aquecido e frustração para quem quer comprar com você.

Fique de olho nas entregas

Além da logística de produção de estoque para datas especiais, é importante que você se organize também quanto à administração das entregas — se oferecer esse serviço — nessas datas. Como as vendas aumentam, as entregas também acompanham o ritmo.

Lembre-se de que seu cliente comprou com você e quer receber o produto a tempo de presentear naquela data especial. Por isso, não atrase, não fure e não transforme o seu produto em um problema!

Use as redes sociais para divulgar e dê descontos

Você provavelmente tem redes sociais para divulgar o seu produto, não é mesmo? Utilize-as também para divulgar sua linha para datas especiais. Crie anúncios próprios e lembre o seu público de que você também pode servi-lo naquela data, com um produto novo e pensado especialmente para a ocasião.

Além disso, você pode oferecer promoções e vale-presentes para o seu cliente fiel, que compra sempre com você. Ou ainda criar uma linha de descontos para esse tipo de consumidor — ou descontos progressivos que possam fidelizar clientes novos.

As datas especiais aquecem qualquer mercado e fazem a economia girar. Se você vende, precisa estar de olho no calendário e aproveitar essas possibilidades de aumentar seu lucro. Sabendo como fazer promoção, você conquista mais clientes, divulga seus produtos e aumenta suas vendas.

Agora que você já sabe tudo sobre venda de ocasião, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!

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