Empreendedorismo

Quais os equipamentos de confeitaria necessários para os doces de Natal?

novembro 21, 2018
Tempo de leitura 16

A confeitaria é a especialidade para quem gosta de cozinhar e ama doces em geral. É a atividade para trabalhar com bolos, tortas, bolo de pote, pudim, brigadeiro e tantos outros pratos deliciosos existentes. Por isso, se você faz parte desse grupo, investir em equipamento de confeitaria certo é essencial.

Dezembro já está quase aí. É um mês repleto de comemorações entre amigos, familiares e colegas de trabalho para celebrar o fim de um ciclo e a chegada de um ano novo. As festas de Natal oferecem diversas possibilidades de negócio, muito além da tradicional ceia.

Embora muitas pessoas achem que a confeitaria trabalhe somente com bolos, você pode ir além dessa ideia e enxergar todas as oportunidades. Já imaginou aumentar as suas vendas com doces no Natal? Para isso, é preciso investir nos utensílios certos. Se essa é a sua vontade, então, o seu lugar é aqui! Falaremos sobre a importância de investir em equipamentos de qualidade e aproveitar uma das datas mais importantes!

Agora é o momento de trabalhar na criação de receitas exclusivas para o fim de ano, viu? Afinal, quem não ama ganhar um docinho como lembrança? Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você neste conteúdo.

Entenda como investir de forma correta em equipamentos

Adquirir os equipamentos certos pode ser uma maneira eficaz de inovar o seu negócio, sobretudo se você pensa em faturar com a venda de doces no Natal. Porém um investimento de máquinas mal planejado pode prejudicar o crescimento da sua empresa. Por esse motivo, fazer o planejamento muito bem é essencial.

Entre os benefícios de usar bons equipamentos estão o aumento de produtividade, a redução de custos, além de mais qualidade, competitividade com concorrentes e diminuição do tempo de entrega dos pedidos. Ou seja, uma cozinha especializada em doces deve ser bem equipada para viabilizar a produção. Para isso, escolha os equipamentos que se adequam às necessidades da sua empresa.

A seguir, listaremos alguns equipamentos de confeitaria necessários para preparar os seus doces de Natal. Acompanhe!

Forno industrial

Um dos elementos principais de uma confeitaria é o fogão industrial. Em razão disso, a escolha desse equipamento deve ser bem estudada, pois você precisará de espaço para alocar várias formas ao tempo — por isso, invista naqueles com capacidade maior — , além de regular a temperatura ideal para cada produto.

Além disso, é importante verificar o estilo da montagem porque ele também pode variar: no chão ou na parede, tudo vai depender do estilo da sua produção.

Estufa refrigerada

O que é mais importante para garantir a segurança do alimento fornecido pelo seu negócio? Talvez essa seja uma pergunta difícil, afinal, estamos habituados com a exposição de muitos modos de contaminação alimentar.

Por isso, as estufas são ótimos equipamentos para o seu negócio. Além de expor os bolos, tortas ou outros deliciosos doces, elas são responsáveis pela preservação do seu alimento.

Freezer

Às vezes é necessário preparar massas e recheios com antecedência, para garantir tempo suficiente para a montagem e decoração do bolo. Para isso, é possível congelar alguns recheios e massas de bolos ou cupcakes — e é aí que entra o freezer.

Esse aparelho vai servir para conservar os alimentos por mais tempo em comparação a uma geladeira. Apesar de muitas pessoas acharem que o freezer é igual a um congelador, há diferenças entre os dois. O congelador, por exemplo, consegue resfriar até -6ºC, enquanto o freezer pode ser regulado em -20ºC ou mais.

Uma dica para você: o melhor freezer para comércio é o horizontal, pois consegue acomodar muito mais produtos.

Batedeira

Esse equipamento é o queridinho dos confeiteiros. Isso porque é uma peça-chave na hora de misturar as massas, especialmente, se for em grandes quantidades. Entre os tipos de batedeiras existentes no mercado, a planetária é a mais indicada para quem trabalha com doces.

Com um modelo mais completo e profissional, ela vem acompanhada de batedores resistentes e tigelas para serem usados em massas ou misturas, como cupcakes, bolos, mousses, pão de ló, claras em neves, entre outros.

Um outro diferencial da batedeira planetária é o fato de vir acompanhada de uma peça chamada alimentador. Esse item se encaixa facilmente na tigela e permite a você acrescentar ingredientes enquanto o equipamento está ligado.

Saiba quais equipamentos adquirir

Formas e assadeiras são importantes para confeitaria. Existem inúmeros modelos e formatos disponíveis no mercado hoje em dia. As metálicas, as de silicone, as de vidro ou de cerâmica são algumas das opções.

Contudo, para usar durante o período do Natal, existem modelos feitos especialmente para você conseguir fazer um doce com formato específico. Isso faz com que o seu produto fique ainda mais especial. Na Chef Center, por exemplo, você encontra formas de panettone, de árvores de natal, estrela e muito mais.

Mesmo com as opções citadas acima, ainda há outros tipos de equipamentos a serem adquiridos, como liquidificador, mixer, prateleiras e até mesmo utensílios para medição. O importante mesmo é saber quais são essenciais para você, pois tudo vai depender do tamanho da sua empresa.

Agora que conhece os equipamentos, quer saber um pouco mais sobre os principais tipos de assadeiras, bicos para confeitar, além de moldes para os doces e muito mais? Continue a leitura!

Conheça os principais tipos de assadeiras

Colocar os alimentos dentro de uma assadeira e levar ao forno parece uma tarefa fácil. Às vezes, no entanto, não levamos em conta qual tabuleiro vamos usar. Mas você sabia que ficar atento ao modelo usado pode fazer muita diferença para o resultado final da sua receita?

De acordo com o material, ela pode influenciar no tempo de cozimento, na consistência e, até mesmo, na uniformidade. Por isso, é essencial saber quais são os principais tipos de assadeiras.

Algumas são de alumínio, antiaderente, de aço inox, de silicone, de vidro e de cerâmica. No entanto, além do tipo, é necessário se atentar a alguns pontos:

  • formato: alimentos como bolos e pudins, por exemplo, precisam de formas delicadas e específicas;
  • tamanho: o ideal permite que o produto seja assado corretamente e evita vazamento;
  • material: pode influenciar na finalização do seu doce.

Veja os acessórios indispensáveis para confeitaria

A confeitaria é uma das partes mais artísticas dentro da gastronomia. E preparar cada receita exige precisão do confeiteiro, além de uma gama infinita de itens para montar a apresentação dos pratos.

Contudo, para tudo funcionar em harmonia, é preciso ter alguns acessórios indispensáveis na cozinha. Eles são essenciais para fazer o seu doce, tais como utensílios de medição, balança de precisão, batedeira, fouet, forno industrial, assadeiras variadas, entre outros.

Confira acessórios que toda cozinha deve ter

Não é legal começar a preparar um doce e precisar untar a assadeira, por exemplo, mas você deve improvisar na hora de passar a margarina ou a farinha para levar ao forno. Sem os itens certos na cozinha, você pode ficar perdido e, às vezes, até deixar de preparar a receita por conta disso.

Porém, situações como essa podem ser evitadas se você tiver instrumentos essenciais  para a sua vida de confeiteiro — e não precisa ser itens tão caros e modernos. Entre os modelos disponíveis no mercado, os principais são os bicos de confeitar, os cortadores, o pulverizador e as placas de textura.

Todos os acessórios — desde o mais simples até o mais complexo — têm uma funcionalidade essencial e, assim, conseguem otimizar o tempo de qualquer chefe de cozinha.

Tenha bicos para confeitar

Confeitar cupcakes, brigadeiros, bolos e sobremesas é uma verdadeira arte — além de ser delicioso! Primeiro, os doces conquistam pelos olhos e, logo em seguida, eles ganham nosso paladar.

Porém os primeiros trabalhos de um confeiteiro podem não ter uma aparência tão bonita. Mas com um pouco mais de prática — e também paciência — os doces recebem uma modelagem correta e ganham uma forma divina.

Para isso ser possível, o mercado oferece diversas ferramentas para auxiliar na decoração. Ao todo, cinco tipos de bicos para confeitar são indispensáveis para sua cozinha e para os seus doces natalinos: são eles pitanga, perlé, serra, babado e pétala e folha.

Entenda como escolher moldes para doces

Já bateu aquela dúvida sobre qual molde de doces usar na hora de fazer bombons, chocolates ou trufas? Sabe se é melhor usar a forma de silicone ou de acetato? Se você tem dúvidas, fique tranquilo, pois é completamente normal.

Na verdade, não existe um molde melhor em comparação a outro. O que há é um modelo com melhor adequação ao seu produto. Por isso, entender qual é o tipo de doce a ser produzido é fundamental para escolher um molde ideal. Para não desperdiçar dinheiro, anote umas dicas:

  • se você está no começo, priorize desenhos clássicos;
  • invista em temas versáteis para serem usados depois. Neste caso, você pode iniciar com anjos e laços, por exemplo.

Reconheça os tipos de formas para doces

As formas são grandes aliadas na hora de finalizar o seu doce. Elas não só dão o formato para o seu produto, como também garantem a beleza no acabamento.

E, atualmente, têm uma infinidade de opções: são diferentes cores, texturas e formas. Há também aquelas personalizadas, uma boa opção para vender doces no Natal. Que tal saber mais sobre como escolher o tipo de forma para doce mais adequada?

Aprenda boas práticas de limpeza

Não dá para citar todas essas dicas sem falar de limpeza, não é mesmo? Principalmente quando se trata de uma cozinha de confeiteiro, não basta somente investir em equipamentos de qualidade, formas ou assadeiras especiais. É necessário também que o estabelecimento esteja limpo e higienizado de forma correta.

Para garantir a qualidade dos alimentos e preservar a higiene do local onde eles são preparados, a legislação brasileira apresenta algumas normas. Essas regras são estabelecidas por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e elas determinam algumas técnicas que incluem desde a preparação do produto até a hora da venda.

Porém os materiais de confeitaria apresentam diversos formatos e a depender do tipo de produto, pode haver algumas dúvidas na hora da limpeza. Por isso, conheça as boas práticas de limpeza para a sua doceria e acerte na higienização dos seus utensílios e do seu local.

Contudo, você pode tomar alguns cuidados simples para sempre manter seu estabelecimento em funcionamento correto. Veja alguns deles:

  • investir em embalagens adequadas;
  • comprar alimentos de fornecedores confiáveis;
  • certificar-se de que o ambiente de preparo dos produtos esteja bem iluminado e ventilado;
  • fazer o descarte corretamente do lixo.

Veja quais tipos de doces fazer para vender no Natal

Seria impossível trazer a lista de todos os doces que dá para comercializar durante as festas natalinas. Até porque, como já dissemos, você pode criar suas receitas exclusivas. No entanto, o Chef Center tem algumas ideias para você se inspirar e colocar em prática. Confira!

Bolos decorados

Uma boa maneira de inovar e sair na frente da concorrência é apostar nos bolos decorados. Além de você ter uma extensa variedade de opções com recheios e sabores, dá para brincar com a sua imaginação e fazer decorações lindas.

Os temas são bastantes diversificados. Eles podem representar o tradicional Papai Noel, trazer os anjos e bonecos de neve como destaque e, até mesmo, decorar com as renas.

Você pode também investir nos desenhos com cobertura de pasta americana ou, se preferir, fazer os bolos de forma mais tradicional, com cobertura caseira e frutas natalinas.

Panetone no pote

Fazer panetone para vender no fim de ano já é uma atividade muito conhecida. Que tal seguir a tendência dos bolos e colocá-lo em potes. É uma ótima ideia para vender como opção de presente. Para deixá-lo ainda mais saboroso e irresistível, você pode colocar em uma embalagem transparente e intercalar as camadas com os sabores da sua escolha.

As opções podem ser de doce de leite, ganache de chocolate preto ou branco. Ou então o sabor que você preferir ou inventar. Só não se esqueça de fazer um potinho decorado com temas natalinos, viu?

Cupcake com cores

Os doces de cupcakes são um sucesso durante o ano inteirinho, no Natal não seria diferente, não é? A base de preparação é a mesma. O segredo fica, portanto, na hora de criar as decorações e dar aquele toque final.

Invista em cores para remeter ao tema natalino, como o verde, o vermelho e o dourado, por exemplo. Se você for fazer doce para um cliente específico, tente trabalhar também com as cores que fazem parte da marca dele — se for necessário, pergunte a ele se quer incluir essa ideia ou deixar somente com a referência do Natal. Você também pode decorar os cupcakes com pins delicados e divertidos.

Biscoitos de gengibre

Nem só de panetone e bolos decorados vive quem ama o natal, não é? Por isso, que tal inovar e investir em biscoitos de gengibre? Essas delícias têm o gosto das festas natalinas. Além de as crianças adorarem, é fácil e divertido de preparar.

Eles podem ser decorados como quiser, basta usar pasta americana. Então, vamos juntar a fome com a vontade de comer e preparar um biscoito delicioso para presentear?

Brigadeiro Gourmet

Tu amas. Eles amam. Nós amamos. Quem não gosta de brigadeiro que atire a primeira pedra! Esse doce é tão bom, mas tão bom, que deve fazer parte das guloseimas no fim do ano.

Por se tratar de um doce típico, você precisa pensar em duas características antes de começar a prepará-los: ingredientes que remetem à festa natalina e decorações para chamar a atenção. Para isso, use confetes coloridos, formas personalizadas e açúcar cristal de diversas cores. Pode testar também outros sabores além do brigadeiro tradicional. O que não faltam são opções deliciosas para você fazer e vender.

Saiba como divulgar os doces para venda

Agora você sabe como investir em equipamentos, quais acessórios comprar e como usar as nossas dicas de receitas para o Natal, não é mesmo? No entanto, ainda tem dúvidas de como divulgar os seus doces e começar a vender. Tudo bem. Saiba que isso é completamente normal.

Infelizmente, ter uma boa receita de doce e vontade de vender não basta. É preciso ter uma informação em mente: o sucesso de vendas dependerá de uma boa divulgação — que, neste caso, serve tanto para vender seus produtos como para se destacar da concorrência.

Mas você deve se perguntar como fazer essa divulgação sem a necessidade de uma equipe de comunicação por trás do seu negócio, correto? Será preciso gastar dinheiro? E se for necessário, qual será o retorno financeiro? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você!

Aposte no boca a boca

Esse tipo de divulgação pode parecer ultrapassada para um mundo que vive conectado, mas quando um conhecido diz para o outro sobre um bolo delicioso de tal pessoa, é simples: você vai ganhar mais um cliente.

Portanto, não despreze a indicação. Ela tem um potencial incrível para converter em vendas. Por isso, não tenha medo de pedir aos seus clientes que recomendem os doces para os colegas do trabalho e familiares.

Para ficar ainda mais atrativo, você pode escolher dar descontos por indicações ou fazer alguma promoção. Além de criar um sistema de fidelidade para quem indicar o seu produto.

Não se esqueça das redes sociais

Apesar de a divulgação boca a boca ser muito importante, ela não alcança tantas pessoas como a internet. Com uma presença ativa nas redes, o alcance do seu estabelecimento passa de restrito do seu bairro para toda a cidade ou, até mesmo, cidades próximas, dependendo da sua estratégia de trabalho.

Você pode investir inicialmente no Facebook e Instagram e se dedicar em postagens interativas para chamar a atenção do seu público. Faça fotografias legais dos seus produtos de forma a valorizá-los por meio dos posts.

Além das postagens orgânicas, você pode reverter uma parte do seu dinheiro para usar em publicações patrocinadas. Isso pode ajudar você a ter um alcance um pouco maior. Outra dica também é incentivar a interação do seu público por meio de perguntas e posts que sugerem o compartilhamento. Anote essa dica: só crie contas nas redes sociais as quais você vai conseguir gerenciar.

Ainda tem dúvidas se vale o investimento nas redes sociais? Se você pensa nisso, dê início nesse trabalho e, ao começar a usar essas plataformas, faça o monitoramento dos seus resultados. Ou seja, anote quem é o seu público e em qual desses canais ele atua mais para melhorar sempre.

Além dessas dicas, você pode testar uma funcionalidade para ajudar nas vendas dos seus doces. Caso não tenha um motoboy para realizar as entregas, por exemplo, pode optar pelos aplicativos, como iFood ou UberEats. Esses serviços realizam entregas por meio do pedido feito pela internet e são facilitadores para que clientes de outras cidades encontrem os seus produtos.

Esteja presente em eventos

Participar de eventos e fazer networking é uma estratégia importante para vender doces. Além de conhecer novas pessoas, você vai construir uma rede de contatos que atuam no mesmo ramo, e, com isso, poderá trocar experiências. Esses eventos podem ser cursos, feiras e, até mesmo, festivais de comidas.

Caso não tenha condições de ser um expositor, vá assim mesmo como visitante. Apresente-se aos expositores presentes no local, troque contatos e converse com essas pessoas. Peça dicas, conselhos, fale sobre o mercado de confeitaria e novas ideias.

Com todas essas dicas, fica impossível não vender os seus doces, não é mesmo? Você pode perceber como o consumidor atribui valor ao produto a partir da maneira como ele é apresentado para venda. Com as guloseimas do Natal não é diferente. Portanto, pense nisso!

Neste post você aprendeu qual equipamento de confeitaria investir para os doces de Natal. Listamos também quais tipos de pratos podem ser vendidos e como divulgá-los de maneira eficiente. Agora, certamente ficou mais fácil de entender, não é verdade? Não hesite em colocar nossas dicas em prática para aperfeiçoar ainda mais as vendas do seu estabelecimento neste fim de ano.

Gostou do nosso conteúdo? Na Chef Center você encontra tudo o que listamos e muito mais. Venha conhecer os nossos produtos!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: