Curiosidades

Como fazer pasta americana? 6 itens que você precisa ter para arrasar!

dezembro 17, 2018

Todo mundo que atua com confeitaria precisa aprender como fazer pasta americana em algum momento, seja para atender a uma demanda dos clientes, oferecer novos produtos ou mesmo se capacitar ainda mais. Se esse é o seu caso, você precisa ficar atento aos utensílios e cuidados necessários para entregar um bolo saboroso e impecável.

A pasta americana é um curinga no dia a dia de qualquer confeiteiro. Afinal, além de ser a base para qualquer bolo decorado, ela também se torna uma grande aliada dos confeiteiros que desejam oferecer trabalhos personalizados de forma prática e eficiente.

Neste post, vamos apresentar alguns cuidados que devem ser tomados ao fazer pasta americana e listar os utensílios que você não pode deixar de adquirir para realizar esse tipo de trabalho de confeitaria. Boa leitura!

Cuidados iniciais com a pasta americana

Se você chegou a este post é porque deseja se aperfeiçoar na técnica da confeitaria e entregar um produto que encante os clientes, certo? Então, você também vai gostar de conhecer alguns detalhes importantes de como fazer a pasta americana.

De início, é muito importante lembrar que, ao se trabalhar com pasta americana, o profissional precisa contar com uma massa de bolo firme e bem estruturada. Assim, você consegue cobrir o bolo com a pasta sem correr nenhum risco de ele desmoronar.

Lembre-se: um bolo bem molhadinho e super recheado é sem dúvidas muito saboroso, mas avalie bem se ele pode suportar o peso da decoração e de outros andares de massa sem desmoronar.

Além de uma boa receita de bolo, você também precisa aprender como fazer pasta americana da maneira correta. Isso porque vários detalhes precisam ser levados em consideração, como ingredientes, tipos de corantes e cuidados necessários para guardar a cobertura e depois reutilizá-la.

Levando essas dicas em consideração, ficará muito mais fácil apresentar à clientela um bolo lindo e saboroso!

Utensílios indispensáveis para se trabalhar com pasta americana

Agora que você já sabe mais detalhes de como preparar pasta americana, vamos aos utensílios indispensáveis para se chegar a um resultado realmente profissional!

1. Rolo e alisador

Podendo ser encontrados em vários tamanhos e espessuras, os rolos de abrir massas são fundamentais para que o confeiteiro consiga abrir a pasta americana de um jeito prático e rápido.

Além disso, ao contar com um bom utensílio, o profissional consegue chegar a um resultado muito superior de acabamento e deixar a pasta na espessura desejada. Atualmente, o rolo de abrir massas fabricado em plástico resistente é mais utilizado que os antigos rolos de madeira, pela facilidade de higienização.

Já o alisador é indispensável no momento de fixar a pasta americana no bolo. É ele que faz o nivelamento final no produto, retirando qualquer irregularidade e imperfeição.

2. Cortadores e faca

Além de um bolo estruturado e muito saboroso, todo cliente espera encontrar muito capricho e detalhes na decoração. Para conseguir isso, você não pode deixar de investir em bons marcadores e cortadores de pasta americana.

Os cortadores são curingas na hora de incrementar os bolos com detalhes mais que especiais. Se a sua ideia é fazer muito sucesso com a criançada, aposte em cortadores com formato de personagens do momento, super-heróis e flores diversas. Mas também não deixe de investir nos modelos básicos, como aros e quadrados de vários e tamanhos.

Os fatiadores também são de muita ajuda para fazer tiras de pasta americana com perfeição. Inclusive, você consegue encontrar esse utensílio com a função regulável, para que seja possível cortar faixas da massa em diferentes espessuras.

Uma faca bem afiada também é de grande ajuda no dia a dia da confeitaria. Ela é fundamental para fazer um bom corte das aparas da massa, o que resulta em um acabamento de maior qualidade.

3. Marcadores

Esse é outro utensílio importante para se chegar a uma linda decoração com pasta americana, sem contar que as marcações em bolo estão super em alta!

O capitonê (ou matelassê), por exemplo, é uma padronagem muito utilizada em bolos decorados, mas você também pode apostar em outros formatos de marcador. Basta usar a criatividade e carimbar a pasta com padrões de flores e outros símbolos. O resultado fica incrível e você consegue entregar o produto de forma mais rápida e eficiente.

Essa também é uma excelente alternativa para os confeiteiros iniciantes, que ainda não se sentem muito seguros para fazer modelagens mais elaboradas com pasta americana.

4. Tapete de silicone

Essa é mais uma ferramenta que garante praticidade e um resultado muito profissional ao trabalho do confeiteiro de bolos.

Atualmente, são inúmeros formatos e tamanhos de moldes de silicone para pasta americana e os resultados são delicados adereços, rendas e flores capazes de deixar o seu produto muito mais delicado e personalizado.

5. Boleadores

Ainda sobre como conseguir uma decoração impecável com pasta americana, não podemos deixar de mencionar os boleadores. Afinal, em se tratando de realizar pequenas modelagens e acabamentos precisos, esse utensílio é fundamental.

Para obter um resultado ainda melhor, invista em boleadores de metal. Ainda que o investimento pareça mais alto a princípio, você vai se surpreender com o resultado obtido e a durabilidade da peça.

6. C.M.C.

O espessante e desumidificante C.M.C. é muito utilizado em diversos ramos da culinária e na confeitaria não é diferente.

Como tem propriedade secante, o C.M.C. em pó pode ser adicionado à pasta americana produzida em localidades muito úmidas ou litorâneas. Isso retira o excesso de umidade da receita e torna a pasta muito mais fácil de ser manipulada.

Além disso, também é possível usar o C.M.C. com a função de cola, misturando o pó em um pouco de água. Isso auxilia no processo de colagem das peças de decoração do bolo.

Agora que você já sabe como fazer pasta americana, é hora de montar o seu kit básico e trabalhar bastante para dominar todas as técnicas. Mas, na hora de adquirir as suas ferramentas, não deixe de contar com um fornecedor de confiança e com produtos de qualidade. Assim, o seu investimento vale muito mais a pena!

Você já conhece a Chef Center? Estamos preparados para atender a todos os chefs e confeiteiros com produtos de alta qualidade e excelente preço. Entre em contato conosco agora mesmo!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: