Dicas

Moldes para doces: quais existem, por que usá-los, como escolher

novembro 21, 2018
Tempo de leitura 6

Há diferentes tipos de moldes para doces em termos de tamanho, material e forma. Pra quem nunca utilizou um molde, é fácil ficar perdido com tanta variedade. Mesmo quem já o utilizou tem dúvidas de quais os melhores modelos e quais as vantagens e desvantagens para cada um deles.

Os moldes têm como função melhorar a decoração e dar forma aos doces. Por isso é preciso ter em mente se os doces são para uma festa, para um aniversário ou evento especial. Isso colabora tanto na escolha do formato como do tipo de molde que deverá ser usado. Saber quantos e o quanto esses moldes serão usados determina qual o material mais adequado, se acetato, silicone ou policarbonato.

Alguns estilos de confeitaria são extremamente difíceis de produzir, como arabescos e diamantes. Por essa razão, eles precisam do molde como um auxiliar na decoração. Mesmo quem não é um mestre em decoração é capaz de produzir doces com diferentes técnicas, como glacê real, chocolate e pasta americana.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos explicar a seguir quais os moldes existentes no mercado, como escolher cada um e qual o motivo ideal para cada escolha. Venha conferir!

Por que usar moldes?

Modelar à mão ou a bico de confeitar exige técnica e preparo para manuseio. Por isso, há vários cursos voltados para esses tipos de decoração. Porém, algumas técnicas de decoração com vários detalhes complexos podem ser feitas com moldes. Qualquer um com um pouco de conhecimento e preparo pode se valer de moldes para decorar.

Os moldes são uma ótima opção pra quem quer sair do óbvio e podem ser utilizados em tipos variados de doces. Os moldes de chocolate, bolos e cupcakes são os mais populares. Atualmente, existem modelos variados para cada um deles, de materiais de diferentes tipos e qualidade. Não há modelo ou material melhor, mas sim o mais adequado para cada evento.

Cada um desses moldes se adapta melhor para cada situação e também para o perfil de quem irá utilizá-los. Alguns tipos são mais voltados para amadores ou pra quem não quer investir muito no momento. Outros já possuem um perfil mais profissional e também detalhista.

Quais os modelos existentes?

Há modelos para todos os gostos e propósitos atualmente. Alguns podem ser mais recomendados para amadores enquanto outros são recomendados para profissionais. Vamos explicar os principais tipos que, são os moldes de silicone, acetato e policarbonato.

Silicone

silicone é um dos materiais mais populares para moldes. Ele é utilizado para todo tipo de doce, seja para chocolate, bolo, cupcake e também para tapetes de renda ou antiaderentes. Esses moldes podem ser utilizados tanto por amadores como profissionais. São maleáveis e descomplicados de cuidar ou limpar. Tomando alguns cuidados básicos, a durabilidade será de anos.

Só fique atento ao despejar o chocolate ou massa nesses moldes, pois eles são moles e podem dobrar ou cair na hora do manuseio. Em termos de durabilidade, o silicone é muito mais resistente e duradouro que o acetato. Se você já tem alguma prática em decoração, essa é uma ótima opção.

Os moldes de silicone costumam custar mais que modelos mais simples e frágeis, só que suas qualidades compensam o valor. Quer sair do básico sem gastar muito? Então essa é a escolha certa.

Acetato

Entre os moldes para doces, o acetato é possivelmente o mais popular de todos e também o mais barato. Esse material é um plástico com ótima flexibilidade e torção na forma. Isso facilita na hora de fazer bombons, já que basta pressionar a forma para desenformar. Apesar de ser utilizado como molde para diferentes doces, sua funcionalidade costuma ser focada em formas para chocolate.

Se você for iniciante na produção de doces, especialmente de chocolates, essa é uma ótima alternativa. Esses moldes são de baixo custo se comparados com outros tipos e também são fáceis de utilizar. Porém, apesar desses moldes não serem descartáveis, eles são menos resistentes que os de silicone, por exemplo.

Caso você seja profissional e precise de algo mais duradouro, é possível que essa não seja a melhor opção para você. Vale lembrar que o acetato e o PVC são o mesmo material e caso encontre formas que utilizem esses nomes, saiba que são do mesmo tipo.

Policarbonato

Os moldes de policarbonato são de longe os mais sofisticados e duradouros. São altamente resistentes e também ótimos pra quem quer produzir doces finos ou quer um padrão perfeito. Essas são as formas mais utilizadas por profissionais, seja pela precisão na hora de desenformar ou pela resistência, já que duram muitos anos.

A utilização desse tipo de molde é a mesma da de acetato e da de silicone, com o adicional de que não necessita de tantos cuidados na hora de despejar o chocolate ou massa, já que a forma é rígida. Se você procura uma forma mais resistente e que traga acabamento profissional para suas criações, essa é a opção certeira.

A desvantagem, nesse caso, é o alto valor se comparado com as demais formas, além de ser menos comum no mercado.

Qual o ideal para mim?

Isso depende exclusivamente do seu propósito e também de qual a utilização desses moldes. Se você deseja as seguintes características:

  • mais acessível se comparado com os demais moldes;
  • diversidade;
  • facilidade para comprar;
  • manuseio simples;
  • ideal pra quem quer utilizar pouco.

Então, as melhores opções seriam os moldes de acetato e silicone. Com o diferencial que o molde de silicone é mais resistente que o de acetato e com os devidos cuidados pode durar anos.

Agora, se você procura algo mais profissional e com as seguintes características:

  • altamente resistente, mas com preço mais elevado que outros moldes;
  • acabamento perfeito;
  • manuseio um pouco mais complicado que os demais moldes.

Nesse caso, a opção ideal é o policarbonato. Ele é mais caro que as formas em geral, porém, traz acabamento profissional e também qualidade na finalização de doces.

Enfim, todos os modelos de moldes para doces são excelentes opções, dependendo da situação e do intuito. É possível fazer doces e chocolates de qualidade com qualquer um deles, somente a indicação que varia de acordo com cada caso.

Agora que você conhece a diferença de cada um desses moldes, que tal saber mais sobre nossos produtos? Temos diversas opções disponíveis. Venha saber mais no nosso site!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: