Curiosidades

Saiba como fazer decoração com doces!

novembro 19, 2018
Tempo de leitura 5

Todo mundo sabe que os doces são a parte mais esperada de muitas festas. Seja em casamento, batizado ou aniversário, a mesa de sobremesas é sempre admirada pelos convidados e o ponto alto de qualquer comemoração.

Por esse motivo, é necessário um grande cuidado com os bolos e doces, não só em termos de sabor, mas também de visual. Como consequência, a decoração com doces se torna fundamental em festas de todo tipo e pode ser o grande diferencial de um confeiteiro em tempos de grande concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir dicas do que levar em conta ao fazer decoração com doces? Então, continue a leitura e tenha várias ideias para os próximos trabalhos!

Combine os doces com a paleta de cores da festa

De uns tempos para cá, a identidade visual tem sido muito explorada em vários tipos de celebração. Para isso, empresas especializadas são contratadas pelos anfitriões e desenvolvem ilustrações e diferentes tipos de artes para convites, lembrancinhas, decoração e ambiente da confraternização como um todo.

Nesse contexto, é fundamental que o profissional da confeitaria esteja em sintonia com a identidade visual do evento. Afinal, se não há um diálogo entre as equipes que trabalham no evento, o resultado final como um todo pode ser comprometido.

Para entregar uma decoração com doces perfeita, procure dialogar com o cliente e, se possível, com os outros profissionais envolvidos na decoração. Assim, vocês podem pensar juntos na melhor maneira de chegar ao visual perfeito e trocar ideias sobre uma forma otimizada de atender à demanda do cliente.

Faça doces personalizados

Nada chama mais atenção dos convidados em uma mesa de doces que itens personalizados. Todos se surpreendem e ficam incrivelmente felizes ao se depararem com um personagem que representa os noivos ou o aniversariante, um símbolo da profissão ou mesmo elementos que remetem a hobbies e preferências dos donos da festa.

E as opções são variadas! Modelagem em pasta americana, inscrição da inicial do nome e confeitos caprichados deixam qualquer um de queixo caído e com água na boca. Aliás, às vezes o trabalho manual aplicado no doce fica tão bem-feito que muitos chegam a sentir pena de comer a sobremesa!

Mas cuidado para não exagerar na personalização e perder a mão no tom da festa. Aqui, também vale a máxima de procurar entender qual é o desejo do cliente e o clima da recepção.

Capriche na decoração dos doces

Para que a decoração com doces seja perfeita, é muito importante ter total atenção às técnicas de decoração.

Um bico de confeitar mal utilizado, por exemplo, pode transmitir aos convidados uma impressão de falta de cuidado e desleixo. O mesmo vale para o acabamento com ganache, pasta americana e confeitos.

Nesse ponto, a dica é investir em utensílios de boa qualidade e capazes de garantir um resultado altamente profissional. Também é importante se capacitar, fazer cursos e praticar bastante. Assim, você consegue entregar um resultado perfeito e executado em muito menos tempo.

Use forminhas diferenciadas

Essa é uma das maneiras mais práticas e acertadas de trabalhar a decoração com doces.

Hoje em dia, há no mercado uma imensa variedade de forminhas em diferentes cores, estampas e tamanhos, cada uma mais linda que a outra. E sem contar que as forminhas são fundamentais para garantir um transporte adequado e seguro para os doces.

Em festas de casamento, uma ótima pedida é apostar nas peças que remetem a flores bem-delicadas. Se a festa for um aniversário descontraído, por exemplo, não tenha medo de arriscar em cores e desenhos vivos e contrastantes.

Invista na montagem das mesas

Como já dissemos, a mesa de doces é o ponto alto da decoração de muitas festas e, justamente por isso, merece uma atenção mais que especial.

Após você ter todo o cuidado em dialogar com a identidade visual da festa, elaborar itens personalizados, investir nas técnicas de decoração e escolher as forminhas, só falta estudar com muita calma como será a montagem dos doces. Do contrário, todo o trabalho feito até então pode não ser devidamente valorizado.

Para isso, escolha com cuidado as louças e bandejas a serem colocadas no local, prestando atenção à altura de cada recipiente que abrigará os doces. O mais importante é se certificar de que nenhuma sobremesa ficará encoberta por outra.

Também é válido deixar alguns doces espalhados pela mesa e se preocupar em ocupar todos os espaços disponíveis. Do contrário, pode ficar a impressão de que há poucos itens para muito espaço.

Aposte em produção artesanal

Como você sabe, cada vez mais a concorrência no ramo da confeitaria tem aumentado, o que leva à necessidade de se reinventar a cada dia para oferecer um produto único no mercado.

Ao criar um doce para seus clientes, não deixe de pensar também na forma como a sobremesa será apresentada, tanto na hora da venda quanto no evento em si.

Delicadezas como fitas, potes trabalhados e até mesmo a tonalidade dos doces podem fazer toda a diferença. Como diz o ditado, come-se primeiro com os olhos, e na confeitaria isso é ainda mais verdade!

Ao criar um produto artesanal, a partir de ingredientes diferenciados e exclusivos, você faz com que os convidados deixem o evento com uma excelente impressão do seu trabalho, e ainda tem a oportunidade de fazer a diferença na decoração com doces.

Como você viu, em todo tipo de evento é necessário ter cuidado com vários detalhes para oferecer uma decoração com doces ideal. Tons da identidade visual, forminhas escolhidas e produção artesanal e personalizada são apenas alguns dos aspectos que não pode deixar de considerar para apresentar um visual impecável.

Mas lembre acima de tudo que, em se tratando do ramo alimentício, o sabor nunca pode ser deixado de lado. Então, capriche na apresentação, mas deixe o convidado ainda mais feliz e surpreso ao dar a primeira mordida!

Este conteúdo foi útil para você? Quer continuar por dentro de mais dicas e novidades em confeitaria? Então, siga a Chef Center nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramPinterest e YouTube. Até a próxima!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: