Curiosidades

Papel de arroz: entenda para que serve e como fazer!

novembro 5, 2018
Tempo de leitura 3

Muitas pessoas se arriscam na hora de preparar doces e bolos. Além de incrementarem a receita com os mais diversos recheios, a cobertura é sempre o grande final. Ela pode ser feita com pasta americana, glacê real e bicos de confeiteiro. No entanto, se você ainda não tem muita habilidade, uma boa opção é apostar em um papel comestível. Por exemplo, você sabe o que é papel de arroz e para que serve?

Ele é um confeito decorativo usado em alimentos, principalmente biscoitos, bolos, cupcakes e tortas. Solte a criatividade e imprima a estampa que desejar, como fotos, desenhos, textos e caricaturas. Esse tipo de papel é totalmente comestível e apresenta um lado poroso e outro liso. A impressão deve ser feita no lado liso, combinado?

No post de hoje, vamos mostrar para que serve o papel de arroz, como fazê-lo e onde usá-lo. Preparado? Boa leitura!

Como fazer o seu próprio papel de arroz comestível?

Se quiser decorar um bolo de aniversário, uma boa maneira é fazer o seu próprio papel de arroz. É bem fácil e requer poucos ingredientes. Você também vai precisar de um aro de costura, escumilha, grelha de resfriamento e rolo de cozinha. Veja abaixo!

Ingredientes

  • ½ kg de farinha de arroz;
  • água.

Modo de preparo

  • dissolva a farinha na água até que ela vire uma pasta branca;
  • reserve;
  • encha uma panela com água e deixe ferver;
  • prenda a escumilha em um aro de costura de modo que fique encaixado na panela;
  • com a ajuda de uma espátula, coloque a pasta, aos poucos, sobre a escumilha;
  • deixe o arroz vaporizar por três minutos;
  • enrole o papel de arroz em um rolo de cozinha;
  • desenrole-o sobre uma grelha de resfriamento;
  • espere 12 horas e, após esse tempo, ele estará pronto para ser usado.

Apesar de ser uma receita simples, você vai precisar de determinados utensílios em sua cozinha. Por isso, comprar o papel de arroz pronto pode ser mais fácil, além de garantir a qualidade do produto.

Como decorar e colorir o papel de arroz branco?

Existe uma variedade de opções! Para colori-lo, trace a forma do desenho com canetas culinárias e, na hora de preenchê-lo, use cobertura de gel.

Em seguida, passe geleia de brilho no seu bolo no local exato onde ficará o papel. Ela não pode ser muito mole e à base de água, ok? Tenha bastante cuidado ao aplicar, porque a folha é frágil e não admite uma segunda aplicação.

Por fim, passe mais uma vez a geleia de brilho, a fim de realçar as cores. Dê um toque especial na sua decoração com pó de brilho. Se preferir, procure lojas que produzem o papel de arroz com a imagem desejada.

Além disso, também é possível pintar o papel de arroz de outras formas. Você pode utilizar água e corante em pó, usando um pincel. Para isso, basta misturar o corante na água e soltar a criatividade!

Agora que você já sabe o que é papel de arroz e como esse confeito costuma ser utilizado na decoração de bolos, cupcakes e biscoitos, capriche para a que a sua aplicação seja correta!

Gostou deste post sobre papel de arroz e quer saber mais? Visite o site da Chef Center e arrase nas decorações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: